A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vannuchi, Marli T Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Campos, João José Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034
Resumo: Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática".
id UFPR-15_4a2d0e42e03f76e786ca1bef28b223a6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/10034
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UELTHE ACTIVE METHODOLOGY AT THE NURSING COURSE RESIDENCY IN MANAGEMENT OF LONDRINA STATE UNIVERSITYLA METODOLOGÍA ACTIVA EN LA RESIDENCIA EN ADMINISTRACIÓN DEL CURSO DE ENFERMERÍA DE UELEnsino; Metodologias de ensino.Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática".Qualitative descriptive research which objectified to assess the accomplishment of a subject module that applied the active teaching-learning methodology called "Practice Report" under the perspective of the first team of residency students in Nursing Services Management at Londrina State University. This module lasted two months and combined both class discussion moments and self-study moments in which the residency students focused on theory. The themes approached evolved from the students’ daily routine at their workplace which varied between clinical surgical wards or emergency wards at medium and high complexity hospitals in Londrina – PR. After this module, the students assessed the course during meetings and also answering a questionnaire of open questions. At the end of the assessment it was clear that the residents were satisfied with the result of the "Practice Report" methodology.Este estudio tuvo como objetivo evaluar, según la observación de las estudiantes de la primera clase de la residencia en administración de servicios de enfermería de la Universidad Estatal de Londrina, el aprovechamiento de un módulo durante el cual se utilizó la metodología activa de enseñanza-aprendizaje denominada "Informe de la práctica". Ese módulo fue desarrollado a lo largo de dos meses, divididos entre momentos de discusión en sala de clase y momentos reservados para estudio, donde las residentes buscaban la parte teórica. Los temas abordados eran del cotidiano de las residentes en sus sitios de trabajo, que variaban entre la unidad hospitalaria clínico-quirúrgica y la unidad de emergencia de hospitales de media y alta complejidad de Londrina/PR. Tras el módulo, las residentes evaluaron el curso por medio de reuniones y también respondieron a un formulario conteniendo cuestiones abiertas. Al final de la evaluación, quedó en evidencia la satisfacción de las residentes con el resultado de la aplicación de la metodología "Informe de la práctica".Universidade Federal do Paraná2007-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1003410.5380/ce.v12i3.10034Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)2176-91331414-853610.5380/ce.v12i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034/6892Vannuchi, Marli T OliveiraCampos, João José Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T14:26:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/10034Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T14:26:58Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
THE ACTIVE METHODOLOGY AT THE NURSING COURSE RESIDENCY IN MANAGEMENT OF LONDRINA STATE UNIVERSITY
LA METODOLOGÍA ACTIVA EN LA RESIDENCIA EN ADMINISTRACIÓN DEL CURSO DE ENFERMERÍA DE UEL
title A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
spellingShingle A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
Vannuchi, Marli T Oliveira
Ensino; Metodologias de ensino.
title_short A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
title_full A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
title_fullStr A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
title_full_unstemmed A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
title_sort A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL
author Vannuchi, Marli T Oliveira
author_facet Vannuchi, Marli T Oliveira
Campos, João José Batista de
author_role author
author2 Campos, João José Batista de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vannuchi, Marli T Oliveira
Campos, João José Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Metodologias de ensino.
topic Ensino; Metodologias de ensino.
description Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática".
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034
10.5380/ce.v12i3.10034
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034
identifier_str_mv 10.5380/ce.v12i3.10034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10034/6892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)
Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)
Cogitare Enfermagem; v. 12, n. 3 (2007)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v12i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068292282646528