PROCESSO DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DA FASE DE DIAGNÓSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalize, Daniele Laís
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Kalinowski, Carmen Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5374
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo, que retrata uma observação sistemática, participante, individual e em campo, relativo à aplicação do processo de enfermagem pelos enfermeiros e equipe de enfermagem, com proposta de implantação da fase de diagnóstico. Ocorreu durante a disciplina de Estágio Supervisionado II de um curso de graduação em enfermagem, em duas Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário na cidade de Curitiba, no período de fevereiro a junho de 2004. Apesquisa mostrou que o processo é aplicado, mas de forma incompleta e desarticulada. Verificou-se também que a prescrição não é vista pela equipe de enfermagem como orientadora e que não há dependência dessa para a realização da assistência. Percebeu-se a presença de barreiras que impedem a implementação do processo e que precisam ser transpostas, como a inadequação quanto ao quantitativo de enfermeiros estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Após análise dos dados, decidiu-se pela implantação da fase de diagnóstico e reformulação do impresso de histórico. Realizou-se também um treinamento com os enfermeiros e um manual da sistematização da assistência foi construído. Percebeu-se dificuldades dos enfermeiros na aplicação do impresso de diagnóstico e espera-se que, para tentar superálas, estes continuem com as discussões, visando não somente preencher o papel, mas saber articulá-lo no processo. Acredita-se que este seja mais um passo da caminhada rumo à melhor qualidade da assistência prestada ao ser humano e conseqüente crescimento profissional para a enfermagem, com valorização e autonomia.
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spelling PROCESSO DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DA FASE DE DIAGNÓSTICOProceso de enfermería: experiencia en la implantación de la fase de diagnósticoThe nursing process: experience in the implementation of the diagnostic phaseProcesso de Enfermagem; Implantação; Diagnóstico de Enfermagem; Nurse Process; Implantation; Nurse; Diagnosis; Proceso de Enfermería; Implantación; Diagnostico de EnfermeríaTrata-se de um estudo qualitativo, que retrata uma observação sistemática, participante, individual e em campo, relativo à aplicação do processo de enfermagem pelos enfermeiros e equipe de enfermagem, com proposta de implantação da fase de diagnóstico. Ocorreu durante a disciplina de Estágio Supervisionado II de um curso de graduação em enfermagem, em duas Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário na cidade de Curitiba, no período de fevereiro a junho de 2004. Apesquisa mostrou que o processo é aplicado, mas de forma incompleta e desarticulada. Verificou-se também que a prescrição não é vista pela equipe de enfermagem como orientadora e que não há dependência dessa para a realização da assistência. Percebeu-se a presença de barreiras que impedem a implementação do processo e que precisam ser transpostas, como a inadequação quanto ao quantitativo de enfermeiros estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Após análise dos dados, decidiu-se pela implantação da fase de diagnóstico e reformulação do impresso de histórico. Realizou-se também um treinamento com os enfermeiros e um manual da sistematização da assistência foi construído. Percebeu-se dificuldades dos enfermeiros na aplicação do impresso de diagnóstico e espera-se que, para tentar superálas, estes continuem com as discussões, visando não somente preencher o papel, mas saber articulá-lo no processo. Acredita-se que este seja mais um passo da caminhada rumo à melhor qualidade da assistência prestada ao ser humano e conseqüente crescimento profissional para a enfermagem, com valorização e autonomia.Este trabajo retrata el relato de experiencia acerca de la aplicación del proceso de enfermería por parte de los enfermeros y del equipo de enfermería con la propuesta de implantación de la fase de diagnóstico. Sucedió durante la asignatura de Pasantía Supervisionada II, en dos universidades de terapia intensiva en un hospital universitario en la ciudad de Curitiba, en el periodo de febrero a junio de 2004. Se trata de un estudio calitativo, que representa una observación sistemática, participante, individual y a campo. La investigación mostró que el proceso es aplicado, sin embargo de manera incompleta y desarticulada. También se ha verificado que la prescripción no es vista por el equipo de enfermería como orientada y que no hay dependencia de ésa para la realización de la asistencia. Se percibió la presencia de obstáculos que impiden la implementación del proceso y que necesitan ser transpuestos, como la inadecuación acerca del cuantitativo de los enfermeros establecidos por el Consejo Federal de Enfermería. Después del análisis de los datos, se decidió por la implantación de la fase de diagnóstico y la reformulación del proceso de impreso histórico. También se realizó un entrenamiento con los enfermeros y un guía de sistematización de asistencia ha sido construido. Se percibió dificultades de los enfermeros en la aplicación del impreso de diagnóstico y se espera que, para intentar superarlas, éstos continúen con las discusiones, con el objetivo de no solamente rellenar papeles, sino saber articularlos en el proceso. Se cree que ese sea más un paso en la caminada en dirección a la mejor calidad de asistencia prestada al ser humano y en consecuencia crecimiento profesional para enfermería, con valoración y autonomía.This paper portraits an experience report related to the application of the nursing process by the nurses and the nursing team, with a proposal of implementing the diagnostic phase. It is a qualitative study, that portraits a systematic, participating, individual and in field observation. It occurred during the discipline Supervised Training II, in two Intensive Care Units of a University Hospital in the city of Curitiba/ Brazil, in the period of February to June, 2004. The research showed that the process is applied, but in an incomplete and inarticulate way. It was also verified that the prescription is not seen by the nursing team as an orienting and care-delivery requisite. It was observed the presence of obstacles that hinder the process implementation and need to be overcome, such as the inadequacy concerning the number of nurses established by the Conselho Federal de Enfermagem (Nursing Federal Board). After the data analysis, it was decided for the implementation of the diagnostic phase and reformulation of the history/file print. It was also carried out a training course with the nurses and a manual of the care-delivery systematic was elaborated. Difficulties were perceived on the part of nurses in applying the diagnostic print and, it is expected that in order to try to overcome them, those nurses keep up with the discussion, aiming not only to fill out the form, but also to be able to articulate it in the process. It is believed to be one more step towards the path that will lead to a better quality care delivery to human beings and consequently valuing and autonomous professional growth for nurses.Universidade Federal do Paraná2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/537410.5380/ce.v10i3.5374Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 3 (2005)Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 3 (2005)Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 3 (2005)2176-91331414-853610.5380/ce.v10i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5374/3959Brandalize, Daniele LaísKalinowski, Carmen Elisabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T14:51:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/5374Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T14:51:35Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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