DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomazzi, Matheus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira-Silva, Erico Fernando Lopes, Hardt, Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879
Resumo: Foi caracterizada a composição de espécies arbóreas e suas condições fitossanitárias em três bairros de Tietê, SP. Foram feitas análise de condições fitossanitárias e observação conflito de copa com a rede elétrica e da raiz com a superfície de solo dos canteiros. Foi verificada baixa riqueza de espécies nas três áreas, com homogeneidade de composição atribuída ao predomínio de espécies exóticas Murraya paniculata e Lagerstroemia indica. Embora a variação no diâmetro e altura das árvores não denotem prejuízos à rede elétrica, nas três áreas foram identificados problemas de compatibilidade entre a árvore e o ambiente em função de danos ocasionados pelas raízes, como a impermeabilização e compactação do solo, em função da falta de espaço e ausência de cobertura vegetal e ao rompimento de calçadas. Apesar da condição fitossanitária das árvores predominantes terem sido classificadas como boa a regular, os resultados indicaram que a arborização dos três bairros apresenta dominância de poucas espécies, consideradas exóticas não nativas, e baixa diversidade da maioria das espécies. Ficou evidente a influência de problemas decorrentes da compartimentalização de lesões, ferida, ramos mortos, dieback e podridão da madeira. Isso aponta para a necessidade da implantação de políticas públicas voltadas à manutenção desses espaços urbanos, a fim de ampliar a diversidade natural e o bem-estar da população local. O levantamento florístico e o uso de avaliação quali-quantitativa da arborização urbana representam ferramentas práticas de gestão pública, capazes de direcionar trabalhos futuros voltados à avaliação do patrimônio arbóreo de áreas urbanas.
id UFPR-11_097548a09a5f6b3a011ee79ef61a3f59
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/58879
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊGeografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento Ambientalqualidade ambiental; ambiente urbano; conservação da biodiversidade urbanaFoi caracterizada a composição de espécies arbóreas e suas condições fitossanitárias em três bairros de Tietê, SP. Foram feitas análise de condições fitossanitárias e observação conflito de copa com a rede elétrica e da raiz com a superfície de solo dos canteiros. Foi verificada baixa riqueza de espécies nas três áreas, com homogeneidade de composição atribuída ao predomínio de espécies exóticas Murraya paniculata e Lagerstroemia indica. Embora a variação no diâmetro e altura das árvores não denotem prejuízos à rede elétrica, nas três áreas foram identificados problemas de compatibilidade entre a árvore e o ambiente em função de danos ocasionados pelas raízes, como a impermeabilização e compactação do solo, em função da falta de espaço e ausência de cobertura vegetal e ao rompimento de calçadas. Apesar da condição fitossanitária das árvores predominantes terem sido classificadas como boa a regular, os resultados indicaram que a arborização dos três bairros apresenta dominância de poucas espécies, consideradas exóticas não nativas, e baixa diversidade da maioria das espécies. Ficou evidente a influência de problemas decorrentes da compartimentalização de lesões, ferida, ramos mortos, dieback e podridão da madeira. Isso aponta para a necessidade da implantação de políticas públicas voltadas à manutenção desses espaços urbanos, a fim de ampliar a diversidade natural e o bem-estar da população local. O levantamento florístico e o uso de avaliação quali-quantitativa da arborização urbana representam ferramentas práticas de gestão pública, capazes de direcionar trabalhos futuros voltados à avaliação do patrimônio arbóreo de áreas urbanas.UFPRGiacomazzi, MatheusPereira-Silva, Erico Fernando LopesHardt, Elisa2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/5887910.5380/raega.v46i2.58879RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 47, n. 1 (2020); 35-48RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 47, n. 1 (2020); 35-482177-27381516-413610.5380/raega.v47i1reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879/41287https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879/41288Direitos autorais 2020 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-31T11:04:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/58879Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2020-12-31T11:04:25Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
title DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
spellingShingle DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
Giacomazzi, Matheus
Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento Ambiental
qualidade ambiental; ambiente urbano; conservação da biodiversidade urbana
title_short DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
title_full DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
title_fullStr DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
title_sort DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE TIETÊ
author Giacomazzi, Matheus
author_facet Giacomazzi, Matheus
Pereira-Silva, Erico Fernando Lopes
Hardt, Elisa
author_role author
author2 Pereira-Silva, Erico Fernando Lopes
Hardt, Elisa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomazzi, Matheus
Pereira-Silva, Erico Fernando Lopes
Hardt, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento Ambiental
qualidade ambiental; ambiente urbano; conservação da biodiversidade urbana
topic Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Planejamento Ambiental
qualidade ambiental; ambiente urbano; conservação da biodiversidade urbana
description Foi caracterizada a composição de espécies arbóreas e suas condições fitossanitárias em três bairros de Tietê, SP. Foram feitas análise de condições fitossanitárias e observação conflito de copa com a rede elétrica e da raiz com a superfície de solo dos canteiros. Foi verificada baixa riqueza de espécies nas três áreas, com homogeneidade de composição atribuída ao predomínio de espécies exóticas Murraya paniculata e Lagerstroemia indica. Embora a variação no diâmetro e altura das árvores não denotem prejuízos à rede elétrica, nas três áreas foram identificados problemas de compatibilidade entre a árvore e o ambiente em função de danos ocasionados pelas raízes, como a impermeabilização e compactação do solo, em função da falta de espaço e ausência de cobertura vegetal e ao rompimento de calçadas. Apesar da condição fitossanitária das árvores predominantes terem sido classificadas como boa a regular, os resultados indicaram que a arborização dos três bairros apresenta dominância de poucas espécies, consideradas exóticas não nativas, e baixa diversidade da maioria das espécies. Ficou evidente a influência de problemas decorrentes da compartimentalização de lesões, ferida, ramos mortos, dieback e podridão da madeira. Isso aponta para a necessidade da implantação de políticas públicas voltadas à manutenção desses espaços urbanos, a fim de ampliar a diversidade natural e o bem-estar da população local. O levantamento florístico e o uso de avaliação quali-quantitativa da arborização urbana representam ferramentas práticas de gestão pública, capazes de direcionar trabalhos futuros voltados à avaliação do patrimônio arbóreo de áreas urbanas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879
10.5380/raega.v46i2.58879
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879
identifier_str_mv 10.5380/raega.v46i2.58879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879/41287
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/58879/41288
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 47, n. 1 (2020); 35-48
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 47, n. 1 (2020); 35-48
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v47i1
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712043023990784