ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dictoro, Vinicius Perez
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hanai, Frederico Yuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989
Resumo: Na sociedade atual, a água passou a ser vista como recurso hídrico em um sentido utilitarista, e não mais como um bem natural disponível simbolicamente e culturalmente. Tem se visto poucos estudos que analisam o papel que a água teve e ainda têm na cultura e identidade das sociedades. A pesquisa objetivou identificar e analisar as possíveis relações que uma comunidade ribeirinha (Cachoeira de Emas-SP, localizado às margens do rio Mogi-Guaçu) possui com o rio, identificando a sua percepção ambiental sobre a conservação da água. A pesquisa realizou um estudo de caso para expor o processo investigado e os resultados decorrentes da análise do problema. Para a realização do estudo, foi aplicado um roteiro de entrevista como instrumento de pesquisa, buscando-se identificar as principais relações que esses moradores possuem com a água e sua percepção sobre alguns aspectos relacionados ao seu uso. A pesquisa mostrou a existência de diversas relações (não somente utilitarista) dos moradores ribeirinhos com o rio através de entrevistas, revelando que a água é elemento fundamental para sua vida, tanto para uso e consumo como para suas relações simbólicas (respeito, admiração, sentimentalismo, religiosa, mística, saúde, sobrevivência, conservação). A pesquisa proveu recomendações para o uso responsável da água, subsidiando ações de sensibilização para sua conservação, para a valorização dos rios, e para a manutenção das diversas relações do homem com a água.
id UFPR-11_498198cc7ba462a307badf4c6f0cac96
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/40989
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.espaço geográfico;Na sociedade atual, a água passou a ser vista como recurso hídrico em um sentido utilitarista, e não mais como um bem natural disponível simbolicamente e culturalmente. Tem se visto poucos estudos que analisam o papel que a água teve e ainda têm na cultura e identidade das sociedades. A pesquisa objetivou identificar e analisar as possíveis relações que uma comunidade ribeirinha (Cachoeira de Emas-SP, localizado às margens do rio Mogi-Guaçu) possui com o rio, identificando a sua percepção ambiental sobre a conservação da água. A pesquisa realizou um estudo de caso para expor o processo investigado e os resultados decorrentes da análise do problema. Para a realização do estudo, foi aplicado um roteiro de entrevista como instrumento de pesquisa, buscando-se identificar as principais relações que esses moradores possuem com a água e sua percepção sobre alguns aspectos relacionados ao seu uso. A pesquisa mostrou a existência de diversas relações (não somente utilitarista) dos moradores ribeirinhos com o rio através de entrevistas, revelando que a água é elemento fundamental para sua vida, tanto para uso e consumo como para suas relações simbólicas (respeito, admiração, sentimentalismo, religiosa, mística, saúde, sobrevivência, conservação). A pesquisa proveu recomendações para o uso responsável da água, subsidiando ações de sensibilização para sua conservação, para a valorização dos rios, e para a manutenção das diversas relações do homem com a água.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.Dictoro, Vinicius PerezHanai, Frederico Yuri2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 36 (2016); 92 - 120RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 36 (2016); 92 - 1202177-27381516-413610.5380/raega.v36i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989/27993https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989/27994Direitos autorais 2016 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-23T17:19:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/40989Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-05-23T17:19:25Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
title ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
spellingShingle ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
Dictoro, Vinicius Perez
espaço geográfico;
title_short ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
title_full ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
title_fullStr ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
title_full_unstemmed ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
title_sort ANÁLISE DA RELAÇÃO HOMEM-ÁGUA: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES LOCAIS DE CACHOEIRA DE EMAS – SP, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI-GUAÇU.
author Dictoro, Vinicius Perez
author_facet Dictoro, Vinicius Perez
Hanai, Frederico Yuri
author_role author
author2 Hanai, Frederico Yuri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dictoro, Vinicius Perez
Hanai, Frederico Yuri
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv espaço geográfico;
topic espaço geográfico;
description Na sociedade atual, a água passou a ser vista como recurso hídrico em um sentido utilitarista, e não mais como um bem natural disponível simbolicamente e culturalmente. Tem se visto poucos estudos que analisam o papel que a água teve e ainda têm na cultura e identidade das sociedades. A pesquisa objetivou identificar e analisar as possíveis relações que uma comunidade ribeirinha (Cachoeira de Emas-SP, localizado às margens do rio Mogi-Guaçu) possui com o rio, identificando a sua percepção ambiental sobre a conservação da água. A pesquisa realizou um estudo de caso para expor o processo investigado e os resultados decorrentes da análise do problema. Para a realização do estudo, foi aplicado um roteiro de entrevista como instrumento de pesquisa, buscando-se identificar as principais relações que esses moradores possuem com a água e sua percepção sobre alguns aspectos relacionados ao seu uso. A pesquisa mostrou a existência de diversas relações (não somente utilitarista) dos moradores ribeirinhos com o rio através de entrevistas, revelando que a água é elemento fundamental para sua vida, tanto para uso e consumo como para suas relações simbólicas (respeito, admiração, sentimentalismo, religiosa, mística, saúde, sobrevivência, conservação). A pesquisa proveu recomendações para o uso responsável da água, subsidiando ações de sensibilização para sua conservação, para a valorização dos rios, e para a manutenção das diversas relações do homem com a água.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989/27993
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/40989/27994
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 36 (2016); 92 - 120
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 36 (2016); 92 - 120
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v36i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712043817762816