The Social Worlds of the Firm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osty, Florence
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Uhalde, Marc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/15935
Resumo: Ao contrário do modo comum que a sociologia trata as empresas, tratamos a empresa, neste artigo, como umuniverso social que, além de constituir um universo de relações de força, também é um espaço de socializaçãoirredutível à sua dimensão propriamente agonística. Destarte, tratando a empresa como um universo derelações sociais – o que chamamos de “mundo social” –, apresentamos uma tipologia geral que pretendedescrever os modos gerais de funcionamento das empresas. Para construir essa tipologia, mobilizamosgrande parte das pesquisas e dos dados coletados ao longo de mais de 10 anos de pesquisas em nossocentro. Assim, construímos cada tipo analisando a lógica interna das empresas analisadas, e as diferenciamos.A partir de então, comparamos os vários tipos e ressaltamos suas especificidades. Apresentamos tambémuma análise das transformações específicas que passam alguns modelos de empresa, e buscamos ressaltarsuas causas conjunturais e internas. Concluímos apresentando considerações acerca da possibilidade daaplicação prática da tipologia aqui proposta para a gestão efetiva das empresas.
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spelling The Social Worlds of the FirmLes Mondes Sociaux de L´entrepriseOs Mundos Sociais da EmpresaSociology of the Firm; power relations; spaces of socialization; social systems of production; Sociologie de l’Entreprise ; relations de pouvoir ; espace de socialisation; systèmes sociaux de production; tipologia de empresas; gestão empresarialAo contrário do modo comum que a sociologia trata as empresas, tratamos a empresa, neste artigo, como umuniverso social que, além de constituir um universo de relações de força, também é um espaço de socializaçãoirredutível à sua dimensão propriamente agonística. Destarte, tratando a empresa como um universo derelações sociais – o que chamamos de “mundo social” –, apresentamos uma tipologia geral que pretendedescrever os modos gerais de funcionamento das empresas. Para construir essa tipologia, mobilizamosgrande parte das pesquisas e dos dados coletados ao longo de mais de 10 anos de pesquisas em nossocentro. Assim, construímos cada tipo analisando a lógica interna das empresas analisadas, e as diferenciamos.A partir de então, comparamos os vários tipos e ressaltamos suas especificidades. Apresentamos tambémuma análise das transformações específicas que passam alguns modelos de empresa, e buscamos ressaltarsuas causas conjunturais e internas. Concluímos apresentando considerações acerca da possibilidade daaplicação prática da tipologia aqui proposta para a gestão efetiva das empresas.L’entreprise est comme un objet hibride au carrefour de plusieurs disciplines comme les sciences dela gestion, l’économie, la sociologie, la psychologie et autres. Bien que l’entreprise soit aussi l’objetde plusieurs recherches, on n’a pas encore de connaissance solide concernant ses moyens derégulation. La découverte que l’entreprise n’est pas qu’une organisation construite à travers derelations de pouvoir entre des acteurs, mais qu’elle peut être considérée comme un espace desocialisation, c’est ce qui a permis d’introduire les repères de la régulation culturelle, dans la perspectived’un contexte productif à la tessiture socio-historique et les exigences de ce qui l’entoure. L’autonomiede l’entreprise existe dans sa trajectoire de développement particulière, jamais réduite à sa structureformelle ou aux conditions du marché. La Sociologie de l’Entreprise favorise la connaissance dessystèmes sociaux de production à partir de l’analyse des niveaux intermédiaires de régulation, àsavoir les établissements de production. Cet article propose une typologie générale des modes defonctionnement social de l’entreprise, en associant les dimensions sociales et administratives dessociétés, les stratégies de développement, les politiques de l’organisation et de ressources humaineset les systèmes de coopération entre acteurs et cultures profissionnelles.The firm is a hybrid object set at the crossroads of several disciplines such as Management Sciences,Economics, Sociology and Psychology. Although the firm has also become the object of a considerableamount of research, we are still lacking a solid base of knowledge on its regulation modes. Thediscovery that the firm is not reducible to the notion of an organization founded on power relationsamong actors but can be considered a space of socialization has enabled us to introduce frameworksof cultural regulation. Our analytical perspective views its productive context as emerging from asocio-historical fabric as well as the contingencies of external milieu. The autonomy of the firm canbe understood from the perspective of the singularity of its developmental trajectory, never reducibleto its formal structure or market contingencies. The Sociology of the Firm furthers our knowledge ofsocial systems of production through an analysis of middle levels of regulation, that is, productionestablishments. This article proposes a general typology of the social modes of firm functioning,combining the social and administrative dimensions of organizations, development strategies, humanresource and organizational politics as well as systems for cooperation between actors and culturalprofessionals.UFPR2008-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/15935Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/15935/10522Osty, FlorenceUhalde, Marcinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-19T14:51:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/15935Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-19T14:51:07Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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