ENFERMEDADES SEXUALMENTE TRANSMISIBLES: LA PERCEPCIÓN DE LOS ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/46365 |
Resumo: | Este estudo descritivo de abordagem qualitativa buscou conhecer a percepção de adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Foram entrevistados 30 adolescentes de uma escola pública de Diamantina – Minas Gerais, entre agosto e dezembro de 2012. As entrevistas transcritas sofreram o processo de identificação dos núcleos de sentidos e categorização pela Análise de Conteúdo e originaram-se duas categorias: Conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e Formas de aquisição de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha representou a principal forma de prevenção, os riscos ocasionados à saúde e vida social foram morte, aids e preconceito. Os adolescentes conversam com amigos/colegas e as ações sobre essas doenças foram vivenciadas por meio das aulas e palestras. A percepção dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis contribui para repensar a importância de projetos, novos estudos e políticas públicas para reduzir vulnerabilidade e comportamentos de riscos durante a vivência da sexualidade na adolescência. |
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ENFERMEDADES SEXUALMENTE TRANSMISIBLES: LA PERCEPCIÓN DE LOS ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICADOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICASEXUALLY TRANSMITTED DISEASES: THE PERCEPTION OF ADOLESCENTS IN A STATE SCHOOLSexually transmitted diseases; Adolescent; Qualitative research.Enfermedades sexualmente transmisibles; Adolescente; Investigación cualitativa.Doenças sexualmente transmissíveis; Adolescente; Pesquisa qualitativa.Este estudo descritivo de abordagem qualitativa buscou conhecer a percepção de adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Foram entrevistados 30 adolescentes de uma escola pública de Diamantina – Minas Gerais, entre agosto e dezembro de 2012. As entrevistas transcritas sofreram o processo de identificação dos núcleos de sentidos e categorização pela Análise de Conteúdo e originaram-se duas categorias: Conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e Formas de aquisição de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha representou a principal forma de prevenção, os riscos ocasionados à saúde e vida social foram morte, aids e preconceito. Os adolescentes conversam com amigos/colegas e as ações sobre essas doenças foram vivenciadas por meio das aulas e palestras. A percepção dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis contribui para repensar a importância de projetos, novos estudos e políticas públicas para reduzir vulnerabilidade e comportamentos de riscos durante a vivência da sexualidade na adolescência.Este estudio descriptivo de abordaje cualitativo cuyo objetivo fue conocer la percepción de adolescentes sobre enfermedades sexualmente transmisibles. Fueron entrevistados 30 adolescentes de una escuela pública de Diamantina – Minas Gerais, entre agosto y diciembre de 2012. Las entrevistas transcriptas pasaron por proceso de identificación de los núcleos de sentidos y categorización por el Análisis de Contenido y resultaron en dos categorías: Conocimiento acerca de enfermedades sexualmente transmisibles y Formas de adquisición de informaciones sobre enfermedades sexualmente transmisibles. El preservativo fue referido como la principal forma de prevención, los riesgos a la salud y la vida social fueron muerte, SIDA y prejuicio. Los adolescentes charlaron con amigos/compañeros y las acciones acerca de esas enfermedades fueron vividas por medio de las clases y conferencias. La percepción de los adolescentes sobre enfermedades sexualmente transmisibles contribuye para repensar la importancia de proyectos, nuevos estudios y políticas públicas para reducir vulnerabilidad y comportamientos de riesgos durante la vivencia de la sexualidad en la adolescencia.This descriptive study with a qualitative approach sought to investigate the adolescents’ perception regarding sexually transmitted diseases. Interviews were held with 30 adolescents from a state school in Diamantina, Minas Gerais, between August and December 2012. The interviews were transcribed and underwent the process of identification of the nuclei of meaning and categorization by Content Analysis, two categories emerging: Knowledge of sexually transmitted diseases and Ways of acquiring information on sexually transmitted diseases. The condom represented the main form of prevention, and the risks caused to health and social life were death, AIDS and prejudice. The adolescents converse with friends/class-mates, and the actions in relation to these diseases were experienced through lessons and presentations. The adolescents’ perception regarding sexually transmitted diseases contributes to re-thinking the importance of projects, further studies and public policies for reducing vulnerability and behaviors of risk during the experience of sexuality in adolescence.Universidade Federal do ParanáJardim, Fabrine AguilarCampos, Thamara de Souzada Mata, Renan NevesFirmes, Maria da Penha Rodrigues2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4636510.5380/ce.v18i4.46365Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 4 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 4 (2013)Cogitare Enfermagem; v. 18, n. 4 (2013)2176-91331414-853610.5380/ce.v18i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/46365/27853Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:45:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/46365Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:45:13Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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