MONARQUIA E CAPITALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Décio
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392
Resumo: O objetivo do artigo é responder a seguinte questão: a Monarquia, como instituição, choca-se com as características centrais do Estado capitalista, ou logra acomodar-se à sua estrutura? Nesse caso, qual ê a sua função política? O primeiro passo é a conceituação de "Monarquia" e de ''República" como modos alternativos de investidura do chefe de Estado, possíveis em tipos históricos diversos de Estado (escravista, feudal, capitalista) e em formas diversas de Estado (democrático, ditatorial). Genericamente, a Monarquia suscita nas massas a emergência da consciência de súdito (sentimento de fidelidade pessoal ao chefe de Estado). No Estado capitalista, em particular, a presença da Monarquia ou determina a articulação da consciência de súdito com a consciência de cidadania (caso em que pode ser bloqueado o desenvolvimento de uma consciência de cidadania propriamente política); ou então frustra a emergência até mesmo de uma consciência de cidadania civil em setores sociais determinados (campesinato). Em qualquer um desses casos, a Monarquia reforça a ação estatal bloqueadora do desenvolvimento ideológico e político das classes populares; e contribui, ao simbolizar a continuidade do aparelho de Estado (capitalista), para a diminuição do impacto das crises políticas.
id UFPR-10_6c249c395255e9573f54a8afde4c2bcc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39392
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling MONARQUIA E CAPITALISMOO objetivo do artigo é responder a seguinte questão: a Monarquia, como instituição, choca-se com as características centrais do Estado capitalista, ou logra acomodar-se à sua estrutura? Nesse caso, qual ê a sua função política? O primeiro passo é a conceituação de "Monarquia" e de ''República" como modos alternativos de investidura do chefe de Estado, possíveis em tipos históricos diversos de Estado (escravista, feudal, capitalista) e em formas diversas de Estado (democrático, ditatorial). Genericamente, a Monarquia suscita nas massas a emergência da consciência de súdito (sentimento de fidelidade pessoal ao chefe de Estado). No Estado capitalista, em particular, a presença da Monarquia ou determina a articulação da consciência de súdito com a consciência de cidadania (caso em que pode ser bloqueado o desenvolvimento de uma consciência de cidadania propriamente política); ou então frustra a emergência até mesmo de uma consciência de cidadania civil em setores sociais determinados (campesinato). Em qualquer um desses casos, a Monarquia reforça a ação estatal bloqueadora do desenvolvimento ideológico e político das classes populares; e contribui, ao simbolizar a continuidade do aparelho de Estado (capitalista), para a diminuição do impacto das crises políticas.UFPRSaes, Décio1993-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392Revista de Sociologia e Política; n. 01 (1993); 43-501678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392/24208info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-09T15:42:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/39392Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2015-01-09T15:42:30Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MONARQUIA E CAPITALISMO
title MONARQUIA E CAPITALISMO
spellingShingle MONARQUIA E CAPITALISMO
Saes, Décio
title_short MONARQUIA E CAPITALISMO
title_full MONARQUIA E CAPITALISMO
title_fullStr MONARQUIA E CAPITALISMO
title_full_unstemmed MONARQUIA E CAPITALISMO
title_sort MONARQUIA E CAPITALISMO
author Saes, Décio
author_facet Saes, Décio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Saes, Décio
description O objetivo do artigo é responder a seguinte questão: a Monarquia, como instituição, choca-se com as características centrais do Estado capitalista, ou logra acomodar-se à sua estrutura? Nesse caso, qual ê a sua função política? O primeiro passo é a conceituação de "Monarquia" e de ''República" como modos alternativos de investidura do chefe de Estado, possíveis em tipos históricos diversos de Estado (escravista, feudal, capitalista) e em formas diversas de Estado (democrático, ditatorial). Genericamente, a Monarquia suscita nas massas a emergência da consciência de súdito (sentimento de fidelidade pessoal ao chefe de Estado). No Estado capitalista, em particular, a presença da Monarquia ou determina a articulação da consciência de súdito com a consciência de cidadania (caso em que pode ser bloqueado o desenvolvimento de uma consciência de cidadania propriamente política); ou então frustra a emergência até mesmo de uma consciência de cidadania civil em setores sociais determinados (campesinato). Em qualquer um desses casos, a Monarquia reforça a ação estatal bloqueadora do desenvolvimento ideológico e político das classes populares; e contribui, ao simbolizar a continuidade do aparelho de Estado (capitalista), para a diminuição do impacto das crises políticas.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39392/24208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; n. 01 (1993); 43-50
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761022354980864