A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática". |
id |
UFPR-15_4a2d0e42e03f76e786ca1bef28b223a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/10034 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UELTHE ACTIVE METHODOLOGY AT THE NURSING COURSE RESIDENCY IN MANAGEMENT OF LONDRINA STATE UNIVERSITYLA METODOLOGÍA ACTIVA EN LA RESIDENCIA EN ADMINISTRACIÓN DEL CURSO DE ENFERMERÍA DE UELEnsino; Metodologias de ensino.Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática".Qualitative descriptive research which objectified to assess the accomplishment of a subject module that applied the active teaching-learning methodology called "Practice Report" under the perspective of the first team of residency students in Nursing Services Management at Londrina State University. This module lasted two months and combined both class discussion moments and self-study moments in which the residency students focused on theory. The themes approached evolved from the students’ daily routine at their workplace which varied between clinical surgical wards or emergency wards at medium and high complexity hospitals in Londrina – PR. After this module, the students assessed the course during meetings and also answering a questionnaire of open questions. At the end of the assessment it was clear that the residents were satisfied with the result of the "Practice Report" methodology.Este estudio tuvo como objetivo evaluar, según la observación de las estudiantes de la primera clase de la residencia en administración de servicios de enfermería de la Universidad Estatal de Londrina, el aprovechamiento de un módulo durante el cual se utilizó la metodología activa de enseñanza-aprendizaje denominada "Informe de la práctica". Ese módulo fue desarrollado a lo largo de dos meses, divididos entre momentos de discusión en sala de clase y momentos reservados para estudio, donde las residentes buscaban la parte teórica. Los temas abordados eran del cotidiano de las residentes en sus sitios de trabajo, que variaban entre la unidad hospitalaria clínico-quirúrgica y la unidad de emergencia de hospitales de media y alta complejidad de Londrina/PR. Tras el módulo, las residentes evaluaron el curso por medio de reuniones y también respondieron a un formulario conteniendo cuestiones abiertas. Al final de la evaluación, quedó en evidencia la satisfacción de las residentes con el resultado de la aplicación de la metodología "Informe de la práctica".Universidade Federal do Paraná2007-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1003410.5380/ce.v12i3.10034Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)2176-91331414-853610.5380/ce.v12i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034/6892Vannuchi, Marli T OliveiraCampos, João José Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T14:26:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/10034Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T14:26:58Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL THE ACTIVE METHODOLOGY AT THE NURSING COURSE RESIDENCY IN MANAGEMENT OF LONDRINA STATE UNIVERSITY LA METODOLOGÍA ACTIVA EN LA RESIDENCIA EN ADMINISTRACIÓN DEL CURSO DE ENFERMERÍA DE UEL |
title |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
spellingShingle |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL Vannuchi, Marli T Oliveira Ensino; Metodologias de ensino. |
title_short |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
title_full |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
title_fullStr |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
title_full_unstemmed |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
title_sort |
A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL |
author |
Vannuchi, Marli T Oliveira |
author_facet |
Vannuchi, Marli T Oliveira Campos, João José Batista de |
author_role |
author |
author2 |
Campos, João José Batista de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vannuchi, Marli T Oliveira Campos, João José Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Metodologias de ensino. |
topic |
Ensino; Metodologias de ensino. |
description |
Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática". |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034 10.5380/ce.v12i3.10034 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v12i3.10034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034/6892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007) Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007) Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v12i3 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068292282646528 |