Meningites in the state of Paraná: A geographical approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Francisco
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Paula, Eduardo Vedor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/14250
Resumo: A geografia da saúde constitui importante campo do conhecimentono tratamento da saúde pública. A perspectiva ambiental e a perspectiva das políticas públicas de saúde constituem os dois principais enfoques dos estudos nesse ramo da geografia. Das inúmeras variáveis espaciais tomadas em consideração no âmbito da geografia da saúde destaca-se o clima (perspectiva ambiental). As meningites, e sua manifestação no Estado do Paraná tendo como enfoque principal a manifestação espacial da doença e sua interação com as condições climáticas, compõem o cerne do estudo. O estudo revela que, enquanto as meningites virais apresentam maior incidência no verão e na porção centro-norte-noroeste do Estado (clima Cfa), a incidência das meningites bacterianas é mais evidente na porção sudeste do Estado (Cfb) e marcadamente na estação de inverno. Constatou-se, assim, uma forte sazonalidade e diferenciação espacial na incidência das meningites no Estado do Paraná.
id UFPR-11_f1fb92b7a73d4740000bb5660c1b186c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/14250
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling Meningites in the state of Paraná: A geographical approachMENINGITES NO ESTADO DO PARANÁ: UMA LEITURA GEOGRÁFICAGeografia da Saúde; meningites; clima; ParanáA geografia da saúde constitui importante campo do conhecimentono tratamento da saúde pública. A perspectiva ambiental e a perspectiva das políticas públicas de saúde constituem os dois principais enfoques dos estudos nesse ramo da geografia. Das inúmeras variáveis espaciais tomadas em consideração no âmbito da geografia da saúde destaca-se o clima (perspectiva ambiental). As meningites, e sua manifestação no Estado do Paraná tendo como enfoque principal a manifestação espacial da doença e sua interação com as condições climáticas, compõem o cerne do estudo. O estudo revela que, enquanto as meningites virais apresentam maior incidência no verão e na porção centro-norte-noroeste do Estado (clima Cfa), a incidência das meningites bacterianas é mais evidente na porção sudeste do Estado (Cfb) e marcadamente na estação de inverno. Constatou-se, assim, uma forte sazonalidade e diferenciação espacial na incidência das meningites no Estado do Paraná.The geography of health is an important field of knowledge inthe treatment of public health. The environmental perspectiveand the perspective of public health policies are the two mainfocuses of the studies in this branch of geography. Climate isone of the many space variables taken into consideration in thegeography of health (environmental perspective). The meningitisand its manifestation in the state of Paraná with the mainfocus of the display space of the disease and its interactionwith climate conditions, the core component of the study. Thestudy shows that, while viral meningitis has greater impactin the summer and north-central portion in the northwesternstate (climate Cfa), the incidence of bacterial meningitis ismost evident in the southeast portion of the State (Cfb) andmarkedly at winter season. It is therefore a highly seasonaland spatial differentiation in the incidence of meningitis in thestate of Parana.UFPRMendonça, Franciscode Paula, Eduardo Vedor2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/1425010.5380/raega.v15i0.14250RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 15 (2008)RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 15 (2008)2177-27381516-413610.5380/raega.v15i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/14250/9576info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T17:47:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/14250Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2019-01-24T17:47:25Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
MENINGITES NO ESTADO DO PARANÁ: UMA LEITURA GEOGRÁFICA
title Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
spellingShingle Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
Mendonça, Francisco
Geografia da Saúde; meningites; clima; Paraná
title_short Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
title_full Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
title_fullStr Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
title_full_unstemmed Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
title_sort Meningites in the state of Paraná: A geographical approach
author Mendonça, Francisco
author_facet Mendonça, Francisco
de Paula, Eduardo Vedor
author_role author
author2 de Paula, Eduardo Vedor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Francisco
de Paula, Eduardo Vedor
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Saúde; meningites; clima; Paraná
topic Geografia da Saúde; meningites; clima; Paraná
description A geografia da saúde constitui importante campo do conhecimentono tratamento da saúde pública. A perspectiva ambiental e a perspectiva das políticas públicas de saúde constituem os dois principais enfoques dos estudos nesse ramo da geografia. Das inúmeras variáveis espaciais tomadas em consideração no âmbito da geografia da saúde destaca-se o clima (perspectiva ambiental). As meningites, e sua manifestação no Estado do Paraná tendo como enfoque principal a manifestação espacial da doença e sua interação com as condições climáticas, compõem o cerne do estudo. O estudo revela que, enquanto as meningites virais apresentam maior incidência no verão e na porção centro-norte-noroeste do Estado (clima Cfa), a incidência das meningites bacterianas é mais evidente na porção sudeste do Estado (Cfb) e marcadamente na estação de inverno. Constatou-se, assim, uma forte sazonalidade e diferenciação espacial na incidência das meningites no Estado do Paraná.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/14250
10.5380/raega.v15i0.14250
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/14250
identifier_str_mv 10.5380/raega.v15i0.14250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/14250/9576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 15 (2008)
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 15 (2008)
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v15i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712046253604864