GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saint-Pierre, Héctor Luis
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317
Resumo: Neste artigo pretendemos mostrar que, do ponto de vista da força, pode-se definir a guerra revolucionária como a procura da desestabilização das relações de força para lograr um novo equilíbrio que permita instaurar uma sociedade sem classes. Também analisamos aqui as relações existentes entre o sistema de relações de força internacional e interno ao Estado nacional, tentando mostrar suas influências recíprocas e como o modelo de “equilíbrio de forças”, que aqui apresentamos, pode funcionar como um "fractal” que facilitaria o acesso analítico a ambos os campos de força (o interno e o internacional). Depois de analisar os conceitos de guerra internacional e guerra civil, procuramos enquadrar teoricamente o tema da guerra revolucionária como o cruzamento ou a intersecção entre a teoria da guerra e a teoria da luta de classes. Acreditamos que esse entroncamento teórico já foi vislumbrado por Lênin. Nós apenas tentamos, a partir dele, explicitá-lo à luz da teoria da estratégia, acreditando que uma teoria da guerra revolucionária só pode se fundar com solidez nesse cruzamento de teorias.
id UFPR-10_b92190cab82041f76f92acccf4557e46
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39317
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIANeste artigo pretendemos mostrar que, do ponto de vista da força, pode-se definir a guerra revolucionária como a procura da desestabilização das relações de força para lograr um novo equilíbrio que permita instaurar uma sociedade sem classes. Também analisamos aqui as relações existentes entre o sistema de relações de força internacional e interno ao Estado nacional, tentando mostrar suas influências recíprocas e como o modelo de “equilíbrio de forças”, que aqui apresentamos, pode funcionar como um "fractal” que facilitaria o acesso analítico a ambos os campos de força (o interno e o internacional). Depois de analisar os conceitos de guerra internacional e guerra civil, procuramos enquadrar teoricamente o tema da guerra revolucionária como o cruzamento ou a intersecção entre a teoria da guerra e a teoria da luta de classes. Acreditamos que esse entroncamento teórico já foi vislumbrado por Lênin. Nós apenas tentamos, a partir dele, explicitá-lo à luz da teoria da estratégia, acreditando que uma teoria da guerra revolucionária só pode se fundar com solidez nesse cruzamento de teorias.UFPRSaint-Pierre, Héctor Luis1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317Revista de Sociologia e Política; n. 08 (1997); 31-411678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317/24136info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-09T02:39:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/39317Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2015-01-09T02:39:47Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
title GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
spellingShingle GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
Saint-Pierre, Héctor Luis
title_short GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
title_full GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
title_fullStr GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
title_full_unstemmed GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
title_sort GUERRA e GUERRA REVOLUCIONÁRIA
author Saint-Pierre, Héctor Luis
author_facet Saint-Pierre, Héctor Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Saint-Pierre, Héctor Luis
description Neste artigo pretendemos mostrar que, do ponto de vista da força, pode-se definir a guerra revolucionária como a procura da desestabilização das relações de força para lograr um novo equilíbrio que permita instaurar uma sociedade sem classes. Também analisamos aqui as relações existentes entre o sistema de relações de força internacional e interno ao Estado nacional, tentando mostrar suas influências recíprocas e como o modelo de “equilíbrio de forças”, que aqui apresentamos, pode funcionar como um "fractal” que facilitaria o acesso analítico a ambos os campos de força (o interno e o internacional). Depois de analisar os conceitos de guerra internacional e guerra civil, procuramos enquadrar teoricamente o tema da guerra revolucionária como o cruzamento ou a intersecção entre a teoria da guerra e a teoria da luta de classes. Acreditamos que esse entroncamento teórico já foi vislumbrado por Lênin. Nós apenas tentamos, a partir dele, explicitá-lo à luz da teoria da estratégia, acreditando que uma teoria da guerra revolucionária só pode se fundar com solidez nesse cruzamento de teorias.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/39317/24136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; n. 08 (1997); 31-41
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761022305697792