DESEMPENHO PERCEPTIVO AUDITIVO DE CRIANÇAS NA IDENTIFICAÇÃO DE CONTRASTES FONOLÓGICO ENTRE AS FRICATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILLEGA, Cristyane de Camargo Sampaio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BERTI, Larissa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1277
Resumo: Objetivo: Verificar o padrão perceptivo-auditivo de crianças na tarefa de identificação de contraste fonológico das consoantes fricativas; verificar o grau de similaridade perceptual entre os fonemas e os contrastes fricativos; investigar se há correlação entre idade e acurácia perceptivo-auditiva. Métodos: Foram selecionadas informações referentes ao desempenho perceptivo-auditivo de 55 crianças, entre 5-6 anos de idade, em tarefa de identificação perceptivo-auditiva das fricativas do Português Brasileiro. A tarefa consistiu na apresentação do estímulo acústico, por meio de fones de ouvido, e na escolha da gravura correspondente à palavra apresentada, dentre duas possibilidades de gravuras dispostas na tela do computador. O tempo de apresentação do estímulo e o tempo de reação das crianças foram computados automaticamente pelo software PERCEVAL. Resultados: Observou-se acurácia perceptivo- auditiva de 74,48%. O tempo de resposta dos erros foi superior aos acertos. Na matriz de confusão: as fricativas vozeadas apresentaram melhor acurácia do que as não vozeadas, mostrando que as pistas que marcam o vozeamento foram mais robustas do que as pistas de ponto de articulação. Considerando apenas os erros de ponto de articulação, observou-se que a distância fonética desempenha um papel fundamental no processo perceptivo-auditivo. Houve correlação positiva entre as variáveis idade e acurácia perceptivo-auditiva. Conclusão: Crianças da faixa etária estudada não apresentam um domínio efetivo na identificação dos contrastes fricativos, sendo atingido com o aumento da idade. Os contrastes fricativos apresentam diferentes graus de similaridade, sugerindo uma hierarquia perceptivo-auditiva no interior dessa classe. 
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