RECRUTAMENTO POLÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norris, Pippa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455
Resumo: O objetivo principal deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre recrutamento político e ofereceralguns critérios empíricos para análise. A partir de uma perspectiva integrada, nos estabelecemos um modelo deanálise que trabalha com a estrutural social e as instituições políticas. O modelo de oferta e demanda foi mobilizadopara relacionar os inputs do background social e as possíveis consequências nas instituições. Os dados apresentadosprovém de uma diversidade de fontes e privilegiaram os processos de inclusão de mulheres em diferentes tipos dedemocracias e sociedades. Os resultados mostram que somente através da interação da estrutural social com asdemandas institucionais é possível conhecer o resultado final da representatividade e os filtros do recrutamentopolítico. Além disso, os dados nos permitiram desvendar um incremento da participação das bases sociais do partidono processo de nominação de candidatos. Concluímos que o processo de seleção de candidatos é uma das maistécnicas e privadas funções dos partidos políticos. O aumento da oferta e o estreitamento da demanda tem promovidouma série de consequências para a democracia representativa, como a inserção de mulheres ao mesmo tempo em quese profissionalizam os partidos políticos.
id UFPR-10_69033235e5d21061d791a29fcddb4803
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34455
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling RECRUTAMENTO POLÍTICOCiência Políticapartidos políticos; elites políticas; seleção de elites; patronagem; ações afirmativasO objetivo principal deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre recrutamento político e ofereceralguns critérios empíricos para análise. A partir de uma perspectiva integrada, nos estabelecemos um modelo deanálise que trabalha com a estrutural social e as instituições políticas. O modelo de oferta e demanda foi mobilizadopara relacionar os inputs do background social e as possíveis consequências nas instituições. Os dados apresentadosprovém de uma diversidade de fontes e privilegiaram os processos de inclusão de mulheres em diferentes tipos dedemocracias e sociedades. Os resultados mostram que somente através da interação da estrutural social com asdemandas institucionais é possível conhecer o resultado final da representatividade e os filtros do recrutamentopolítico. Além disso, os dados nos permitiram desvendar um incremento da participação das bases sociais do partidono processo de nominação de candidatos. Concluímos que o processo de seleção de candidatos é uma das maistécnicas e privadas funções dos partidos políticos. O aumento da oferta e o estreitamento da demanda tem promovidouma série de consequências para a democracia representativa, como a inserção de mulheres ao mesmo tempo em quese profissionalizam os partidos políticos.UFPRNorris, Pippa2013-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455Revista de Sociologia e Política; v. 21, n. 46 (2013): junho1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455/21366info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-14T13:19:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/34455Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2016-07-14T13:19:59Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv RECRUTAMENTO POLÍTICO
title RECRUTAMENTO POLÍTICO
spellingShingle RECRUTAMENTO POLÍTICO
Norris, Pippa
Ciência Política
partidos políticos; elites políticas; seleção de elites; patronagem; ações afirmativas
title_short RECRUTAMENTO POLÍTICO
title_full RECRUTAMENTO POLÍTICO
title_fullStr RECRUTAMENTO POLÍTICO
title_full_unstemmed RECRUTAMENTO POLÍTICO
title_sort RECRUTAMENTO POLÍTICO
author Norris, Pippa
author_facet Norris, Pippa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Norris, Pippa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
partidos políticos; elites políticas; seleção de elites; patronagem; ações afirmativas
topic Ciência Política
partidos políticos; elites políticas; seleção de elites; patronagem; ações afirmativas
description O objetivo principal deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre recrutamento político e ofereceralguns critérios empíricos para análise. A partir de uma perspectiva integrada, nos estabelecemos um modelo deanálise que trabalha com a estrutural social e as instituições políticas. O modelo de oferta e demanda foi mobilizadopara relacionar os inputs do background social e as possíveis consequências nas instituições. Os dados apresentadosprovém de uma diversidade de fontes e privilegiaram os processos de inclusão de mulheres em diferentes tipos dedemocracias e sociedades. Os resultados mostram que somente através da interação da estrutural social com asdemandas institucionais é possível conhecer o resultado final da representatividade e os filtros do recrutamentopolítico. Além disso, os dados nos permitiram desvendar um incremento da participação das bases sociais do partidono processo de nominação de candidatos. Concluímos que o processo de seleção de candidatos é uma das maistécnicas e privadas funções dos partidos políticos. O aumento da oferta e o estreitamento da demanda tem promovidouma série de consequências para a democracia representativa, como a inserção de mulheres ao mesmo tempo em quese profissionalizam os partidos políticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34455/21366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 21, n. 46 (2013): junho
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761023703449600