PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84427 |
Resumo: | Objetivo: analisar as percepções de acadêmicos e supervisores sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”. Método: estudo transversal realizado em Mato Grosso do Sul – Brasil, de dezembro de 2020 a março de 2021, em duas etapas: 1) Exploratória (quantitativa), via análise de relatórios dos 33 supervisores e 90 acadêmicos convocados, aplicação de questionário on-line; 2) Profundidade (qualitativa), utilizando a técnica do grupo focal remoto, com amostra por conveniência. Realizada análise descritiva e de conteúdo. Resultados: foram identificados os motivos de adesão e permanência à ação (bolsa, horas de estágio e responsabilidade social), os aspectos pedagógicos (capacitação, avaliação e apoio das instituições de ensino e gestão) e as contribuições da ação (assistência e formação profissional). Conclusão: as percepções gerais dos recrutados são positivas. Aspectos pedagógicos relacionados à avaliação dos acadêmicos e apoio das instituições de ensino superior devem ser revistos, para ações mais assertivas em momentos de crise sanitária. |
id |
UFPR-15_4cf55f7514cba97c1add285fb181e22b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84427 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”Saúde Coletiva. Formação em Saúde. Pandemia. COVID-19.Educação Superior; Sistema Único de Saúde; COVID-19; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública.Objetivo: analisar as percepções de acadêmicos e supervisores sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”. Método: estudo transversal realizado em Mato Grosso do Sul – Brasil, de dezembro de 2020 a março de 2021, em duas etapas: 1) Exploratória (quantitativa), via análise de relatórios dos 33 supervisores e 90 acadêmicos convocados, aplicação de questionário on-line; 2) Profundidade (qualitativa), utilizando a técnica do grupo focal remoto, com amostra por conveniência. Realizada análise descritiva e de conteúdo. Resultados: foram identificados os motivos de adesão e permanência à ação (bolsa, horas de estágio e responsabilidade social), os aspectos pedagógicos (capacitação, avaliação e apoio das instituições de ensino e gestão) e as contribuições da ação (assistência e formação profissional). Conclusão: as percepções gerais dos recrutados são positivas. Aspectos pedagógicos relacionados à avaliação dos acadêmicos e apoio das instituições de ensino superior devem ser revistos, para ações mais assertivas em momentos de crise sanitária.Universidade Federal do ParanáFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).Cunha, Inara Pereira daMoraes, Sílvia Helena Mendonça dePereira, Ewângela AparecidaOshiro, Maria de LourdesAssis, André Vinicius Batista dePessalacia, Juliana Dias ReisNascimento, Débora Dupas Gonçalves do2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8442710.5380/ce.v27i0.84427Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84427/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51679https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51680https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51681https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51682https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/52224https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/52225https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53213https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53593https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53801https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53802Direitos autorais 2022 Os autoreshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T16:45:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/84427Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-31T16:45:01Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
title |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” Cunha, Inara Pereira da Saúde Coletiva. Formação em Saúde. Pandemia. COVID-19. Educação Superior; Sistema Único de Saúde; COVID-19; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública. |
title_short |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
title_full |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
title_sort |
PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO” |
author |
Cunha, Inara Pereira da |
author_facet |
Cunha, Inara Pereira da Moraes, Sílvia Helena Mendonça de Pereira, Ewângela Aparecida Oshiro, Maria de Lourdes Assis, André Vinicius Batista de Pessalacia, Juliana Dias Reis Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de Pereira, Ewângela Aparecida Oshiro, Maria de Lourdes Assis, André Vinicius Batista de Pessalacia, Juliana Dias Reis Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Inara Pereira da Moraes, Sílvia Helena Mendonça de Pereira, Ewângela Aparecida Oshiro, Maria de Lourdes Assis, André Vinicius Batista de Pessalacia, Juliana Dias Reis Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Coletiva. Formação em Saúde. Pandemia. COVID-19. Educação Superior; Sistema Único de Saúde; COVID-19; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública. |
topic |
Saúde Coletiva. Formação em Saúde. Pandemia. COVID-19. Educação Superior; Sistema Único de Saúde; COVID-19; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública. |
description |
Objetivo: analisar as percepções de acadêmicos e supervisores sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”. Método: estudo transversal realizado em Mato Grosso do Sul – Brasil, de dezembro de 2020 a março de 2021, em duas etapas: 1) Exploratória (quantitativa), via análise de relatórios dos 33 supervisores e 90 acadêmicos convocados, aplicação de questionário on-line; 2) Profundidade (qualitativa), utilizando a técnica do grupo focal remoto, com amostra por conveniência. Realizada análise descritiva e de conteúdo. Resultados: foram identificados os motivos de adesão e permanência à ação (bolsa, horas de estágio e responsabilidade social), os aspectos pedagógicos (capacitação, avaliação e apoio das instituições de ensino e gestão) e as contribuições da ação (assistência e formação profissional). Conclusão: as percepções gerais dos recrutados são positivas. Aspectos pedagógicos relacionados à avaliação dos acadêmicos e apoio das instituições de ensino superior devem ser revistos, para ações mais assertivas em momentos de crise sanitária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84427 10.5380/ce.v27i0.84427 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84427 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.84427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84427/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51679 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51680 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51681 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/51682 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/52224 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/52225 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53213 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53593 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53801 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84427/53802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068304777478144 |