NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sade, Priscila Meyenberg Cunha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peres, Aida Maris, Pedroso, João Vanderlei Machado, Larocca, Liliana Müller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever a trajetória e contribuição na institucionalização da educação permanente nas organizações hospitalares desde sua fundação até os dias atuais. Pesquisa histórico-social, fundamentada na análise das fontes do acervo de um núcleo de enfermeiros do estado do Paraná, realizada entre o período de março de 2013 e janeiro de 2014. As transformações ocorridas nesse núcleo, ao longo de quase cinco anos, consolidaram-no como espaço efetivo para discussão e reflexão na construção de conhecimentos relacionados aos processos de educação nessas organizações hospitalares. Conclui-se que espaços como este possibilitam uma visão crítica dos movimentos históricos até os tempos atuais, que envolvem a Proposta da Educação Permanente em Saúde; auxiliam na compreensão do presente, de forma reflexiva; e, fornecem perspectivas futuras para a área de Enfermagem.
id UFPR-15_339693167f243556d06d6918d26a06aa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44335
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕESCENTER OF CONTINUING EDUCATION OF NURSES OF PARANÁ: HISTORY AND CONTRIBUTIONSNÚCLEO DE ENFERMEROS DE EDUCACIÓN PERMANENTE DEL PARANÁ: TRAYECTORIA Y CONTRIBUCIONESEnfermagem; História de enfermagemEnfermagem; História da enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem.Enfermería; Historia de la enfermería; Educación continuada en enfermería; Investigación en administración de enfermería.Nursing, History of nursing; Continuing education in nursing; Research in nursing management.O objetivo deste estudo foi descrever a trajetória e contribuição na institucionalização da educação permanente nas organizações hospitalares desde sua fundação até os dias atuais. Pesquisa histórico-social, fundamentada na análise das fontes do acervo de um núcleo de enfermeiros do estado do Paraná, realizada entre o período de março de 2013 e janeiro de 2014. As transformações ocorridas nesse núcleo, ao longo de quase cinco anos, consolidaram-no como espaço efetivo para discussão e reflexão na construção de conhecimentos relacionados aos processos de educação nessas organizações hospitalares. Conclui-se que espaços como este possibilitam uma visão crítica dos movimentos históricos até os tempos atuais, que envolvem a Proposta da Educação Permanente em Saúde; auxiliam na compreensão do presente, de forma reflexiva; e, fornecem perspectivas futuras para a área de Enfermagem.Estudio cuyo objetivo fue describir la trayectoria y la contribución para la institucionalización de la educación permanente en las organizaciones hospitalares de su fundación hasta los días actuales. La investigación histórico social fue fundamentada en el análisis de las fuentes del acervo de un núcleo de enfermeros del estado de Paraná, realizada entre el periodo de marzo de 2013 a enero de 2014. Los cambios ocurridos en ese núcleo, a lo largo de casi cinco años, lo consolidaron como espacio efectivo para discusión y reflexión en la construcción de conocimientos referentes a los procesos de educación en esas organizaciones hospitalares. Se concluye que espacios como este posibilitan una visión crítica de los movimientos históricos hasta los tiempos actuales, los cuales se relacionan a la Propuesta de la Educación Permanente en Salud; ayudan en la compresión del presente, de forma reflexiva; y, fornecen perspectivas futuras para el área de Enfermería.The present study aimed to describe the history and contribution in the institutionalization of continuing education in hospital institutions from its beginnings up until the present day. Historical social research based on analysis of sources of the collection of a center of nurses in the state of Paraná, performed between March 2013 and January 2014. The transformations occurred in the referred center, over almost five years, turned it into an effective space for discussing and reflect on the construction of knowledge related to the education processes in hospital institutions. It is concluded that these spaces are suitable for the establishment of a critical view of historical movements until now related to the Proposal of Continuing Health Education; shed light on the current situation and provide a future outlook for the Nursing field.Universidade Federal do ParanáSade, Priscila Meyenberg CunhaPeres, Aida MarisPedroso, João Vanderlei MachadoLarocca, Liliana Müller2016-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa histórico-socialapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4433510.5380/ce.v21i2.44335Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335/28017https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335/28018https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/22939https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/22940https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24501https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24566https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24567https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24818https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24915https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24916https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24917https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24918Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:37:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/44335Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:37:30Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
CENTER OF CONTINUING EDUCATION OF NURSES OF PARANÁ: HISTORY AND CONTRIBUTIONS
NÚCLEO DE ENFERMEROS DE EDUCACIÓN PERMANENTE DEL PARANÁ: TRAYECTORIA Y CONTRIBUCIONES
title NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
spellingShingle NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
Sade, Priscila Meyenberg Cunha
Enfermagem; História de enfermagem
Enfermagem; História da enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem.
Enfermería; Historia de la enfermería; Educación continuada en enfermería; Investigación en administración de enfermería.
Nursing, History of nursing; Continuing education in nursing; Research in nursing management.
title_short NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
title_full NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
title_fullStr NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
title_full_unstemmed NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
title_sort NÚCLEO DE ENFERMEIROS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PARANÁ: TRAJETÓRIA E CONTRIBUIÇÕES
author Sade, Priscila Meyenberg Cunha
author_facet Sade, Priscila Meyenberg Cunha
Peres, Aida Maris
Pedroso, João Vanderlei Machado
Larocca, Liliana Müller
author_role author
author2 Peres, Aida Maris
Pedroso, João Vanderlei Machado
Larocca, Liliana Müller
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Sade, Priscila Meyenberg Cunha
Peres, Aida Maris
Pedroso, João Vanderlei Machado
Larocca, Liliana Müller
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; História de enfermagem
Enfermagem; História da enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem.
Enfermería; Historia de la enfermería; Educación continuada en enfermería; Investigación en administración de enfermería.
Nursing, History of nursing; Continuing education in nursing; Research in nursing management.
topic Enfermagem; História de enfermagem
Enfermagem; História da enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em administração de enfermagem.
Enfermería; Historia de la enfermería; Educación continuada en enfermería; Investigación en administración de enfermería.
Nursing, History of nursing; Continuing education in nursing; Research in nursing management.
description O objetivo deste estudo foi descrever a trajetória e contribuição na institucionalização da educação permanente nas organizações hospitalares desde sua fundação até os dias atuais. Pesquisa histórico-social, fundamentada na análise das fontes do acervo de um núcleo de enfermeiros do estado do Paraná, realizada entre o período de março de 2013 e janeiro de 2014. As transformações ocorridas nesse núcleo, ao longo de quase cinco anos, consolidaram-no como espaço efetivo para discussão e reflexão na construção de conhecimentos relacionados aos processos de educação nessas organizações hospitalares. Conclui-se que espaços como este possibilitam uma visão crítica dos movimentos históricos até os tempos atuais, que envolvem a Proposta da Educação Permanente em Saúde; auxiliam na compreensão do presente, de forma reflexiva; e, fornecem perspectivas futuras para a área de Enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórico-social
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335
10.5380/ce.v21i2.44335
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335
identifier_str_mv 10.5380/ce.v21i2.44335
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335/28017
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/44335/28018
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/22939
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/22940
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24501
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24566
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24567
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24818
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24915
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24916
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24917
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/44335/24918
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 2 (2016)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v21i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068299841830912