Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de português
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABRALIN (Online) |
Texto Completo: | https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494 |
Resumo: | Nosso objetivo é apresentar uma maneira de conceber o ensino de ciência na Educação Básica por meio do trabalho com gramática, a partir de modelos formais, mostrando como a aula de língua portuguesa pode ser espaço de discussão e aprendizado do fazer científico. Explora-se a aula de língua materna como lugar para aprender ciência, explicitando qual tipo de ciência deve ser priorizado por um trabalho como esse. Apresenta-se um exemplo de como a proposta pode ser concretizada no dia a dia do professor de português. O relato sobre a testagem do material produzido ao longo do trabalho em salas de aula evidencia a possibilidade de seu sucesso, trazendo fôlego à perspectiva e necessidade de mais reflexões a seu respeito. |
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Linguística Formal como ensino de ciência na escola básica: uma experiência nas aulas de portuguêsGramáticaLinguística formalProcedimento científicoNosso objetivo é apresentar uma maneira de conceber o ensino de ciência na Educação Básica por meio do trabalho com gramática, a partir de modelos formais, mostrando como a aula de língua portuguesa pode ser espaço de discussão e aprendizado do fazer científico. Explora-se a aula de língua materna como lugar para aprender ciência, explicitando qual tipo de ciência deve ser priorizado por um trabalho como esse. Apresenta-se um exemplo de como a proposta pode ser concretizada no dia a dia do professor de português. O relato sobre a testagem do material produzido ao longo do trabalho em salas de aula evidencia a possibilidade de seu sucesso, trazendo fôlego à perspectiva e necessidade de mais reflexões a seu respeito.Associação Brasileira de Linguística2019-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/49410.25189/rabralin.v17i1.494Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-150Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 110-1500102-715810.25189/rabralin.v17i1reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/1248https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/494/2449Copyright (c) 2018 Edsel Rodrigues Teles, Ruth Elizabeth Vasconcellos Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTELES, Edsel RodriguesLOPES, Ruth Elizabeth Vasconcellos2021-08-19T13:03:56Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/494Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-08-19T13:03:56Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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