CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ednaldo Aparecido
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693
Resumo: Recentes pesquisas sobre o tema da confiança política têm apontado um quadro de significativo descréditodos cidadãos em relação às principais instituições das democracias ocidentais. Entre as diferentes explicaçõeslevantadas para esse grave fenômeno, tem recebido destaque a tese que o associa a um processo demudança cultural que estaria conduzindo ao estabelecimento de uma cidadania crítica e, conseqüentemente,a um novo padrão nas relações entre os indivíduos e o sistema político. Ainda que satisfatoriamentetestada em democracias de longa tradição e relativamente consolidadas, alguns críticos têm apontado afragilidade explicativa dessa hipótese para o caso das jovens democracias, nas quais o fenômeno seriaexplicado pela desilusão dos cidadãos com o funcionamento concreto das instituições que compõem osistema político. Nesse trabalho tratamos dessa polêmica ao testar essas hipóteses no contexto latinoamericano,investigando os determinantes individuais da desconfiança política. Utilizando dados produzidospelo projeto World Values Survey em suas três ondas conduzidas na região, inicialmente analisamos aevolução recente de alguns indicadores e, na seqüência, propomos um modelo que confronta simultaneamentediferentes explicações para o fenômeno em questão.
id UFPR-10_86fce7bf2d8e8de2c3e2e0487d9ab367
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31693
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAISSociologia Políticadesconfiança política; democracia; desilusão; América LatinaRecentes pesquisas sobre o tema da confiança política têm apontado um quadro de significativo descréditodos cidadãos em relação às principais instituições das democracias ocidentais. Entre as diferentes explicaçõeslevantadas para esse grave fenômeno, tem recebido destaque a tese que o associa a um processo demudança cultural que estaria conduzindo ao estabelecimento de uma cidadania crítica e, conseqüentemente,a um novo padrão nas relações entre os indivíduos e o sistema político. Ainda que satisfatoriamentetestada em democracias de longa tradição e relativamente consolidadas, alguns críticos têm apontado afragilidade explicativa dessa hipótese para o caso das jovens democracias, nas quais o fenômeno seriaexplicado pela desilusão dos cidadãos com o funcionamento concreto das instituições que compõem osistema político. Nesse trabalho tratamos dessa polêmica ao testar essas hipóteses no contexto latinoamericano,investigando os determinantes individuais da desconfiança política. Utilizando dados produzidospelo projeto World Values Survey em suas três ondas conduzidas na região, inicialmente analisamos aevolução recente de alguns indicadores e, na seqüência, propomos um modelo que confronta simultaneamentediferentes explicações para o fenômeno em questão.UFPRRibeiro, Ednaldo Aparecido2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693/20212info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T20:12:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/31693Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T20:12:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
title CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
spellingShingle CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
Ribeiro, Ednaldo Aparecido
Sociologia Política
desconfiança política; democracia; desilusão; América Latina
title_short CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
title_full CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
title_fullStr CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
title_full_unstemmed CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
title_sort CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA: EVOLUÇÃO RECENTE E DETERMINANTES INDIVIDUAIS
author Ribeiro, Ednaldo Aparecido
author_facet Ribeiro, Ednaldo Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ednaldo Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Política
desconfiança política; democracia; desilusão; América Latina
topic Sociologia Política
desconfiança política; democracia; desilusão; América Latina
description Recentes pesquisas sobre o tema da confiança política têm apontado um quadro de significativo descréditodos cidadãos em relação às principais instituições das democracias ocidentais. Entre as diferentes explicaçõeslevantadas para esse grave fenômeno, tem recebido destaque a tese que o associa a um processo demudança cultural que estaria conduzindo ao estabelecimento de uma cidadania crítica e, conseqüentemente,a um novo padrão nas relações entre os indivíduos e o sistema político. Ainda que satisfatoriamentetestada em democracias de longa tradição e relativamente consolidadas, alguns críticos têm apontado afragilidade explicativa dessa hipótese para o caso das jovens democracias, nas quais o fenômeno seriaexplicado pela desilusão dos cidadãos com o funcionamento concreto das instituições que compõem osistema político. Nesse trabalho tratamos dessa polêmica ao testar essas hipóteses no contexto latinoamericano,investigando os determinantes individuais da desconfiança política. Utilizando dados produzidospelo projeto World Values Survey em suas três ondas conduzidas na região, inicialmente analisamos aevolução recente de alguns indicadores e, na seqüência, propomos um modelo que confronta simultaneamentediferentes explicações para o fenômeno em questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31693/20212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025659043840