PROSOPOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stone, Lawrence
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689
Resumo: O artigo faz uma apresentação geral da metodologia de pesquisa prosopográfica. Em primeiro lugar, faz-seuma revisão histórica dos primeiros esforços prosopográficos propriamente ditos, distinguindo as escolaselitista, de caráter mais individualizante, e a sociológica, de caráter mais coletivo. Na seqüência, osprecursores do método são apresentados, seguidos de alguns dos mais importantes trabalhos iniciais: aspesquisas historiográficas de Charles Beard e de Lewis Namier e a sociológica de Robert Merton. Emseguida, o autor comenta alguns dos principais problemas encontrados no uso acrítico da prosopografia:a ausência de dados adequados; erros nas classificações dos dados; erros nas interpretações dos dados;problemas na interpretação teórica dos dados. A identificação desses problemas não visa a negar aimportância da prosopografia, mas a esclarecer quais os perigos que um uso descuidado dela podemacarretar; dessa forma, em seguida se apresentam alguns dos mais importantes resultados contemporâneosobtidos com a prosopografia, tomando como referência as pesquisas inglesas. Por fim, o autor comenta oquadro geral dos estudos prosopográficos contemporâneos, indicando sua situação nos Estados Unidos ena França, bem como as possibilidades e os perigos que a introdução do computador na prosopografiatrazem para a prática historiográfica.
id UFPR-10_cef832b0203df07686d83858bd2ee968
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31689
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling PROSOPOGRAFIACiência Políticaprosopografia; pesquisa histórica; Teoria Sociológica; teoria das elites; metodologia de pesquisaO artigo faz uma apresentação geral da metodologia de pesquisa prosopográfica. Em primeiro lugar, faz-seuma revisão histórica dos primeiros esforços prosopográficos propriamente ditos, distinguindo as escolaselitista, de caráter mais individualizante, e a sociológica, de caráter mais coletivo. Na seqüência, osprecursores do método são apresentados, seguidos de alguns dos mais importantes trabalhos iniciais: aspesquisas historiográficas de Charles Beard e de Lewis Namier e a sociológica de Robert Merton. Emseguida, o autor comenta alguns dos principais problemas encontrados no uso acrítico da prosopografia:a ausência de dados adequados; erros nas classificações dos dados; erros nas interpretações dos dados;problemas na interpretação teórica dos dados. A identificação desses problemas não visa a negar aimportância da prosopografia, mas a esclarecer quais os perigos que um uso descuidado dela podemacarretar; dessa forma, em seguida se apresentam alguns dos mais importantes resultados contemporâneosobtidos com a prosopografia, tomando como referência as pesquisas inglesas. Por fim, o autor comenta oquadro geral dos estudos prosopográficos contemporâneos, indicando sua situação nos Estados Unidos ena França, bem como as possibilidades e os perigos que a introdução do computador na prosopografiatrazem para a prática historiográfica.UFPRNational Science FoundationStone, Lawrence2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689/20209info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T20:12:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/31689Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T20:12:51Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROSOPOGRAFIA
title PROSOPOGRAFIA
spellingShingle PROSOPOGRAFIA
Stone, Lawrence
Ciência Política
prosopografia; pesquisa histórica; Teoria Sociológica; teoria das elites; metodologia de pesquisa
title_short PROSOPOGRAFIA
title_full PROSOPOGRAFIA
title_fullStr PROSOPOGRAFIA
title_full_unstemmed PROSOPOGRAFIA
title_sort PROSOPOGRAFIA
author Stone, Lawrence
author_facet Stone, Lawrence
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv National Science Foundation
dc.contributor.author.fl_str_mv Stone, Lawrence
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
prosopografia; pesquisa histórica; Teoria Sociológica; teoria das elites; metodologia de pesquisa
topic Ciência Política
prosopografia; pesquisa histórica; Teoria Sociológica; teoria das elites; metodologia de pesquisa
description O artigo faz uma apresentação geral da metodologia de pesquisa prosopográfica. Em primeiro lugar, faz-seuma revisão histórica dos primeiros esforços prosopográficos propriamente ditos, distinguindo as escolaselitista, de caráter mais individualizante, e a sociológica, de caráter mais coletivo. Na seqüência, osprecursores do método são apresentados, seguidos de alguns dos mais importantes trabalhos iniciais: aspesquisas historiográficas de Charles Beard e de Lewis Namier e a sociológica de Robert Merton. Emseguida, o autor comenta alguns dos principais problemas encontrados no uso acrítico da prosopografia:a ausência de dados adequados; erros nas classificações dos dados; erros nas interpretações dos dados;problemas na interpretação teórica dos dados. A identificação desses problemas não visa a negar aimportância da prosopografia, mas a esclarecer quais os perigos que um uso descuidado dela podemacarretar; dessa forma, em seguida se apresentam alguns dos mais importantes resultados contemporâneosobtidos com a prosopografia, tomando como referência as pesquisas inglesas. Por fim, o autor comenta oquadro geral dos estudos prosopográficos contemporâneos, indicando sua situação nos Estados Unidos ena França, bem como as possibilidades e os perigos que a introdução do computador na prosopografiatrazem para a prática historiográfica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31689/20209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025558380544