REDES DE TRANSPORTES E COMÉRCIO INTERNACIONAL: os fluxos das exportações do setor siderúrgico-metalúrgico no norte de Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/29752 |
Resumo: | O sistema de trocas de bens e de serviços no comércio internacional tornou-se mais complexo e articulado, em um processo de interação espacial que ocorre a partir da organização das redes de transportes, das comunicações e dos fluxos de capital no espaço geográfico. O objetivo deste trabalho é analisar a configuração espacial das redes de transportes responsáveis pelo escoamento das exportações do setor siderúrgico-metalúrgico destinadas ao mercado internacional, enfocando a região norte de Minas Gerais, no período entre 2004 e 2011. As mercadorias exportadas foram transportadas exclusivamente por transporte rodoviário no percurso nacional; consequentemente, os portos, aeroportos e pontos de fronteiras articulados ao transporte marítimo, aéreo e rodoviário internacional viabilizaram os fluxos das exportações. |
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REDES DE TRANSPORTES E COMÉRCIO INTERNACIONAL: os fluxos das exportações do setor siderúrgico-metalúrgico no norte de Minas GeraisRedes de transportes; comércio internacional; exportações; setor siderúrgico-metalúrgico.O sistema de trocas de bens e de serviços no comércio internacional tornou-se mais complexo e articulado, em um processo de interação espacial que ocorre a partir da organização das redes de transportes, das comunicações e dos fluxos de capital no espaço geográfico. O objetivo deste trabalho é analisar a configuração espacial das redes de transportes responsáveis pelo escoamento das exportações do setor siderúrgico-metalúrgico destinadas ao mercado internacional, enfocando a região norte de Minas Gerais, no período entre 2004 e 2011. As mercadorias exportadas foram transportadas exclusivamente por transporte rodoviário no percurso nacional; consequentemente, os portos, aeroportos e pontos de fronteiras articulados ao transporte marítimo, aéreo e rodoviário internacional viabilizaram os fluxos das exportações. UFPRCAPESPereira, Luiz Andrei GoncalvesFerreira, William Rodrigues2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/2975210.5380/raega.v29i0.29752RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 29 (2013); 64-91RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 29 (2013); 64-912177-27381516-413610.5380/raega.v29i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/29752/21473https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/29752/21474info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-22T19:24:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/29752Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-22T19:24:38Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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