Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lúcio Meireles
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Antonio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599
Resumo: RESUMO Introdução: O objetivo do artigo é analisar relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), iniciativa de simulação parlamentar promovida anualmente, desde 2004, pela Câmara dos Deputados, a partir da seguinte questão: como os jovens avaliam os impactos educativos do PBJ em sua formação política? Entre alguns diferenciais em relação aos estudos já apresentados sobre o tema destacam-se o fato de se tratar de um estudo qualitativo, com ênfase para a voz dos próprios jovens; refere-se a um período mais amplo, compreendendo dez anos; tem como objeto o legislativo federal e aborda um leque maior de questões. Métodos: A pesquisa foi realizada em novembro de 2014 por meio de questionário online. Dentre os 763 participantes de 10 edições (2004-2013), 173 responderam (22,67%). Resultados: Os resultados indicam que, além da formação política proporcionada pela experiência de simulação parlamentar, outros aspectos formativos são destacados nos relatos dos egressos, como capacidade analítica, maior compreensão da política e da atividade parlamentar. Discussão: Destaca-se a relevância da educação política, considerada como esteio para a construção social e política de uma cultura cívica capaz de sustentar os regimes democráticos. O estudo procura, portanto, contribuir para essa discussão, a partir dos efeitos do PJB.PALAVRAS-CHAVE: educação política; política e juventude; projetos de simulação parlamentar; Parlamento Jovem Brasileiro; Câmara dos Deputados. ABSTRACT Introduction: This article analyzes narratives of young graduates of the Brazilian Young Parliament (BYP), an initiative of parliamentary simulation promoted annually, since 2004, by the Brazilian House of Representatives. The text focuses on the following question: how do young people evaluate the impacts of the BYP in their political education? Some of the differentials of the studies already presented on this subject stand out because it is a qualitative study, with an emphasis on the voice of the youth themselves; it refers to a longer period, comprising ten years; it has as its object the federal legislature and addresses a wider range of issues, beyond political trust. Methods: The survey was conducted in 2014 using an online questionnaire sent to 763 participants in 10 editions (2004-2013) and received 173 answers (22.67%). Results: The results show that besides the political formation provided by the parliamentary simulation, the participants indicate other formative aspects, such as the development of their analytical skills and a better comprehension of politics and legislative activity. Discussion: The article highlights the relevance of political education, considered as a basis for the construction of a civic culture capable of supporting democratic regimes. The study seeks to contribute to this discussion based on the effects of BYP.KEYWORDS: polítical education; politics and youth; parliamentary simulation projects; Brazilian Youth Parliament; Chamber of Deputies.
id UFPR-10_d1228b50e6c341bed799a0d34df4282c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60599
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem BrasileiroRESUMO Introdução: O objetivo do artigo é analisar relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), iniciativa de simulação parlamentar promovida anualmente, desde 2004, pela Câmara dos Deputados, a partir da seguinte questão: como os jovens avaliam os impactos educativos do PBJ em sua formação política? Entre alguns diferenciais em relação aos estudos já apresentados sobre o tema destacam-se o fato de se tratar de um estudo qualitativo, com ênfase para a voz dos próprios jovens; refere-se a um período mais amplo, compreendendo dez anos; tem como objeto o legislativo federal e aborda um leque maior de questões. Métodos: A pesquisa foi realizada em novembro de 2014 por meio de questionário online. Dentre os 763 participantes de 10 edições (2004-2013), 173 responderam (22,67%). Resultados: Os resultados indicam que, além da formação política proporcionada pela experiência de simulação parlamentar, outros aspectos formativos são destacados nos relatos dos egressos, como capacidade analítica, maior compreensão da política e da atividade parlamentar. Discussão: Destaca-se a relevância da educação política, considerada como esteio para a construção social e política de uma cultura cívica capaz de sustentar os regimes democráticos. O estudo procura, portanto, contribuir para essa discussão, a partir dos efeitos do PJB.PALAVRAS-CHAVE: educação política; política e juventude; projetos de simulação parlamentar; Parlamento Jovem Brasileiro; Câmara dos Deputados. ABSTRACT Introduction: This article analyzes narratives of young graduates of the Brazilian Young Parliament (BYP), an initiative of parliamentary simulation promoted annually, since 2004, by the Brazilian House of Representatives. The text focuses on the following question: how do young people evaluate the impacts of the BYP in their political education? Some of the differentials of the studies already presented on this subject stand out because it is a qualitative study, with an emphasis on the voice of the youth themselves; it refers to a longer period, comprising ten years; it has as its object the federal legislature and addresses a wider range of issues, beyond political trust. Methods: The survey was conducted in 2014 using an online questionnaire sent to 763 participants in 10 editions (2004-2013) and received 173 answers (22.67%). Results: The results show that besides the political formation provided by the parliamentary simulation, the participants indicate other formative aspects, such as the development of their analytical skills and a better comprehension of politics and legislative activity. Discussion: The article highlights the relevance of political education, considered as a basis for the construction of a civic culture capable of supporting democratic regimes. The study seeks to contribute to this discussion based on the effects of BYP.KEYWORDS: polítical education; politics and youth; parliamentary simulation projects; Brazilian Youth Parliament; Chamber of Deputies.UFPRMartins, Lúcio MeirelesBarros, Antonio Teixeira de2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599Revista de Sociologia e Política; v. 26, n. 66 (2018): JUNHO; 49-781678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599/35703Direitos autorais 2018 Revista de Sociologia e Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-08T13:55:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/60599Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2018-08-08T13:55:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
title Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
spellingShingle Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
Martins, Lúcio Meireles
title_short Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
title_full Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
title_fullStr Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
title_full_unstemmed Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
title_sort Juventude e educação para a democracia: relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro
author Martins, Lúcio Meireles
author_facet Martins, Lúcio Meireles
Barros, Antonio Teixeira de
author_role author
author2 Barros, Antonio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lúcio Meireles
Barros, Antonio Teixeira de
description RESUMO Introdução: O objetivo do artigo é analisar relatos de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), iniciativa de simulação parlamentar promovida anualmente, desde 2004, pela Câmara dos Deputados, a partir da seguinte questão: como os jovens avaliam os impactos educativos do PBJ em sua formação política? Entre alguns diferenciais em relação aos estudos já apresentados sobre o tema destacam-se o fato de se tratar de um estudo qualitativo, com ênfase para a voz dos próprios jovens; refere-se a um período mais amplo, compreendendo dez anos; tem como objeto o legislativo federal e aborda um leque maior de questões. Métodos: A pesquisa foi realizada em novembro de 2014 por meio de questionário online. Dentre os 763 participantes de 10 edições (2004-2013), 173 responderam (22,67%). Resultados: Os resultados indicam que, além da formação política proporcionada pela experiência de simulação parlamentar, outros aspectos formativos são destacados nos relatos dos egressos, como capacidade analítica, maior compreensão da política e da atividade parlamentar. Discussão: Destaca-se a relevância da educação política, considerada como esteio para a construção social e política de uma cultura cívica capaz de sustentar os regimes democráticos. O estudo procura, portanto, contribuir para essa discussão, a partir dos efeitos do PJB.PALAVRAS-CHAVE: educação política; política e juventude; projetos de simulação parlamentar; Parlamento Jovem Brasileiro; Câmara dos Deputados. ABSTRACT Introduction: This article analyzes narratives of young graduates of the Brazilian Young Parliament (BYP), an initiative of parliamentary simulation promoted annually, since 2004, by the Brazilian House of Representatives. The text focuses on the following question: how do young people evaluate the impacts of the BYP in their political education? Some of the differentials of the studies already presented on this subject stand out because it is a qualitative study, with an emphasis on the voice of the youth themselves; it refers to a longer period, comprising ten years; it has as its object the federal legislature and addresses a wider range of issues, beyond political trust. Methods: The survey was conducted in 2014 using an online questionnaire sent to 763 participants in 10 editions (2004-2013) and received 173 answers (22.67%). Results: The results show that besides the political formation provided by the parliamentary simulation, the participants indicate other formative aspects, such as the development of their analytical skills and a better comprehension of politics and legislative activity. Discussion: The article highlights the relevance of political education, considered as a basis for the construction of a civic culture capable of supporting democratic regimes. The study seeks to contribute to this discussion based on the effects of BYP.KEYWORDS: polítical education; politics and youth; parliamentary simulation projects; Brazilian Youth Parliament; Chamber of Deputies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/60599/35703
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Sociologia e Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Sociologia e Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 26, n. 66 (2018): JUNHO; 49-78
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761023188598784