Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TELES, Edsel Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494
Resumo: Nosso objetivo é apresentar uma maneira de conceber o ensino de ciência na Educação Básica por meio do trabalho com gramática, a partir de modelos formais, mostrando como a aula de língua portuguesa pode ser espaço de discussão e aprendizado do fazer científico. Explora-se a aula de língua materna como lugar para aprender ciência, explicitando qual tipo de ciência deve ser priorizado por um trabalho como esse. Apresenta-se um exemplo de como a proposta pode ser concretizada no dia a dia do professor de português. O relato sobre a testagem do material produzido ao longo do trabalho em salas de aula evidencia a possibilidade de seu sucesso, trazendo fôlego à perspectiva e necessidade de mais reflexões a seu respeito.
id UFPR-12_13d7f128f5b9e38b377c6d0a59611413
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/494
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de portuguêsGramáticaLinguística formalProcedimento científicoNosso objetivo é apresentar uma maneira de conceber o ensino de ciência na Educação Básica por meio do trabalho com gramática, a partir de modelos formais, mostrando como a aula de língua portuguesa pode ser espaço de discussão e aprendizado do fazer científico. Explora-se a aula de língua materna como lugar para aprender ciência, explicitando qual tipo de ciência deve ser priorizado por um trabalho como esse. Apresenta-se um exemplo de como a proposta pode ser concretizada no dia a dia do professor de português. O relato sobre a testagem do material produzido ao longo do trabalho em salas de aula evidencia a possibilidade de seu sucesso, trazendo fôlego à perspectiva e necessidade de mais reflexões a seu respeito.Associação Brasileira de Linguística2019-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/49410.25189/rabralin.v17i1.494Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-150Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-1500102-715810.25189/rabralin.v17i1reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/1248https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/2449Copyright (c) 2018 Edsel Rodrigues Teles, Ruth Elizabeth Vasconcellos Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTELES, Edsel RodriguesLOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos2021-08-19T13:03:56Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/494Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-08-19T13:03:56Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
title Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
spellingShingle Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
TELES, Edsel Rodrigues
Gramática
Linguística formal
Procedimento científico
title_short Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
title_full Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
title_fullStr Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
title_full_unstemmed Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
title_sort Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
author TELES, Edsel Rodrigues
author_facet TELES, Edsel Rodrigues
LOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos
author_role author
author2 LOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TELES, Edsel Rodrigues
LOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Linguística formal
Procedimento científico
topic Gramática
Linguística formal
Procedimento científico
description Nosso objetivo é apresentar uma maneira de conceber o ensino de ciência na Educação Básica por meio do trabalho com gramática, a partir de modelos formais, mostrando como a aula de língua portuguesa pode ser espaço de discussão e aprendizado do fazer científico. Explora-se a aula de língua materna como lugar para aprender ciência, explicitando qual tipo de ciência deve ser priorizado por um trabalho como esse. Apresenta-se um exemplo de como a proposta pode ser concretizada no dia a dia do professor de português. O relato sobre a testagem do material produzido ao longo do trabalho em salas de aula evidencia a possibilidade de seu sucesso, trazendo fôlego à perspectiva e necessidade de mais reflexões a seu respeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494
10.25189/rabralin.v17i1.494
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494
identifier_str_mv 10.25189/rabralin.v17i1.494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/1248
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/2449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Edsel Rodrigues Teles, Ruth Elizabeth Vasconcellos Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Edsel Rodrigues Teles, Ruth Elizabeth Vasconcellos Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-150
Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-150
0102-7158
10.25189/rabralin.v17i1
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329768683241472