A PESQUISA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL (PCA) LEVADAAO REAL CAMPO DE AÇÃO DA ENFERMAGEM
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6861 |
Resumo: | Consiste da implementação da pesquisa convergente-assistencial (PCA) que se caracteriza pela propriedade de se articular com a prática assistencial em saúde. Desta forma, as ações de assistência vão sendo incorporadas no processo de pesquisa e vice-versa Exemplificamos a implementação da PCA pela sua utilização numa pesquisa que objetivou introduzir inovações no cuidado de enfermagem a partir de um processo de discussão e reflexão com um grupo de 12 pessoas com diabetes mellitus. A PCA consistiu-se instrumento útil no desenvolvimento do projeto da mestranda tanto no que se refere à educação em saúde dos usuários quanto na construção do conhecimento referente ao tema da pesquisa. Os usuários foram beneficiados com uma melhor compreensão de suas problemáticas e com a descoberta de alternativas para lidar com elas. O estudo contribuiu também para o desenvolvimento de conhecimento teórico referente aos modos populares de cuidar de si e prevenir complicações relacionadas a diabetes. |
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A PESQUISA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL (PCA) LEVADAAO REAL CAMPO DE AÇÃO DA ENFERMAGEMThe Assistant Convergent Research Approach (ACRA) applied to a real nursing realmInvestigación Convergente Asistencial (ICA) llevada al real campo de acción del oficio de enfemeríaDiabetes mellitus; Enfermagem; Educação em saúde; Nursing; Health education; Oficio de enfermería; Educación en saludConsiste da implementação da pesquisa convergente-assistencial (PCA) que se caracteriza pela propriedade de se articular com a prática assistencial em saúde. Desta forma, as ações de assistência vão sendo incorporadas no processo de pesquisa e vice-versa Exemplificamos a implementação da PCA pela sua utilização numa pesquisa que objetivou introduzir inovações no cuidado de enfermagem a partir de um processo de discussão e reflexão com um grupo de 12 pessoas com diabetes mellitus. A PCA consistiu-se instrumento útil no desenvolvimento do projeto da mestranda tanto no que se refere à educação em saúde dos usuários quanto na construção do conhecimento referente ao tema da pesquisa. Os usuários foram beneficiados com uma melhor compreensão de suas problemáticas e com a descoberta de alternativas para lidar com elas. O estudo contribuiu também para o desenvolvimento de conhecimento teórico referente aos modos populares de cuidar de si e prevenir complicações relacionadas a diabetes.This paper aims to present the usefulness of the Assistant Convergent Research approach (ACRA) which is characterized by its property of interacting with health assistance. Accordingly, health actions are gradually incorporated to the research process and vice versa. We exemplify the implementation of ACRAthrough its use into a research project that aimed to introduce innovations in the context of practice in which the investigation took place with a group of 12 diabetic patients. ACRA consisted of a useful instrument for the development of the master’s student’s project concerning patients’ health education as well as knowledge building regarding the researched theme. The patients were benefited with a better understanding of their problems and the discovery of healthy ways to deal with their diabetes condition. It also contributed for the theoretical knowledge development regarding the patients’ manners of taking care of themselves as well as preventing related complications to diabetes.Consiste de la implementación de la investigación convergente asistencial (ICA) que se caracteriza por la propiedad de articularse con la práctica asistencial en salud. De esa forma, las acciones de asistencia van siendo incorporadas en el proceso de investigación y viceversa. Ejemplificamos la implementación de la ICA por su utilización en una investigación que tuvo como objetivo introducir innovaciones en el cuidado con el oficio de enfermería a partir de un proceso de discusión y reflexión con un equipo de 12 personas con diabetes mellitus. La ICA consistió de un instrumento útil en el desarrollo del proyecto de la investigadora tanto en referencia a la educación en salud de los usuários, cuanto en la construcción del conocimiento referente al tema de la investigación. Los usuarios fueron beneficiados con una mejor comprensión de sus problemáticas y con la descubierta de alternativas para manosearlas. El estudio contribuyó también para el desarrollo del conocimiento teórico referente a las maneras populares de cuidarse y prevenir complicaciones relacionadas a la diabetes.Universidade Federal do Paraná2006-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/686110.5380/ce.v11i2.6861Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 2 (2006)2176-91331414-853610.5380/ce.v11i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6861/4873Trentini, MercedesBeltrame, Vilmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T21:48:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/6861Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2020-07-13T21:48:20Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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