Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiane Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113
Resumo: A experiência de pesquisa e extensão, realizada no âmbito do Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás (Ministério da Educação) tem sido um espaço de ampla reflexão sobre o modo de realização do trabalho de extensão, a função social da universidade e as consequências de uma proposta de “inclusão social” (científica e tecnológica) de comunidades de periferia. Essa experiência vem sendo realizada, através de oficinas (música, arte, leitura, tecnologia, divulgação científica) desenvolvidas com os moradores do Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás, localizado no município de Campinas. Esse Núcleo é resultado de uma ocupação, em 1996, e desde então, seus moradores vem buscando, através das regularizações necessárias junto à Prefeitura de Campinas, o estatuto de bairro. O objetivo das oficinas é colocar o sujeito em confronto com sua realidade, a fim de mostrar que o sentido do espaço que ele habita, já significado como sendo de periferia, pode ser outro. Assim como o sentido dos espaços dos quais ele se sente excluído também pode ser outro. Nosso objetivo, portanto, é desnaturalizar a relação inclusão/exclusão, produzindo para essa “oposição”, outros sentidos, e demonstrando sua contradição.
id UFPR-12_b58e6697c2031c5e8c9f2bb804fcc31d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1113
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto BarracãoProjeto Barracãofunção social da universidadeextensãoA experiência de pesquisa e extensão, realizada no âmbito do Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás (Ministério da Educação) tem sido um espaço de ampla reflexão sobre o modo de realização do trabalho de extensão, a função social da universidade e as consequências de uma proposta de “inclusão social” (científica e tecnológica) de comunidades de periferia. Essa experiência vem sendo realizada, através de oficinas (música, arte, leitura, tecnologia, divulgação científica) desenvolvidas com os moradores do Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás, localizado no município de Campinas. Esse Núcleo é resultado de uma ocupação, em 1996, e desde então, seus moradores vem buscando, através das regularizações necessárias junto à Prefeitura de Campinas, o estatuto de bairro. O objetivo das oficinas é colocar o sujeito em confronto com sua realidade, a fim de mostrar que o sentido do espaço que ele habita, já significado como sendo de periferia, pode ser outro. Assim como o sentido dos espaços dos quais ele se sente excluído também pode ser outro. Nosso objetivo, portanto, é desnaturalizar a relação inclusão/exclusão, produzindo para essa “oposição”, outros sentidos, e demonstrando sua contradição.Associação Brasileira de Linguística2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares - Demanda contínuaapplication/pdfhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113Revista da ABRALIN; V. 10, N. 4 (2011)Revista da ABRALIN; V. 10, N. 4 (2011)0102-7158reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113/1036Copyright (c) 2019 Abralininfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Cristiane Pereira2019-03-02T03:48:10Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1113Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2019-03-02T03:48:10Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
title Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
spellingShingle Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
Dias, Cristiane Pereira
Projeto Barracão
função social da universidade
extensão
title_short Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
title_full Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
title_fullStr Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
title_full_unstemmed Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
title_sort Extensão, sociedade e tecnologia: o projeto Barracão
author Dias, Cristiane Pereira
author_facet Dias, Cristiane Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Barracão
função social da universidade
extensão
topic Projeto Barracão
função social da universidade
extensão
description A experiência de pesquisa e extensão, realizada no âmbito do Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás (Ministério da Educação) tem sido um espaço de ampla reflexão sobre o modo de realização do trabalho de extensão, a função social da universidade e as consequências de uma proposta de “inclusão social” (científica e tecnológica) de comunidades de periferia. Essa experiência vem sendo realizada, através de oficinas (música, arte, leitura, tecnologia, divulgação científica) desenvolvidas com os moradores do Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás, localizado no município de Campinas. Esse Núcleo é resultado de uma ocupação, em 1996, e desde então, seus moradores vem buscando, através das regularizações necessárias junto à Prefeitura de Campinas, o estatuto de bairro. O objetivo das oficinas é colocar o sujeito em confronto com sua realidade, a fim de mostrar que o sentido do espaço que ele habita, já significado como sendo de periferia, pode ser outro. Assim como o sentido dos espaços dos quais ele se sente excluído também pode ser outro. Nosso objetivo, portanto, é desnaturalizar a relação inclusão/exclusão, produzindo para essa “oposição”, outros sentidos, e demonstrando sua contradição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares - Demanda contínua
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1113/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Abralin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Abralin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 10, N. 4 (2011)
Revista da ABRALIN; V. 10, N. 4 (2011)
0102-7158
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329769581871104