A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Natália Nóbrega de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691
Resumo: O tema do artigo são teorias sobre o desenvolvimento político dos países pobres produzidas nos EstadosUnidos que baseiam suas práticas científicas (a investigação, a classificação e a seleção de temas) em umadeterminada representação do que definiria esses países. O artigo possui como questão de fundo a compreensãoda passagem de uma representação desenvolvimentista e econômica para uma visão mais centradana estabilidade e na ordem durante a década de 1960. Para tanto, debruça-se, primeiramente, sobre a sérieStudies in Political Development, do Committe on Comparative Politics. Com esse objeto é possível abarcarde forma privilegiada as transformações pela qual a teoria clássica teve que passar para abarcar o novotema da instabilidade. Por fim, a análise das obras clássicas de Huntington indica quais são as característicasda nova representação que emerge. Dois aspectos-chave são investigados: (i) a representação dospaíses pobres e a relação que se estabelece entre a teoria do desenvolvimento político, a teoria do desenvolvimentoeconômico e a teoria da modernização; (ii) o significado de desenvolvimento político. A análisedas obras indica que, por meio da inserção do tema da instabilidade, a teoria do desenvolvimento políticose consolida como campo de estudos relevante e autônomo, uma vez que tal tema permitiu conceituar o seuobjeto – desenvolvimento político – e argumentar que ele não poderia ser inteiramente reduzido à modernizaçãosocial ou econômica.
id UFPR-10_5453e771f5add3b44c7147306f2ad607
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31691
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADECiência Políticarepresentação; teoria do desenvolvimento; Estados Unidos; estabilidade; década de 1960O tema do artigo são teorias sobre o desenvolvimento político dos países pobres produzidas nos EstadosUnidos que baseiam suas práticas científicas (a investigação, a classificação e a seleção de temas) em umadeterminada representação do que definiria esses países. O artigo possui como questão de fundo a compreensãoda passagem de uma representação desenvolvimentista e econômica para uma visão mais centradana estabilidade e na ordem durante a década de 1960. Para tanto, debruça-se, primeiramente, sobre a sérieStudies in Political Development, do Committe on Comparative Politics. Com esse objeto é possível abarcarde forma privilegiada as transformações pela qual a teoria clássica teve que passar para abarcar o novotema da instabilidade. Por fim, a análise das obras clássicas de Huntington indica quais são as característicasda nova representação que emerge. Dois aspectos-chave são investigados: (i) a representação dospaíses pobres e a relação que se estabelece entre a teoria do desenvolvimento político, a teoria do desenvolvimentoeconômico e a teoria da modernização; (ii) o significado de desenvolvimento político. A análisedas obras indica que, por meio da inserção do tema da instabilidade, a teoria do desenvolvimento políticose consolida como campo de estudos relevante e autônomo, uma vez que tal tema permitiu conceituar o seuobjeto – desenvolvimento político – e argumentar que ele não poderia ser inteiramente reduzido à modernizaçãosocial ou econômica.UFPRMello, Natália Nóbrega de2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691/20210info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T20:12:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/31691Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T20:12:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
title A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
spellingShingle A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
Mello, Natália Nóbrega de
Ciência Política
representação; teoria do desenvolvimento; Estados Unidos; estabilidade; década de 1960
title_short A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
title_full A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
title_fullStr A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
title_full_unstemmed A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
title_sort A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A QUESTÃO DA ORDEM E DA ESTABILIDADE
author Mello, Natália Nóbrega de
author_facet Mello, Natália Nóbrega de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Natália Nóbrega de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
representação; teoria do desenvolvimento; Estados Unidos; estabilidade; década de 1960
topic Ciência Política
representação; teoria do desenvolvimento; Estados Unidos; estabilidade; década de 1960
description O tema do artigo são teorias sobre o desenvolvimento político dos países pobres produzidas nos EstadosUnidos que baseiam suas práticas científicas (a investigação, a classificação e a seleção de temas) em umadeterminada representação do que definiria esses países. O artigo possui como questão de fundo a compreensãoda passagem de uma representação desenvolvimentista e econômica para uma visão mais centradana estabilidade e na ordem durante a década de 1960. Para tanto, debruça-se, primeiramente, sobre a sérieStudies in Political Development, do Committe on Comparative Politics. Com esse objeto é possível abarcarde forma privilegiada as transformações pela qual a teoria clássica teve que passar para abarcar o novotema da instabilidade. Por fim, a análise das obras clássicas de Huntington indica quais são as característicasda nova representação que emerge. Dois aspectos-chave são investigados: (i) a representação dospaíses pobres e a relação que se estabelece entre a teoria do desenvolvimento político, a teoria do desenvolvimentoeconômico e a teoria da modernização; (ii) o significado de desenvolvimento político. A análisedas obras indica que, por meio da inserção do tema da instabilidade, a teoria do desenvolvimento políticose consolida como campo de estudos relevante e autônomo, uma vez que tal tema permitiu conceituar o seuobjeto – desenvolvimento político – e argumentar que ele não poderia ser inteiramente reduzido à modernizaçãosocial ou econômica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31691/20210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025559429120