EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074 |
Resumo: | O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação. |
id |
UFPR-15_062e23c24e20e912f146829bad9fa3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47074 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGASHEALTH EDUCATION WITH USERS OF ALCOHOL AND OTHER DRUGSEDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGASUsuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde.Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud.Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion.O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação.El objetivo fue analizar la constitución de conocimiento entre personas en rehabilitación de uso y abuso de drogas a partir de grupos de educación en salud. Investigación convergente asistencial con individuos internados en comunidad terapéutica. Se utilizó un cuestionario semiestructurado autoaplicable para analizar el nivel de conocimiento previo y posterior a intervención. Datos recolectados entre agosto de 2013 y febrero de 2014. Participaron del estudio 28 hombres consumidores de múltiples sustancias psicoactivas. Hubo aumento en las definiciones de efectos, reconocimiento de estrategias de rehabilitación, clasificación y acción de sustancias de parte de los participantes. El análisis cualitativo expresó diferencias en la calidad y profundidad de las respuestas previas y posteriores a intervención. La educación en salud edificó el conocimiento de los saberes primarios respecto del uso abusivo de alcohol y otras drogas, y su correlación con el propio comportamiento; además de su contextualización y reflexión acerca de la rehabilitación.The objective of this study was to analyze the acquisition of knowledge among people undergoing rehabilitation for drug abuse in health education groups. Convergent-care research was developed with individuals admitted in therapeutic communities. A semi-structured and self-administered questionnaire for analyzing the level of pre- and post-intervention knowledge was used. Data were collected between August 2013 and February 2014. Twenty-eight male users of multiple psychoactive substances participated in the study. There was an increase in the definitions of the effects, awareness of rehabilitation strategies, substance classification and action by the participants. Qualitative analysis revealed differences in quality and depth of the pre- and post-intervention answers. Health education raised the understanding on basic knowledge related to abuse of alcohol and other drugs, and its correlation to the behavior, in addition to its contextualization and reflection regarding the rehabilitation.Universidade Federal do ParanáAo apoio financeiro da Agência de Fomento à Pesquisa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), edital 06 de 2012.Lucchese, RoselmaNascimento, Fernanda KarlaVera, Ivâniade Felipe, Rodrigo LopesFernandes, Inaína LaraBueno, Alexandre de Assis2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4707410.5380/ce.v21i4.47074Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25139https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25140https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25141https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25144https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25254https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25524https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26001https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26258https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27024https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27025https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27026Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:32:05Zoai:revistas.ufpr.br:article/47074Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:32:05Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS HEALTH EDUCATION WITH USERS OF ALCOHOL AND OTHER DRUGS EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PESSOAS USUÁRIAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS |
title |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
spellingShingle |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS Lucchese, Roselma Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde. Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud. Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion. |
title_short |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
title_full |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
title_fullStr |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
title_full_unstemmed |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
title_sort |
EDUCACIÓN EN SALUD CON PERSONAS CONSUMIDORAS DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS |
author |
Lucchese, Roselma |
author_facet |
Lucchese, Roselma Nascimento, Fernanda Karla Vera, Ivânia de Felipe, Rodrigo Lopes Fernandes, Inaína Lara Bueno, Alexandre de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Fernanda Karla Vera, Ivânia de Felipe, Rodrigo Lopes Fernandes, Inaína Lara Bueno, Alexandre de Assis |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ao apoio financeiro da Agência de Fomento à Pesquisa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), edital 06 de 2012. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchese, Roselma Nascimento, Fernanda Karla Vera, Ivânia de Felipe, Rodrigo Lopes Fernandes, Inaína Lara Bueno, Alexandre de Assis |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde. Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud. Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion. |
topic |
Usuários de drogas; Educação em saúde; Enfermagem; Saúde pública; Promoção da saúde. Consumidores de Drogas; Educación en Salud; Enfermería; Salud Pública; Promoción de la Salud. Drug users; Health education; Nursing; Public health; Health promotion. |
description |
O objetivo foi analisar a constituição de conhecimento entre pessoas em reabilitação do uso e abuso de drogas a partir de grupos de educação em saúde. Pesquisa convergente assistencial com indivíduos internados em comunidade terapêutica. Utilizou-se um questionário semiestruturado e autoaplicável para analisar o nível de conhecimento pré e pós-intervenção. A coleta ocorreu entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Participaram do estudo 28 homens usuários de múltiplas substâncias psicoativas. Houve aumento nas definições de efeitos, reconhecimento de estratégias de reabilitação, classificação e ação de substâncias pelos participantes. A análise qualitativa revelou diferença na qualidade e na profundidade das respostas pré e pós-intervenção. A educação em saúde edificou o conhecimento dos saberes primários quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e sua correlação com o próprio comportamento, além de sua contextualização e reflexão acerca da reabilitação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074 10.5380/ce.v21i4.47074 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v21i4.47074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/47074/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25139 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25140 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25141 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25144 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25254 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/25524 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26001 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/26258 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27024 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27025 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/47074/27026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cogitare Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016) Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016) Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 4 (2016) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v21i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068300547522560 |