USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Julia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Bourscheidt, Vandoir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/93241
Resumo: O arco do desmatamento Amazônico vem passando por intensa remoção de floresta desde os anos 1970, que resulta em impactos ligados não só a perda de serviços ambientais essenciais para a manutenção dos ecossistemas, como também a aspectos climatológicos. Nesse sentido, este trabalho busca avaliar as mudanças de uso das terras na região e relacionar com tendências de temperatura e precipitação (inclusive dias consecutivos secos e úmidos) encontradas através do teste modificado de Mann-Kendall. A pesquisa usou informações de uso da terra para o período entre 1985 e 2020, disponibilizados pela plataforma do MapBiomas e também dados climatológicos disponibilizados pelo INMET, cujo período variou de acordo com a disponibilidade de dados de cada estação. Foi identificado um aumento de pastagens, áreas urbanas e soja, e uma diminuição de formações florestais e savânicas.  Através do teste de Mann-Kendall, foram encontradas, de forma geral, tendências de aumento de temperatura nas diferentes escalas analisadas. Para a precipitação, não foi identificado um padrão claro de tendência, embora muitas estações apresentem uma redução da chuva ao longo dos anos. A associação entre as tendências de precipitação e temperatura com os diferentes usos da terra evidenciou, de forma gráfica, que as maiores tendências costumam estar associadas com maiores alterações do uso. Conclui-se, portanto, que as intensas mudanças de uso da terra podem ter influência sobre a temperatura e precipitação, o que pode gerar impactos futuros no ciclo hidrológico local e afetar diferentes setores da sociedade, reforçando a importância de ações em prol da conservação florestal.
id UFPR-11_568be1ffd21ba75f56bb54580a539751
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/93241
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICOClimatologiaMapBiomas; Amazônia; Uso do solo; Análise de tendência; Temperatura; PrecipitaçãoO arco do desmatamento Amazônico vem passando por intensa remoção de floresta desde os anos 1970, que resulta em impactos ligados não só a perda de serviços ambientais essenciais para a manutenção dos ecossistemas, como também a aspectos climatológicos. Nesse sentido, este trabalho busca avaliar as mudanças de uso das terras na região e relacionar com tendências de temperatura e precipitação (inclusive dias consecutivos secos e úmidos) encontradas através do teste modificado de Mann-Kendall. A pesquisa usou informações de uso da terra para o período entre 1985 e 2020, disponibilizados pela plataforma do MapBiomas e também dados climatológicos disponibilizados pelo INMET, cujo período variou de acordo com a disponibilidade de dados de cada estação. Foi identificado um aumento de pastagens, áreas urbanas e soja, e uma diminuição de formações florestais e savânicas.  Através do teste de Mann-Kendall, foram encontradas, de forma geral, tendências de aumento de temperatura nas diferentes escalas analisadas. Para a precipitação, não foi identificado um padrão claro de tendência, embora muitas estações apresentem uma redução da chuva ao longo dos anos. A associação entre as tendências de precipitação e temperatura com os diferentes usos da terra evidenciou, de forma gráfica, que as maiores tendências costumam estar associadas com maiores alterações do uso. Conclui-se, portanto, que as intensas mudanças de uso da terra podem ter influência sobre a temperatura e precipitação, o que pode gerar impactos futuros no ciclo hidrológico local e afetar diferentes setores da sociedade, reforçando a importância de ações em prol da conservação florestal.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Ribeiro, JuliaBourscheidt, Vandoir2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/9324110.5380/raega.v59i0.93241RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 59 (2024); 59-82RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 59 (2024); 59-822177-27381516-413610.5380/raega.v59i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/93241/51826https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/93241/62079Direitos autorais 2024 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T23:06:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/93241Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2024-04-23T23:06:06Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
title USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
spellingShingle USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
Ribeiro, Julia
Climatologia
MapBiomas; Amazônia; Uso do solo; Análise de tendência; Temperatura; Precipitação
title_short USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
title_full USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
title_fullStr USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
title_full_unstemmed USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
title_sort USO DA TERRA E TENDÊNCIA DE DADOS CLIMATOLÓGICOS NO ARCO DO DESMATAMENTO AMAZÔNICO
author Ribeiro, Julia
author_facet Ribeiro, Julia
Bourscheidt, Vandoir
author_role author
author2 Bourscheidt, Vandoir
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Julia
Bourscheidt, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Climatologia
MapBiomas; Amazônia; Uso do solo; Análise de tendência; Temperatura; Precipitação
topic Climatologia
MapBiomas; Amazônia; Uso do solo; Análise de tendência; Temperatura; Precipitação
description O arco do desmatamento Amazônico vem passando por intensa remoção de floresta desde os anos 1970, que resulta em impactos ligados não só a perda de serviços ambientais essenciais para a manutenção dos ecossistemas, como também a aspectos climatológicos. Nesse sentido, este trabalho busca avaliar as mudanças de uso das terras na região e relacionar com tendências de temperatura e precipitação (inclusive dias consecutivos secos e úmidos) encontradas através do teste modificado de Mann-Kendall. A pesquisa usou informações de uso da terra para o período entre 1985 e 2020, disponibilizados pela plataforma do MapBiomas e também dados climatológicos disponibilizados pelo INMET, cujo período variou de acordo com a disponibilidade de dados de cada estação. Foi identificado um aumento de pastagens, áreas urbanas e soja, e uma diminuição de formações florestais e savânicas.  Através do teste de Mann-Kendall, foram encontradas, de forma geral, tendências de aumento de temperatura nas diferentes escalas analisadas. Para a precipitação, não foi identificado um padrão claro de tendência, embora muitas estações apresentem uma redução da chuva ao longo dos anos. A associação entre as tendências de precipitação e temperatura com os diferentes usos da terra evidenciou, de forma gráfica, que as maiores tendências costumam estar associadas com maiores alterações do uso. Conclui-se, portanto, que as intensas mudanças de uso da terra podem ter influência sobre a temperatura e precipitação, o que pode gerar impactos futuros no ciclo hidrológico local e afetar diferentes setores da sociedade, reforçando a importância de ações em prol da conservação florestal.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/93241
10.5380/raega.v59i0.93241
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/93241
identifier_str_mv 10.5380/raega.v59i0.93241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/93241/51826
https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/93241/62079
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 59 (2024); 59-82
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 59 (2024); 59-82
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v59i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712042946396160