Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MURATORI, Ana Maria
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17921
Resumo: A região noroeste do Estado do Paraná, no sul do Brasil, foi palco de grandes transformações devido à retirada da cobertura florestal e intensa ocupação agrícola a partir do final da década de 40. Esta atuação humana acelerou processos que passaram a modificar a paisagem existente, determinando condições de desequilíbrio ambiental. Distinguem-se processos relativos à pré-desertificação, na área relativa à cobertura sedimentar arenosa, sob a forma de microdesertos edáficos. Estas condições, por sua vez, induzem a que se aceite a ideia de que a ação antrópica, que interfere nos processos da dinâmica ambiental, estão desenhando a neopaisagem da região e, relacionando- se a um novo período geológico, denominado de Quinário ou Tecnógeno.
id UFPR-11_b7eede39dbfa2e915d4c193426bd595e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17921
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)Microdesertos edáficos; ação antrópica; neopaisagem; Quinário ou Tecnógeno A região noroeste do Estado do Paraná, no sul do Brasil, foi palco de grandes transformações devido à retirada da cobertura florestal e intensa ocupação agrícola a partir do final da década de 40. Esta atuação humana acelerou processos que passaram a modificar a paisagem existente, determinando condições de desequilíbrio ambiental. Distinguem-se processos relativos à pré-desertificação, na área relativa à cobertura sedimentar arenosa, sob a forma de microdesertos edáficos. Estas condições, por sua vez, induzem a que se aceite a ideia de que a ação antrópica, que interfere nos processos da dinâmica ambiental, estão desenhando a neopaisagem da região e, relacionando- se a um novo período geológico, denominado de Quinário ou Tecnógeno.UFPR1997-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/1792110.5380/raega.v1i0.17921RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 1 (1997)RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 1 (1997)2177-27381516-413610.5380/raega.v1i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17921/11698MURATORI, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-02T07:25:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/17921Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2010-07-02T07:25Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
title Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
spellingShingle Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
MURATORI, Ana Maria
Microdesertos edáficos; ação antrópica; neopaisagem; Quinário ou Tecnógeno
title_short Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
title_full Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
title_fullStr Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
title_full_unstemmed Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
title_sort Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)
author MURATORI, Ana Maria
author_facet MURATORI, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MURATORI, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Microdesertos edáficos; ação antrópica; neopaisagem; Quinário ou Tecnógeno
topic Microdesertos edáficos; ação antrópica; neopaisagem; Quinário ou Tecnógeno
description A região noroeste do Estado do Paraná, no sul do Brasil, foi palco de grandes transformações devido à retirada da cobertura florestal e intensa ocupação agrícola a partir do final da década de 40. Esta atuação humana acelerou processos que passaram a modificar a paisagem existente, determinando condições de desequilíbrio ambiental. Distinguem-se processos relativos à pré-desertificação, na área relativa à cobertura sedimentar arenosa, sob a forma de microdesertos edáficos. Estas condições, por sua vez, induzem a que se aceite a ideia de que a ação antrópica, que interfere nos processos da dinâmica ambiental, estão desenhando a neopaisagem da região e, relacionando- se a um novo período geológico, denominado de Quinário ou Tecnógeno.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17921
10.5380/raega.v1i0.17921
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17921
identifier_str_mv 10.5380/raega.v1i0.17921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17921/11698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 1 (1997)
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 1 (1997)
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v1i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712045340295168