EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchese, Roselma
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Fernanda Karla, Vera, Ivânia, de Felipe, Rodrigo Lopes, Fernandes, Inaína Lara, Bueno, Alexandre de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074
Resumo: O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação.
id UFPR-15_062e23c24e20e912f146829bad9fa3c8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47074
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGASHEALTH EDUCATION WITH USERS OF ALCOHOL AND OTHER DRUGSEDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGASUsuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde.Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud.Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion.O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação.El objetivo fue analizar la constitución de conocimiento entre personas en rehabilitación de uso y abuso de drogas a partir de grupos de educación en salud. Investigación convergente asistencial con individuos internados en comunidad terapéutica. Se utilizó un cuestionario semiestructurado autoaplicable para analizar el nivel de conocimiento previo y posterior a intervención. Datos recolectados entre agosto de 2013 y febrero de 2014. Participaron del estudio 28 hombres consumidores de múltiples sustancias psicoactivas. Hubo aumento en las definiciones de efectos, reconocimiento de estrategias de rehabilitación, clasificación y acción de sustancias de parte de los participantes. El análisis cualitativo expresó diferencias en la calidad y profundidad de las respuestas previas y posteriores a intervención. La educación en salud edificó el conocimiento de los saberes primarios respecto del uso abusivo de alcohol y otras drogas, y su correlación con el propio comportamiento; además de su contextualización y reflexión acerca de la rehabilitación.The objective of this study was to analyze the acquisition of knowledge among people undergoing rehabilitation for drug abuse in health education groups. Convergent-care research was developed with individuals admitted in therapeutic communities. A semi-structured and self-administered questionnaire for analyzing the level of pre- and post-intervention knowledge was used. Data were collected between August 2013 and February 2014. Twenty-eight male users of multiple psychoactive substances participated in the study. There was an increase in the definitions of the effects, awareness of rehabilitation strategies, substance classification and action by the participants. Qualitative analysis revealed differences in quality and depth of the pre- and post-intervention answers. Health education raised the understanding on basic knowledge related to abuse of alcohol and other drugs, and its correlation to the behavior, in addition to its contextualization and reflection regarding the rehabilitation.Universidade Federal do ParanáAo apoio financeiro da Agência de Fomento à Pesquisa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), edital 06 de 2012.Lucchese, RoselmaNascimento, Fernanda KarlaVera, Ivâniade Felipe, Rodrigo LopesFernandes, Inaína LaraBueno, Alexandre de Assis2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4707410.5380/ce.v21i4.47074Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25139https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25140https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25141https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25144https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25254https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25524https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26001https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26258https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27024https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27025https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27026Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:32:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/47074Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:32:05Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
HEALTH EDUCATION WITH USERS OF ALCOHOL AND OTHER DRUGS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
spellingShingle EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
Lucchese, Roselma
Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde.
Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud.
Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion.
title_short EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
title_full EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
title_fullStr EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
title_full_unstemmed EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
title_sort EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
author Lucchese, Roselma
author_facet Lucchese, Roselma
Nascimento, Fernanda Karla
Vera, Ivânia
de Felipe, Rodrigo Lopes
Fernandes, Inaína Lara
Bueno, Alexandre de Assis
author_role author
author2 Nascimento, Fernanda Karla
Vera, Ivânia
de Felipe, Rodrigo Lopes
Fernandes, Inaína Lara
Bueno, Alexandre de Assis
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ao apoio financeiro da Agência de Fomento à Pesquisa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), edital 06 de 2012.


dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchese, Roselma
Nascimento, Fernanda Karla
Vera, Ivânia
de Felipe, Rodrigo Lopes
Fernandes, Inaína Lara
Bueno, Alexandre de Assis
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde.
Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud.
Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion.
topic Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde.
Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud.
Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion.
description O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074
10.5380/ce.v21i4.47074
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074
identifier_str_mv 10.5380/ce.v21i4.47074
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25139
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25140
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25141
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25144
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25254
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25524
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26001
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26258
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27024
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27025
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27026
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v21i4
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068300547522560