NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sérgio Amadeu da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349
Resumo: O texto propõe a existência de uma divisão básica na relação entre política e Internet: a política “da”Internet e a política “na” Internet. Em seguida, agrega os temas das políticas da internet em três campos dedisputas fundamentais: sobre a infra-estrutura da rede; sobre os formatos, padrões e aplicações; e sobre osconteúdos. Analisa os temas políticos atuais mais relevantes de cada campo conflituoso, articulando doisaspectos: o tecno-social e o jurídico-legislativo. Este artigo trabalha com o conceito de arquitetura depoder, uma extensão da definição de Alexander Galloway sobre o gerenciamento protocolar, e com aperspectiva de Yochai Benkler sobre a existência de uma esfera pública interconectada. Sua conclusãoindica que a liberdade nas redes cibernéticas depende da existência da navegação não-identificada, ouseja, do anonimato. Apontada como uma das principais contendas políticas da Internet, a possibilidade doanonimato é apresentada como um elemento fundamental de resistência frente às amplas possibilidades decontrole da comunicação social. Sendo assim, a garantia da liberdade de produzir conteúdos e de acessálosnas redes cibernéticas – em que os rastros digitais acompanham toda a navegação dos cidadãosinteragentes – exige a defesa da não-identificação.
id UFPR-10_ab6ddf201f20638c666a15573b3c2adc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29349
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADACiência Políticapolítica da Internet; arquiteturas de poder; ciberpolítica; poder nas redes.O texto propõe a existência de uma divisão básica na relação entre política e Internet: a política “da”Internet e a política “na” Internet. Em seguida, agrega os temas das políticas da internet em três campos dedisputas fundamentais: sobre a infra-estrutura da rede; sobre os formatos, padrões e aplicações; e sobre osconteúdos. Analisa os temas políticos atuais mais relevantes de cada campo conflituoso, articulando doisaspectos: o tecno-social e o jurídico-legislativo. Este artigo trabalha com o conceito de arquitetura depoder, uma extensão da definição de Alexander Galloway sobre o gerenciamento protocolar, e com aperspectiva de Yochai Benkler sobre a existência de uma esfera pública interconectada. Sua conclusãoindica que a liberdade nas redes cibernéticas depende da existência da navegação não-identificada, ouseja, do anonimato. Apontada como uma das principais contendas políticas da Internet, a possibilidade doanonimato é apresentada como um elemento fundamental de resistência frente às amplas possibilidades decontrole da comunicação social. Sendo assim, a garantia da liberdade de produzir conteúdos e de acessálosnas redes cibernéticas – em que os rastros digitais acompanham toda a navegação dos cidadãosinteragentes – exige a defesa da não-identificação.UFPRSilveira, Sérgio Amadeu da2009-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349/19112info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T20:54:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/29349Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-10-01T20:54:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
title NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
spellingShingle NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
Silveira, Sérgio Amadeu da
Ciência Política
política da Internet; arquiteturas de poder; ciberpolítica; poder nas redes.
title_short NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
title_full NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
title_fullStr NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
title_full_unstemmed NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
title_sort NOVAS DIMENSÕES DA POLÍTICA: PROTOCOLOS E CÓDIGOS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
author Silveira, Sérgio Amadeu da
author_facet Silveira, Sérgio Amadeu da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sérgio Amadeu da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
política da Internet; arquiteturas de poder; ciberpolítica; poder nas redes.
topic Ciência Política
política da Internet; arquiteturas de poder; ciberpolítica; poder nas redes.
description O texto propõe a existência de uma divisão básica na relação entre política e Internet: a política “da”Internet e a política “na” Internet. Em seguida, agrega os temas das políticas da internet em três campos dedisputas fundamentais: sobre a infra-estrutura da rede; sobre os formatos, padrões e aplicações; e sobre osconteúdos. Analisa os temas políticos atuais mais relevantes de cada campo conflituoso, articulando doisaspectos: o tecno-social e o jurídico-legislativo. Este artigo trabalha com o conceito de arquitetura depoder, uma extensão da definição de Alexander Galloway sobre o gerenciamento protocolar, e com aperspectiva de Yochai Benkler sobre a existência de uma esfera pública interconectada. Sua conclusãoindica que a liberdade nas redes cibernéticas depende da existência da navegação não-identificada, ouseja, do anonimato. Apontada como uma das principais contendas políticas da Internet, a possibilidade doanonimato é apresentada como um elemento fundamental de resistência frente às amplas possibilidades decontrole da comunicação social. Sendo assim, a garantia da liberdade de produzir conteúdos e de acessálosnas redes cibernéticas – em que os rastros digitais acompanham toda a navegação dos cidadãosinteragentes – exige a defesa da não-identificação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29349/19112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025407385600