GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele Pedroso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Eliza, Verdum, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410
Resumo: Mapas são ferramentas fundamentais para o ensino de Geografia, tanto sendo instrumentos de orientação e localização do público em geral como fundamentais na representação de temas e definição de estratégias locacionais. Assim perceber os elementos que estão representados nos mapas é substancial para a leitura e interpretação dos espaços geográficos. Neste sentido, a alfabetização cartográfica deve iniciar desde a pré-escola, para a construção da evolução das noções de espaço geográfico. Em seguida, deve-se dar continuidade nas séries iniciais, assim, após essas etapas concluídas, os alunos estarão aptos a ler, interpretar, questionar e produzir mapas. Ou seja, deve-se instrumentalizar os cidadãos a ler e se reconhecer no espaço geográfico através dos mapas, como essência da sua existência social.  No presente artigo expomos o trabalho realizado  com alunos de pré-escola, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre/RS,  cujo principal objetivo foi desenvolver as noções de alfabetização cartográfica, a partir do (re) conhecimento do lugar onde moram. O trabalho foi concebido através de oficinas divididas em cinco etapas, sendo elas: 1. O caminho; 2. O glossário e as imagens; 3. O dado; 4. Onde estou?; 5. Onde fica a minha casa? O desenvolvimento das oficinas se deu em conjunto com os referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia, onde na prática escolar com os alunos foram utilizados  os elementos do cotidiano deles para a alfabetização escrita, concomitante à cartográfica.ABSTRACTMaps are fundamental tools for the teaching of Geography, to acknowledge the elements represented on the maps are substantial to the reading and interpretation of spaces. Cartographic alphabetization should begin at kindergarten, for the construction of evolution of spatial impressions, therefore, should continue the effort on initial grades, and, after these steps are concluded, students while be capable of reading,  interpreting, questioning and making maps. It must equip citizens to read and recognize the geographical space through maps, as the essence of their social existence. In the present article, we work with kindergarten students, in the Elementary School Nossa Senhora de Fátima, in Porto Alegre/RS, which the main purpose was developing the ideas of cartographic alphabetization from recognizing the place where they live. These workshops were developed together with Pedagogy that resort to everyday elements of students to the written and cartographic alphabetization.
id UFPR-11_535ab3ea924bef5e9af07af001e88782
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45410
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATIONmapa; aprendizado escolar; leitura do espaço geográfico; estratégia locacional; Map; School Learning; Reading the Geographic Space; Locational Strategy.Mapas são ferramentas fundamentais para o ensino de Geografia, tanto sendo instrumentos de orientação e localização do público em geral como fundamentais na representação de temas e definição de estratégias locacionais. Assim perceber os elementos que estão representados nos mapas é substancial para a leitura e interpretação dos espaços geográficos. Neste sentido, a alfabetização cartográfica deve iniciar desde a pré-escola, para a construção da evolução das noções de espaço geográfico. Em seguida, deve-se dar continuidade nas séries iniciais, assim, após essas etapas concluídas, os alunos estarão aptos a ler, interpretar, questionar e produzir mapas. Ou seja, deve-se instrumentalizar os cidadãos a ler e se reconhecer no espaço geográfico através dos mapas, como essência da sua existência social.  No presente artigo expomos o trabalho realizado  com alunos de pré-escola, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre/RS,  cujo principal objetivo foi desenvolver as noções de alfabetização cartográfica, a partir do (re) conhecimento do lugar onde moram. O trabalho foi concebido através de oficinas divididas em cinco etapas, sendo elas: 1. O caminho; 2. O glossário e as imagens; 3. O dado; 4. Onde estou?; 5. Onde fica a minha casa? O desenvolvimento das oficinas se deu em conjunto com os referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia, onde na prática escolar com os alunos foram utilizados  os elementos do cotidiano deles para a alfabetização escrita, concomitante à cartográfica.ABSTRACTMaps are fundamental tools for the teaching of Geography, to acknowledge the elements represented on the maps are substantial to the reading and interpretation of spaces. Cartographic alphabetization should begin at kindergarten, for the construction of evolution of spatial impressions, therefore, should continue the effort on initial grades, and, after these steps are concluded, students while be capable of reading,  interpreting, questioning and making maps. It must equip citizens to read and recognize the geographical space through maps, as the essence of their social existence. In the present article, we work with kindergarten students, in the Elementary School Nossa Senhora de Fátima, in Porto Alegre/RS, which the main purpose was developing the ideas of cartographic alphabetization from recognizing the place where they live. These workshops were developed together with Pedagogy that resort to everyday elements of students to the written and cartographic alphabetization.UFPRPROGRAMA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – ENSINO FORMAL – PROPESQ/UFRGSSilva, Franciele PedrosoDias, ElizaVerdum, Roberto2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/4541010.5380/raega.v39i0.45410RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 39 (2017); 236 - 246RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 39 (2017); 236 - 2462177-27381516-413610.5380/raega.v39i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410/32089https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410/32090Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-27T22:07:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/45410Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2017-04-27T22:07:17Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
title GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
spellingShingle GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
Silva, Franciele Pedroso
mapa; aprendizado escolar; leitura do espaço geográfico; estratégia locacional; Map; School Learning; Reading the Geographic Space; Locational Strategy.
title_short GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
title_full GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
title_fullStr GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
title_full_unstemmed GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
title_sort GEOGRAFIA NA PRÉ-ESCOLA - DESAFIOS DE UMA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - GEOGRAPHY IN KINDERGARTEN - CHALLENGES OF A CARTOGRAPHIC ALPHABETIZATION
author Silva, Franciele Pedroso
author_facet Silva, Franciele Pedroso
Dias, Eliza
Verdum, Roberto
author_role author
author2 Dias, Eliza
Verdum, Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROGRAMA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – ENSINO FORMAL – PROPESQ/UFRGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele Pedroso
Dias, Eliza
Verdum, Roberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv mapa; aprendizado escolar; leitura do espaço geográfico; estratégia locacional; Map; School Learning; Reading the Geographic Space; Locational Strategy.
topic mapa; aprendizado escolar; leitura do espaço geográfico; estratégia locacional; Map; School Learning; Reading the Geographic Space; Locational Strategy.
description Mapas são ferramentas fundamentais para o ensino de Geografia, tanto sendo instrumentos de orientação e localização do público em geral como fundamentais na representação de temas e definição de estratégias locacionais. Assim perceber os elementos que estão representados nos mapas é substancial para a leitura e interpretação dos espaços geográficos. Neste sentido, a alfabetização cartográfica deve iniciar desde a pré-escola, para a construção da evolução das noções de espaço geográfico. Em seguida, deve-se dar continuidade nas séries iniciais, assim, após essas etapas concluídas, os alunos estarão aptos a ler, interpretar, questionar e produzir mapas. Ou seja, deve-se instrumentalizar os cidadãos a ler e se reconhecer no espaço geográfico através dos mapas, como essência da sua existência social.  No presente artigo expomos o trabalho realizado  com alunos de pré-escola, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre/RS,  cujo principal objetivo foi desenvolver as noções de alfabetização cartográfica, a partir do (re) conhecimento do lugar onde moram. O trabalho foi concebido através de oficinas divididas em cinco etapas, sendo elas: 1. O caminho; 2. O glossário e as imagens; 3. O dado; 4. Onde estou?; 5. Onde fica a minha casa? O desenvolvimento das oficinas se deu em conjunto com os referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia, onde na prática escolar com os alunos foram utilizados  os elementos do cotidiano deles para a alfabetização escrita, concomitante à cartográfica.ABSTRACTMaps are fundamental tools for the teaching of Geography, to acknowledge the elements represented on the maps are substantial to the reading and interpretation of spaces. Cartographic alphabetization should begin at kindergarten, for the construction of evolution of spatial impressions, therefore, should continue the effort on initial grades, and, after these steps are concluded, students while be capable of reading,  interpreting, questioning and making maps. It must equip citizens to read and recognize the geographical space through maps, as the essence of their social existence. In the present article, we work with kindergarten students, in the Elementary School Nossa Senhora de Fátima, in Porto Alegre/RS, which the main purpose was developing the ideas of cartographic alphabetization from recognizing the place where they live. These workshops were developed together with Pedagogy that resort to everyday elements of students to the written and cartographic alphabetization.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410
10.5380/raega.v39i0.45410
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410
identifier_str_mv 10.5380/raega.v39i0.45410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410/32089
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45410/32090
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 39 (2017); 236 - 246
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 39 (2017); 236 - 246
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v39i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712044910379008