O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Lima, Sabrina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hennig Leal, Mônia Clarissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigações Constitucionais
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003
Resumo: Considerando os recentes debates acerca das políticas públicas relativas a ações afirmativas, como é o caso das cotas raciais, questiona-se: como se dá a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no que tange à proteção das minorias, tomando-se como base a decisão proferida na ADC nº 41? Utiliza-se, na estruturação e organização do texto, o método dedutivo, baseado em pesquisa bibliográfica e em análise de caso. Para tanto, inicialmente são tecidos apontamentos quanto ao controle de constitucionalidade e de sua função estratégica na ordem jurídico-constitucional, para, então, averiguar-se os desdobramentos das políticas de ações afirmativas e o papel do STF na proteção das minorias; por fim, analisa-se criticamente a decisão recentemente proferida no âmbito da ADC nº 41, que se refere à constitucionalidade das cotas para negros em concursos públicos. Conclui-se que há a adoção de uma postura de proteção às minorias, por parte do STF, o qual adota um conceito de minorias não relacionado com a questão numérica, mas sim com o reconhecimento de um grupo de pessoas estigmatizado histórica e socialmente, vítima de uma discriminação estrutural e que, portanto, merece ser objeto de proteção por parte de políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação.
id UFPR-14_9fedd5e739ee032031d530ed65828d8a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/72003
network_acronym_str UFPR-14
network_name_str Revista de Investigações Constitucionais
repository_id_str
spelling O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)Direito; Ciências Sociais AplicadasSupremo Tribunal Federal; políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação; ações afirmativas; minorias; cotas raciais.Considerando os recentes debates acerca das políticas públicas relativas a ações afirmativas, como é o caso das cotas raciais, questiona-se: como se dá a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no que tange à proteção das minorias, tomando-se como base a decisão proferida na ADC nº 41? Utiliza-se, na estruturação e organização do texto, o método dedutivo, baseado em pesquisa bibliográfica e em análise de caso. Para tanto, inicialmente são tecidos apontamentos quanto ao controle de constitucionalidade e de sua função estratégica na ordem jurídico-constitucional, para, então, averiguar-se os desdobramentos das políticas de ações afirmativas e o papel do STF na proteção das minorias; por fim, analisa-se criticamente a decisão recentemente proferida no âmbito da ADC nº 41, que se refere à constitucionalidade das cotas para negros em concursos públicos. Conclui-se que há a adoção de uma postura de proteção às minorias, por parte do STF, o qual adota um conceito de minorias não relacionado com a questão numérica, mas sim com o reconhecimento de um grupo de pessoas estigmatizado histórica e socialmente, vítima de uma discriminação estrutural e que, portanto, merece ser objeto de proteção por parte de políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação.NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPRCAPESCNPqFAPERGSFINEPPPGD UNISCSantos Lima, SabrinaHennig Leal, Mônia Clarissa2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/7200310.5380/rinc.v8i2.72003Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-528Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-528Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-5282359-563910.5380/rinc.v8i2reponame:Revista de Investigações Constitucionaisinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003/45147Direitos autorais 2021 Sabrina Santos Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-25T00:45:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/72003Revistahttps://revistas.ufpr.br/rincPUBhttps://revistas.ufpr.br/rinc/oairevista@ninc.com.br||2359-56392359-5639opendoar:2021-11-25T00:45:05Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
title O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
spellingShingle O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
Santos Lima, Sabrina
Direito; Ciências Sociais Aplicadas
Supremo Tribunal Federal; políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação; ações afirmativas; minorias; cotas raciais.
title_short O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
title_full O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
title_fullStr O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
title_full_unstemmed O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
title_sort O controle de constitucionalidade e a atuação do Supremo Tribunal Federal na proteção das minorias: análise crítica da ADC nº 41 (cotas raciais em concursos públicos)
author Santos Lima, Sabrina
author_facet Santos Lima, Sabrina
Hennig Leal, Mônia Clarissa
author_role author
author2 Hennig Leal, Mônia Clarissa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq
FAPERGS
FINEP
PPGD UNISC
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Lima, Sabrina
Hennig Leal, Mônia Clarissa
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Ciências Sociais Aplicadas
Supremo Tribunal Federal; políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação; ações afirmativas; minorias; cotas raciais.
topic Direito; Ciências Sociais Aplicadas
Supremo Tribunal Federal; políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação; ações afirmativas; minorias; cotas raciais.
description Considerando os recentes debates acerca das políticas públicas relativas a ações afirmativas, como é o caso das cotas raciais, questiona-se: como se dá a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no que tange à proteção das minorias, tomando-se como base a decisão proferida na ADC nº 41? Utiliza-se, na estruturação e organização do texto, o método dedutivo, baseado em pesquisa bibliográfica e em análise de caso. Para tanto, inicialmente são tecidos apontamentos quanto ao controle de constitucionalidade e de sua função estratégica na ordem jurídico-constitucional, para, então, averiguar-se os desdobramentos das políticas de ações afirmativas e o papel do STF na proteção das minorias; por fim, analisa-se criticamente a decisão recentemente proferida no âmbito da ADC nº 41, que se refere à constitucionalidade das cotas para negros em concursos públicos. Conclui-se que há a adoção de uma postura de proteção às minorias, por parte do STF, o qual adota um conceito de minorias não relacionado com a questão numérica, mas sim com o reconhecimento de um grupo de pessoas estigmatizado histórica e socialmente, vítima de uma discriminação estrutural e que, portanto, merece ser objeto de proteção por parte de políticas públicas de inclusão social e de não-discriminação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003
10.5380/rinc.v8i2.72003
url https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003
identifier_str_mv 10.5380/rinc.v8i2.72003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/72003/45147
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sabrina Santos Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sabrina Santos Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-528
Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-528
Revista de Investigações Constitucionais; v. 8, n. 2 (2021): maio/agosto; 507-528
2359-5639
10.5380/rinc.v8i2
reponame:Revista de Investigações Constitucionais
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Investigações Constitucionais
collection Revista de Investigações Constitucionais
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revista@ninc.com.br||
_version_ 1797174658567503872