Desintegração jurídica e uma teoria do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clune, William H.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigações Constitucionais
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/82326
Resumo: Este artigo descreve uma topologia do pensamento jurídico e as condições sociais de que essa topologia, esse pensamento, é um componente. Propõe-se que o pensamento jurídico seja composto por um núcleo e uma periferia e que toda a estrutura corresponda aproximadamente à dicotômica e fragmentada economia política do moderno Estado de bem-estar social democrático. A parte I é uma descrição da estrutura do pensamento jurídico. Nesse sentido, considera-se que o pensamento jurídico possui um núcleo e uma periferia, ambos os quais interagem de maneiras que denomino transição e reintegração. O núcleo compreende um modelo de Tribunais, litigância e processos judiciais; um modelo de Direito Provado da ordem social; justificação ética; racionalidade interpretativa; e uma visão hegemônica da influência jurídica. A periferia, por sua vez, é composta pela legislação e diplomas; um modelo de Direito Público da ordem social; análise de política pública como racionalidade; interpretação jurídica positivista; e uma visão marginalista da influência jurídica. A parte II descreve a estrutura do Direito e a sua relação com a Economia política, incluindo as tendências em direção à reintegração nos aspectos periféricos da Economia política, enfatizando a cooperação social. A conclusão considera o lugar da prática jurídica tradicional em um novo panorama.  
id UFPR-14_812d2b1a908acc4b72497a4d1e810b22
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82326
network_acronym_str UFPR-14
network_name_str Revista de Investigações Constitucionais
repository_id_str
spelling Desintegração jurídica e uma teoria do EstadoDireito; Teoria do EstadoFilosofia do Direito; pensamento jurídico; teoria jurídica crítica; Economia Política; Teoria do Estado.Este artigo descreve uma topologia do pensamento jurídico e as condições sociais de que essa topologia, esse pensamento, é um componente. Propõe-se que o pensamento jurídico seja composto por um núcleo e uma periferia e que toda a estrutura corresponda aproximadamente à dicotômica e fragmentada economia política do moderno Estado de bem-estar social democrático. A parte I é uma descrição da estrutura do pensamento jurídico. Nesse sentido, considera-se que o pensamento jurídico possui um núcleo e uma periferia, ambos os quais interagem de maneiras que denomino transição e reintegração. O núcleo compreende um modelo de Tribunais, litigância e processos judiciais; um modelo de Direito Provado da ordem social; justificação ética; racionalidade interpretativa; e uma visão hegemônica da influência jurídica. A periferia, por sua vez, é composta pela legislação e diplomas; um modelo de Direito Público da ordem social; análise de política pública como racionalidade; interpretação jurídica positivista; e uma visão marginalista da influência jurídica. A parte II descreve a estrutura do Direito e a sua relação com a Economia política, incluindo as tendências em direção à reintegração nos aspectos periféricos da Economia política, enfatizando a cooperação social. A conclusão considera o lugar da prática jurídica tradicional em um novo panorama.  NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPRClune, William H.2021-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/8232610.5380/rinc.v8i1.82326Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-133Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-133Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-1332359-563910.5380/rinc.v8i1reponame:Revista de Investigações Constitucionaisinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/82326/44718Direitos autorais 2021 William H. Clunehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-14T15:46:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/82326Revistahttps://revistas.ufpr.br/rincPUBhttps://revistas.ufpr.br/rinc/oairevista@ninc.com.br||2359-56392359-5639opendoar:2021-09-14T15:46:51Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
title Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
spellingShingle Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
Clune, William H.
Direito; Teoria do Estado
Filosofia do Direito; pensamento jurídico; teoria jurídica crítica; Economia Política; Teoria do Estado.
title_short Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
title_full Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
title_fullStr Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
title_full_unstemmed Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
title_sort Desintegração jurídica e uma teoria do Estado
author Clune, William H.
author_facet Clune, William H.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Clune, William H.
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Teoria do Estado
Filosofia do Direito; pensamento jurídico; teoria jurídica crítica; Economia Política; Teoria do Estado.
topic Direito; Teoria do Estado
Filosofia do Direito; pensamento jurídico; teoria jurídica crítica; Economia Política; Teoria do Estado.
description Este artigo descreve uma topologia do pensamento jurídico e as condições sociais de que essa topologia, esse pensamento, é um componente. Propõe-se que o pensamento jurídico seja composto por um núcleo e uma periferia e que toda a estrutura corresponda aproximadamente à dicotômica e fragmentada economia política do moderno Estado de bem-estar social democrático. A parte I é uma descrição da estrutura do pensamento jurídico. Nesse sentido, considera-se que o pensamento jurídico possui um núcleo e uma periferia, ambos os quais interagem de maneiras que denomino transição e reintegração. O núcleo compreende um modelo de Tribunais, litigância e processos judiciais; um modelo de Direito Provado da ordem social; justificação ética; racionalidade interpretativa; e uma visão hegemônica da influência jurídica. A periferia, por sua vez, é composta pela legislação e diplomas; um modelo de Direito Público da ordem social; análise de política pública como racionalidade; interpretação jurídica positivista; e uma visão marginalista da influência jurídica. A parte II descreve a estrutura do Direito e a sua relação com a Economia política, incluindo as tendências em direção à reintegração nos aspectos periféricos da Economia política, enfatizando a cooperação social. A conclusão considera o lugar da prática jurídica tradicional em um novo panorama.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/82326
10.5380/rinc.v8i1.82326
url https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/82326
identifier_str_mv 10.5380/rinc.v8i1.82326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/82326/44718
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 William H. Clune
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 William H. Clune
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-133
Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-133
Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 1 (2021): janeiro/abril; 107-133
2359-5639
10.5380/rinc.v8i1
reponame:Revista de Investigações Constitucionais
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Investigações Constitucionais
collection Revista de Investigações Constitucionais
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revista@ninc.com.br||
_version_ 1797174658538143744