Nursing undergraduates perception on child abuse
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4999 |
Resumo: | Neste estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, objetivou-se investigar a percepção de acadêmicos do sétimo semestre do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública, acerca da sua instrumentalização para reconhecer e cuidar crianças e adolescentes vitimados pela violência. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita. Seguiu-se a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. Adotou-se a análise de conteúdo como técnica analítica. Dos vinte respondentes, metade se declara despreparada para identificar situações de violência, no entanto reconheceram a Consulta de Enfermagem como meio diagnóstico e descrevem a negligência como violência. Citam suas condutas, porém não manifestam a necessidade de acompanhamento dos casos o que dificulta a avaliação da eficácia das ações. Referem o tratamento psicológico da criança e família como forma de interromper o ciclo da violência e a integração família e escola como alternativa de abordagem do problema. |
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Nursing undergraduates perception on child abuseLa percepción de estudiantes del último semestre de enfermería acerca de la violencia contra el ninoA PERCEPÇÃO DE FORMANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇACriança; Violência; Violência doméstica; Maus-tratos infantis; Negligência; Child; Abuse; Domestic Abuse; Child maltreatment; Negligence; Niño;Violencia; Violencia Doméstica; Malos Tratos a los Niños; NegligenciaNeste estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, objetivou-se investigar a percepção de acadêmicos do sétimo semestre do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública, acerca da sua instrumentalização para reconhecer e cuidar crianças e adolescentes vitimados pela violência. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita. Seguiu-se a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. Adotou-se a análise de conteúdo como técnica analítica. Dos vinte respondentes, metade se declara despreparada para identificar situações de violência, no entanto reconheceram a Consulta de Enfermagem como meio diagnóstico e descrevem a negligência como violência. Citam suas condutas, porém não manifestam a necessidade de acompanhamento dos casos o que dificulta a avaliação da eficácia das ações. Referem o tratamento psicológico da criança e família como forma de interromper o ciclo da violência e a integração família e escola como alternativa de abordagem do problema.En ese estudio exploratorio descriptivo, con abordaje cualitativo, el objetivo fue investigar la percepción de académicos del séptimo semestre del curso de Enfermería de una universidad pública, acerca de su instrumentalización para reconocer y cuidar de niños y adolescentes víctimas de violencia. Los datos fueron recogidos por medio de entrevista semiestructurada, grabada y transcripta. Fue adoptada la Resolución 196/96 que reglamenta la investigación con seres humanos. Como técnica fue utilizado el análisis de contenido. De los veinte entrevistados, la mitad se declaró sin preparación para identificar situaciones de violencia, pero reconoce la Consulta de Enfermería como medio de diagnosticar, describiendo la negligencia como violencia. Hablan de sus conductas, pero no manifiestan la necesidad de acompañamiento de lso casos, lo que dificulta la evaluación de la eficacia de las aciones. Se refieren al tratamiento psicológico del niño y de la familia como modo de interrumpir el ciclo de violencia y, la integración de la familia y de la escuela, como alternativa de abordaje del problema.This descriptive exploratory study, qualitative approach, objectified to investigate undergraduates, attending the seventh semester of the Nursing course in a public university, and their perception on their skills to recognize and deliver care to abused children and teenagers. Data collection was effected by means of a semi-structured, recorded and transcribed interview. It complied with Resolution 196/96 on research with human beings. Content analysis was adopted for the technical exam. Half of the twenty respondents reported unprepared to identify abuse situations, but they recognized Nursing Consultation as a diagnostic way and described negligence as abuse. They report their action taking but do not realize the need for case follow-up which makes hard the evaluation of their action effectiveness. They recommend child and familys psychological treatment to disrupt the abuse cycle and family/ school integration as an option to address the problem.Universidade Federal do ParanáSchwanck, Ronídia HendlerPauletti, GlauniseZorzo, Jeli Adriani TormamGomes, Vera Lúcia de Oliveira2005-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/499910.5380/ce.v10i2.4999Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 2 (2005)Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 2 (2005)Cogitare Enfermagem; v. 10, n. 2 (2005)2176-91331414-853610.5380/ce.v10i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4999/3781info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-01T14:41:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/4999Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-01T14:41:36Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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