KNOWLEDGE ABOUT CONTRACEPTION AND FACTORS ASSOCIATED WITH PREGNANCY PLANNING IN ADOLESCENCE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55841 |
Resumo: | Objetivo: avaliar o conhecimento de adolescentes sobre práticas contraceptivas e sua associação com gravidez não planejada. Método: estudo transversal, desenvolvido com 258 adolescentes gestantes na Estratégia Saúde da Família, de Teresina-PI. A coleta de dados foi realizada nos meses de janeiro a julho de 2015. A identificação de associações realizou-se por meio do teste qui-quadrado, e a significância estatística foi de p<0,05. A força de associações entre as variáveis foi medida pelos odds ratio e intervalos de confiança (IC=95%). Resultados: a pesquisa mostrou que o baixo conhecimento das práticas contraceptivas está associado ao planejamento de gravidez, aumentando em 4,5% as chances de uma gravidez não planejada. Conclusão: o conhecimento não é o único fator responsável, mas contribui significativamente para o desfecho da gravidez não planejada, considerando que o fato de a adolescente não saber utilizar a pílula do dia seguinte aumenta em 3,93 vezes a chance de ter uma gravidez não planejada. |
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KNOWLEDGE ABOUT CONTRACEPTION AND FACTORS ASSOCIATED WITH PREGNANCY PLANNING IN ADOLESCENCECONOCIMIENTO ACERCA DE LA CONTRACEPCIÓN Y FACTORES ASOCIADOS AL PLANEAMIENTO DE GRAVIDEZ EN LA ADOLESCENCIACONHECIMENTO SOBRE CONTRACEPÇÃO E FATORES ASSOCIADOS AO PLANEJAMENTO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAEnfermagemAdolescente; Anticoncepção; Saúde Reprodutiva; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.Adolescent; Contraception; Reproductive Health; Primary Health Care; Nursing.Adolescente; Anticoncepción; Salud Reproductiva; Atención Primaria a la Salud; Enfermería.Objetivo: avaliar o conhecimento de adolescentes sobre práticas contraceptivas e sua associação com gravidez não planejada. Método: estudo transversal, desenvolvido com 258 adolescentes gestantes na Estratégia Saúde da Família, de Teresina-PI. A coleta de dados foi realizada nos meses de janeiro a julho de 2015. A identificação de associações realizou-se por meio do teste qui-quadrado, e a significância estatística foi de p<0,05. A força de associações entre as variáveis foi medida pelos odds ratio e intervalos de confiança (IC=95%). Resultados: a pesquisa mostrou que o baixo conhecimento das práticas contraceptivas está associado ao planejamento de gravidez, aumentando em 4,5% as chances de uma gravidez não planejada. Conclusão: o conhecimento não é o único fator responsável, mas contribui significativamente para o desfecho da gravidez não planejada, considerando que o fato de a adolescente não saber utilizar a pílula do dia seguinte aumenta em 3,93 vezes a chance de ter uma gravidez não planejada.Objetivo: evaluar el conocimiento de adolescentes acerca de prácticas contraceptivas y su asociación con gravidez no planeada.Método: estudio transversal, desarrollado con 258 adolescentes gestantes en la Estrategia Salud de la Familia, de Teresina-PI. Se recogieronlos datos en los meses de enero a julio de 2015. La identificación de asociaciones se realizó por medio del test chi cuadrado, y la significanciaestadística fue de p<0,05. La fuerza de asociaciones entre las variables fue medida por los odds ratio e intervalos de confianza (IC=95%).Resultados: la investigación apuntó que el poco conocimiento de las prácticas contraceptivas está asociado al planeamiento del embarazo,aumentando en 4,5% las chances de una gravidez no planeada. Conclusión: el conocimiento no es el único factor responsable, perocontribuye de modo significativo para el desenlace de la gravidez no planeada, considerando que el hecho de que la adolescente no sabeutilizar la píldora del día siguiente aumenta en 3,93 veces la chance de tener un embarazo no planeado.Objective: to evaluate the knowledge of adolescents regarding contraceptive practices and their association with unplannedpregnancies. Method: a cross-sectional study, developed with 258 pregnant adolescents in the Family Health Strategy of Teresina-PI. Datacollection was performed from January to July 2015. The associations were identified using the chi-square test, with statistical significancebeing p<0.05. The strength of associations between the variables was measured through odds ratios and confidence intervals (CI=95%).Results: the study showed that low knowledge of contraceptive practices was associated with pregnancy planning, increasing the chancesof an unplanned pregnancy by 4.5%. Conclusion: knowledge is not the only factor responsible, however, it contributes significantly to theoutcome of unplanned pregnancy, considering that when the adolescent did not know how to use the morning-after pill, the chance of havingan unplanned pregnancy increased by 3.93 times.Universidade Federal do Paranáde Araújo, Anna Karolina LagesNery, Inez Sampaio2018-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTransversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5584110.5380/ce.v23i2.55841Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 2 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 2 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 2 (2018)2176-91331414-853610.5380/ce.v23i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55841/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55841/pdf_1https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55841/31591https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55841/31592https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55841/31593Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:20:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/55841Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:20:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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