O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paulo Alexandre Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sousa, Paulino, Silva, Abel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29299
Resumo: Este resumo deriva de tese centrada no domínio do doente com ‘confusão’. Emergiu de um processo de investigação-ação desenvolvido em uma unidade de doentes agudos do foro médico, entre 2007 a 2010,  no Hospital Pedro Hispano -Portugal, onde se concretizou um percurso de mudança. Caracterizou-se como pesquisa exploratória, descritiva e correlacional cujos objetivos foram: identificar um modelo de cuidados que suportasse a ação e a gestão do doente confuso, pelos enfermeiros; identificar a utilidade clínica do foco ‘confusão’ para os enfermeiros; identificar as condições do doente que interferiam na conceção de cuidados de enfermagem ao doente confuso; identificar as intervenções de enfermagem que se mostravam mais adequadas para lidar com o doente confuso; e identificar os fatores que interferiram com o processo de mudança na estrutura e nos conteúdos que suportam e consubstanciam os cuidados a esses doentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas a 19 enfermeiros, análise de documentação e observação participante, e submetidos à análise iterativa. Esta investigação teve por base a adoção de um paradigma construtivista para gerar uma Teoria Fundamentada nos Dados explicativa da mudança na assistência ao doente confuso. O refinamento diagnóstico, com a introdução da Escala de Confusão Neecham; a consideração de condições como o status funcional e a resposta comportamental, que influem na identificação de problemas co-relacionados, como por exemplo, risco de queda; e a implementação de intervenções, como a Orientação para a Realidade e a Terapia de Validação, alicerçadas numa estrutura de apoio à decisão clínica dos enfermeiros, tradutoras de mudanças nas práticas de cuidados, teve impacto positivo sobre os doentes: a) melhoria objetiva na qualidade do diagnóstico; b) consciencialização da natureza das intervenções mobilizáveis para lidar com a ‘confusão’ do doente, muito para além do que existia; c) quantidade e qualidade dos itens de informação (representação na documentação) muito superior; d) definição de um modelo de abordagem a diferentes tipos de doentes com ‘confusão’; e em termos de validação, e) as intervenções que contribuíram para ganhos em saúde; f) capacidade do modelo para interferir positivamente na prevenção da queda; e g) opinião positiva dos enfermeiros relativamente ao sistema.
id UFPR-15_4b33141e8d284b7af01f9a36748f2693
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29299
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALARConfusão; Técnicas de apoio para a decisão; EnfermagemEste resumo deriva de tese centrada no domínio do doente com ‘confusão’. Emergiu de um processo de investigação-ação desenvolvido em uma unidade de doentes agudos do foro médico, entre 2007 a 2010,  no Hospital Pedro Hispano -Portugal, onde se concretizou um percurso de mudança. Caracterizou-se como pesquisa exploratória, descritiva e correlacional cujos objetivos foram: identificar um modelo de cuidados que suportasse a ação e a gestão do doente confuso, pelos enfermeiros; identificar a utilidade clínica do foco ‘confusão’ para os enfermeiros; identificar as condições do doente que interferiam na conceção de cuidados de enfermagem ao doente confuso; identificar as intervenções de enfermagem que se mostravam mais adequadas para lidar com o doente confuso; e identificar os fatores que interferiram com o processo de mudança na estrutura e nos conteúdos que suportam e consubstanciam os cuidados a esses doentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas a 19 enfermeiros, análise de documentação e observação participante, e submetidos à análise iterativa. Esta investigação teve por base a adoção de um paradigma construtivista para gerar uma Teoria Fundamentada nos Dados explicativa da mudança na assistência ao doente confuso. O refinamento diagnóstico, com a introdução da Escala de Confusão Neecham; a consideração de condições como o status funcional e a resposta comportamental, que influem na identificação de problemas co-relacionados, como por exemplo, risco de queda; e a implementação de intervenções, como a Orientação para a Realidade e a Terapia de Validação, alicerçadas numa estrutura de apoio à decisão clínica dos enfermeiros, tradutoras de mudanças nas práticas de cuidados, teve impacto positivo sobre os doentes: a) melhoria objetiva na qualidade do diagnóstico; b) consciencialização da natureza das intervenções mobilizáveis para lidar com a ‘confusão’ do doente, muito para além do que existia; c) quantidade e qualidade dos itens de informação (representação na documentação) muito superior; d) definição de um modelo de abordagem a diferentes tipos de doentes com ‘confusão’; e em termos de validação, e) as intervenções que contribuíram para ganhos em saúde; f) capacidade do modelo para interferir positivamente na prevenção da queda; e g) opinião positiva dos enfermeiros relativamente ao sistema.Universidade Federal do ParanáMarques, Paulo Alexandre OliveiraSousa, PaulinoSilva, Abel2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2929910.5380/ce.v17i3.29299Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29299/19054info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:37:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/29299Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:37:35Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
title O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
spellingShingle O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
Marques, Paulo Alexandre Oliveira
Confusão; Técnicas de apoio para a decisão; Enfermagem
title_short O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
title_full O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
title_fullStr O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
title_full_unstemmed O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
title_sort O DOENTE CONFUSO E A AÇÃO DE ENFERMAGEM, EM MEIO HOSPITALAR
author Marques, Paulo Alexandre Oliveira
author_facet Marques, Paulo Alexandre Oliveira
Sousa, Paulino
Silva, Abel
author_role author
author2 Sousa, Paulino
Silva, Abel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Paulo Alexandre Oliveira
Sousa, Paulino
Silva, Abel
dc.subject.por.fl_str_mv Confusão; Técnicas de apoio para a decisão; Enfermagem
topic Confusão; Técnicas de apoio para a decisão; Enfermagem
description Este resumo deriva de tese centrada no domínio do doente com ‘confusão’. Emergiu de um processo de investigação-ação desenvolvido em uma unidade de doentes agudos do foro médico, entre 2007 a 2010,  no Hospital Pedro Hispano -Portugal, onde se concretizou um percurso de mudança. Caracterizou-se como pesquisa exploratória, descritiva e correlacional cujos objetivos foram: identificar um modelo de cuidados que suportasse a ação e a gestão do doente confuso, pelos enfermeiros; identificar a utilidade clínica do foco ‘confusão’ para os enfermeiros; identificar as condições do doente que interferiam na conceção de cuidados de enfermagem ao doente confuso; identificar as intervenções de enfermagem que se mostravam mais adequadas para lidar com o doente confuso; e identificar os fatores que interferiram com o processo de mudança na estrutura e nos conteúdos que suportam e consubstanciam os cuidados a esses doentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas a 19 enfermeiros, análise de documentação e observação participante, e submetidos à análise iterativa. Esta investigação teve por base a adoção de um paradigma construtivista para gerar uma Teoria Fundamentada nos Dados explicativa da mudança na assistência ao doente confuso. O refinamento diagnóstico, com a introdução da Escala de Confusão Neecham; a consideração de condições como o status funcional e a resposta comportamental, que influem na identificação de problemas co-relacionados, como por exemplo, risco de queda; e a implementação de intervenções, como a Orientação para a Realidade e a Terapia de Validação, alicerçadas numa estrutura de apoio à decisão clínica dos enfermeiros, tradutoras de mudanças nas práticas de cuidados, teve impacto positivo sobre os doentes: a) melhoria objetiva na qualidade do diagnóstico; b) consciencialização da natureza das intervenções mobilizáveis para lidar com a ‘confusão’ do doente, muito para além do que existia; c) quantidade e qualidade dos itens de informação (representação na documentação) muito superior; d) definição de um modelo de abordagem a diferentes tipos de doentes com ‘confusão’; e em termos de validação, e) as intervenções que contribuíram para ganhos em saúde; f) capacidade do modelo para interferir positivamente na prevenção da queda; e g) opinião positiva dos enfermeiros relativamente ao sistema.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29299
10.5380/ce.v17i3.29299
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29299
identifier_str_mv 10.5380/ce.v17i3.29299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29299/19054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v17i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068294890455040