A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554 |
Resumo: | A ascensão dos jogos eletrônicos na sociedade implica na crescente relevância do tema em estudos, considerando-o um produto cultural, já que os espaços virtuais em que se consolidam são representações criadas a partir do espaço real que os desenvolvedores observam. O jogo é, portanto, uma produção virtual que evoca alguns elementos da realidade com o objetivo de entreter seu público, que é crescente a cada ano. Nesse sentido, busca-se notar a influência do espaço real no espaço virtual através da percepção da paisagem daqueles que jogam ou já jogaram Tropico 3, um jogo que simula a gestão de ilhas caribenhas pouco desenvolvidas no contexto da Guerra Fria e traz elementos econômicos, políticos e sociais de maneira cômica. Para a Geografia, tratar de jogos é um tema novo e pouco desenvolvido no Brasil, mas as literaturas inglesa, norte-americana e francesa, principalmente, já contemplam o tema há alguns anos. Pretende-se aqui iniciar a discussão dos jogos como objetos de pesquisa, levando em consideração o espaço virtual que é formado dentro do jogo e buscando relações entre o espaço interior ao jogo e o “espaço real”, que o jogo representa em alguns aspectos. Nesse sentido, foram feitas entrevistas com alguns jogadores para estabelecer qual a percepção destes acerca do espaço virtual que o jogo propõe. |
id |
UFPR-11_d6a57b197b7b5df4a94795ebb7ae77dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/53554 |
network_acronym_str |
UFPR-11 |
network_name_str |
Ra'e Ga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3Geografia Cultural; Geografia da PercepçãoGeografia dos jogos; Produtos culturais; Espaço virtualA ascensão dos jogos eletrônicos na sociedade implica na crescente relevância do tema em estudos, considerando-o um produto cultural, já que os espaços virtuais em que se consolidam são representações criadas a partir do espaço real que os desenvolvedores observam. O jogo é, portanto, uma produção virtual que evoca alguns elementos da realidade com o objetivo de entreter seu público, que é crescente a cada ano. Nesse sentido, busca-se notar a influência do espaço real no espaço virtual através da percepção da paisagem daqueles que jogam ou já jogaram Tropico 3, um jogo que simula a gestão de ilhas caribenhas pouco desenvolvidas no contexto da Guerra Fria e traz elementos econômicos, políticos e sociais de maneira cômica. Para a Geografia, tratar de jogos é um tema novo e pouco desenvolvido no Brasil, mas as literaturas inglesa, norte-americana e francesa, principalmente, já contemplam o tema há alguns anos. Pretende-se aqui iniciar a discussão dos jogos como objetos de pesquisa, levando em consideração o espaço virtual que é formado dentro do jogo e buscando relações entre o espaço interior ao jogo e o “espaço real”, que o jogo representa em alguns aspectos. Nesse sentido, foram feitas entrevistas com alguns jogadores para estabelecer qual a percepção destes acerca do espaço virtual que o jogo propõe.UFPRSilveira, Debora SusanTorres, Marcos Alberto2019-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/5355410.5380/raega.v46i2.53554RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 46, n. 2 (2019); 29-39RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 46, n. 2 (2019); 29-392177-27381516-413610.5380/raega.v46i2reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554/38735https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554/38683Direitos autorais 2019 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T00:35:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/53554Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2019-06-10T00:35:04Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
title |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 Silveira, Debora Susan Geografia Cultural; Geografia da Percepção Geografia dos jogos; Produtos culturais; Espaço virtual |
title_short |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
title_full |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO EM JOGOS ELETRÔNICOS DE GERENCIAMENTO URBANO: O CASO DE TROPICO 3 |
author |
Silveira, Debora Susan |
author_facet |
Silveira, Debora Susan Torres, Marcos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Marcos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Debora Susan Torres, Marcos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Cultural; Geografia da Percepção Geografia dos jogos; Produtos culturais; Espaço virtual |
topic |
Geografia Cultural; Geografia da Percepção Geografia dos jogos; Produtos culturais; Espaço virtual |
description |
A ascensão dos jogos eletrônicos na sociedade implica na crescente relevância do tema em estudos, considerando-o um produto cultural, já que os espaços virtuais em que se consolidam são representações criadas a partir do espaço real que os desenvolvedores observam. O jogo é, portanto, uma produção virtual que evoca alguns elementos da realidade com o objetivo de entreter seu público, que é crescente a cada ano. Nesse sentido, busca-se notar a influência do espaço real no espaço virtual através da percepção da paisagem daqueles que jogam ou já jogaram Tropico 3, um jogo que simula a gestão de ilhas caribenhas pouco desenvolvidas no contexto da Guerra Fria e traz elementos econômicos, políticos e sociais de maneira cômica. Para a Geografia, tratar de jogos é um tema novo e pouco desenvolvido no Brasil, mas as literaturas inglesa, norte-americana e francesa, principalmente, já contemplam o tema há alguns anos. Pretende-se aqui iniciar a discussão dos jogos como objetos de pesquisa, levando em consideração o espaço virtual que é formado dentro do jogo e buscando relações entre o espaço interior ao jogo e o “espaço real”, que o jogo representa em alguns aspectos. Nesse sentido, foram feitas entrevistas com alguns jogadores para estabelecer qual a percepção destes acerca do espaço virtual que o jogo propõe. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554 10.5380/raega.v46i2.53554 |
url |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554 |
identifier_str_mv |
10.5380/raega.v46i2.53554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554/38735 https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/53554/38683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Raega - O Espaço Geográfico em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Raega - O Espaço Geográfico em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 46, n. 2 (2019); 29-39 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 46, n. 2 (2019); 29-39 2177-2738 1516-4136 10.5380/raega.v46i2 reponame:Ra'e Ga (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ra'e Ga (Online) |
collection |
Ra'e Ga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||raega@ufpr.br |
_version_ |
1799712043009310720 |