PROFESSORES E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): COMO ESTÁ ESSA RELAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/26210 |
Resumo: | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental foram introduzidos em 1998 no interior de um conjunto maior de reformas educacionais implantadas pelo Estado brasileiro. No âmbito da Geografia, ocorreram intensos debates sobre as proposições contidas nesse documento no tocante às falhas e lacunas do ponto de vista teórico, metodológico e mesmo didático-pedagógico. Alguns autores posicionaram-se destacando o caráter autoritário e centralizador dos parâmetros, outros apoiaram a proposta argumentando a favor da necessidade de uma orientação curricular nacional. Apesar disso, os PCN constituíram-se num referencial para o ensino de Geografia no Brasil subsidiando planejamentos escolares e sistemas de avaliação. Sendo assim, verifica-se a necessidade de uma reflexão sobre a efetiva relação dos professores com os PCN, ou seja, das conseqüências dos PCN nas práticas de ensino escolares. Neste texto, procuramos trabalhar algumas questões que possam contribuir nessa direção. |
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PROFESSORES E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): COMO ESTÁ ESSA RELAÇÃO?Geografia; ensino; propostas curriculares; PCN; professorOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental foram introduzidos em 1998 no interior de um conjunto maior de reformas educacionais implantadas pelo Estado brasileiro. No âmbito da Geografia, ocorreram intensos debates sobre as proposições contidas nesse documento no tocante às falhas e lacunas do ponto de vista teórico, metodológico e mesmo didático-pedagógico. Alguns autores posicionaram-se destacando o caráter autoritário e centralizador dos parâmetros, outros apoiaram a proposta argumentando a favor da necessidade de uma orientação curricular nacional. Apesar disso, os PCN constituíram-se num referencial para o ensino de Geografia no Brasil subsidiando planejamentos escolares e sistemas de avaliação. Sendo assim, verifica-se a necessidade de uma reflexão sobre a efetiva relação dos professores com os PCN, ou seja, das conseqüências dos PCN nas práticas de ensino escolares. Neste texto, procuramos trabalhar algumas questões que possam contribuir nessa direção.UFPRNUNES, Flaviana Gasparotti2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/2621010.5380/raega.v24i0.26210RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 24 (2012)RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 24 (2012)2177-27381516-413610.5380/raega.v24i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/26210/17480info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-01T23:17:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/26210Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-07-01T23:17:26Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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