EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia e Política |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197 |
Resumo: | O artigo aborda as transformações no estilo de atuação política do empresariado do setor de aviaçãocomercial no Brasil, analisando o padrão dos períodos anteriores e posteriores às reformas para o mercado.Especialmente a partir dos anos 1960, os empresários constituíram um padrão de atuação de naturezabastante particularista, marcado por uma relação direta com a burocracia estatal responsável pelo controleda atividade (o Departamento de Aviação Civil, ligado ao Ministério da Aeronáutica). Essa aproximaçãopermitiu que os empresários desfrutassem de uma situação de mercado privilegiada, em um modeloregulatório voltado para as estabilidades financeira e operacional das poucas empresas existentes. Com aredemocratização, esse modelo passou a ser crescentemente desafiado. As políticas de combate à inflação,o questionamento do controle exercido pelos militares sobre o setor, o retorno dos trabalhadores à cenapolítica, assim como a chegada ao poder de uma elite tecnocrática disposta a extinguir as conexões entreEstado e agentes econômicos, obrigaram os empresários a redefinir as suas estratégias. Assim, são analisadosdiferentes momentos da atuação empresarial na década de 1990 e nos primeiros anos do novo século,procurando mostrar como o novo ambiente, marcado pela incerteza política e pela crise econômica, abreespaço para posturas menos particularistas, acenando para questões como a competitividade das empresase a maior abertura a fóruns públicos de interlocução, apostando mesmo no diálogo com trabalhadores eoutros atores sociais. |
id |
UFPR-10_87657e6a3f47507a6c87969a6d07ab82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/28197 |
network_acronym_str |
UFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Sociologia e Política |
repository_id_str |
|
spelling |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIALSociologiaempresários; ação política; aviação comercial brasileira; reformas para o mercado.O artigo aborda as transformações no estilo de atuação política do empresariado do setor de aviaçãocomercial no Brasil, analisando o padrão dos períodos anteriores e posteriores às reformas para o mercado.Especialmente a partir dos anos 1960, os empresários constituíram um padrão de atuação de naturezabastante particularista, marcado por uma relação direta com a burocracia estatal responsável pelo controleda atividade (o Departamento de Aviação Civil, ligado ao Ministério da Aeronáutica). Essa aproximaçãopermitiu que os empresários desfrutassem de uma situação de mercado privilegiada, em um modeloregulatório voltado para as estabilidades financeira e operacional das poucas empresas existentes. Com aredemocratização, esse modelo passou a ser crescentemente desafiado. As políticas de combate à inflação,o questionamento do controle exercido pelos militares sobre o setor, o retorno dos trabalhadores à cenapolítica, assim como a chegada ao poder de uma elite tecnocrática disposta a extinguir as conexões entreEstado e agentes econômicos, obrigaram os empresários a redefinir as suas estratégias. Assim, são analisadosdiferentes momentos da atuação empresarial na década de 1990 e nos primeiros anos do novo século,procurando mostrar como o novo ambiente, marcado pela incerteza política e pela crise econômica, abreespaço para posturas menos particularistas, acenando para questões como a competitividade das empresase a maior abertura a fóruns públicos de interlocução, apostando mesmo no diálogo com trabalhadores eoutros atores sociais.UFPRMonteiro, Cristiano Fonseca2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197/18723info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-21T14:37:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/28197Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-21T14:37:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
title |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
spellingShingle |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL Monteiro, Cristiano Fonseca Sociologia empresários; ação política; aviação comercial brasileira; reformas para o mercado. |
title_short |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
title_full |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
title_fullStr |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
title_full_unstemmed |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
title_sort |
EMPRESÁRIOS E AÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS PARA O MERCADO: O CASO DA AVIAÇÃO COMERCIAL |
author |
Monteiro, Cristiano Fonseca |
author_facet |
Monteiro, Cristiano Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cristiano Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia empresários; ação política; aviação comercial brasileira; reformas para o mercado. |
topic |
Sociologia empresários; ação política; aviação comercial brasileira; reformas para o mercado. |
description |
O artigo aborda as transformações no estilo de atuação política do empresariado do setor de aviaçãocomercial no Brasil, analisando o padrão dos períodos anteriores e posteriores às reformas para o mercado.Especialmente a partir dos anos 1960, os empresários constituíram um padrão de atuação de naturezabastante particularista, marcado por uma relação direta com a burocracia estatal responsável pelo controleda atividade (o Departamento de Aviação Civil, ligado ao Ministério da Aeronáutica). Essa aproximaçãopermitiu que os empresários desfrutassem de uma situação de mercado privilegiada, em um modeloregulatório voltado para as estabilidades financeira e operacional das poucas empresas existentes. Com aredemocratização, esse modelo passou a ser crescentemente desafiado. As políticas de combate à inflação,o questionamento do controle exercido pelos militares sobre o setor, o retorno dos trabalhadores à cenapolítica, assim como a chegada ao poder de uma elite tecnocrática disposta a extinguir as conexões entreEstado e agentes econômicos, obrigaram os empresários a redefinir as suas estratégias. Assim, são analisadosdiferentes momentos da atuação empresarial na década de 1990 e nos primeiros anos do novo século,procurando mostrar como o novo ambiente, marcado pela incerteza política e pela crise econômica, abreespaço para posturas menos particularistas, acenando para questões como a competitividade das empresase a maior abertura a fóruns públicos de interlocução, apostando mesmo no diálogo com trabalhadores eoutros atores sociais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197 |
url |
https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28197/18723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008) 1678-9873 0104-4478 reponame:Revista de Sociologia e Política instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista de Sociologia e Política |
collection |
Revista de Sociologia e Política |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editoriarsp@ufpr.br |
_version_ |
1799761025104347136 |