APP TO EVALUATE THE LEVEL OF CONSCIOUSNESS IN ADULTS: TECHNOLOGICAL PRODUCTION IN NURSING
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60338 |
Resumo: | Objetivo: desenvolver um aplicativo para a avaliação do nível de consciência em adultos.Método: produção tecnológica, estruturada a partir do referencial teórico da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e desenvolvido considerando os passos do design instrucional contextualizado (análise, design, desenvolvimento, avaliação). Estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, de maio de 2014 a abril de 2015.Resultados: o aplicativo apresenta os conteúdos: escalas para avaliação do nível de consciência, avaliação pupilar, reflexos e padrão respiratório, apresentados aos usuários por meio de textos curtos com breves explicações, imagens e vídeos.Conclusão: o aplicativo pode facilitar o estudo sobre a temática em qualquer hora ou local, permitindo inclusive sua aplicação à beira do leito, contribuindo assim para melhorias do ensino, assistência e segurança de pacientes em estado crítico. O resultado da avaliação da tecnologia por docentes e estudantes será objeto de estudos futuros. |
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APP TO EVALUATE THE LEVEL OF CONSCIOUSNESS IN ADULTS: TECHNOLOGICAL PRODUCTION IN NURSINGAPLICACIÓN PARA EVALUACIÓN DEL NÍVEL DE CONSCIENCIA EN ADULTOS: PRODUCCIÓN TECNOLÓGICA EN ENFERMERÍAAPLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA EM ADULTOS: PRODUÇÃO TECNOLÓGICA EM ENFERMAGEMEnfermagem; Enfermagem em Cuidados CríticosInformática em enfermagem; Tecnologia biomédica; Desenvolvimento Tecnológico; Transtornos da consciência; Enfermagem.Information technology in nursing; Biomedical technology; Technological development; Consciousness disorders; Nursing.Informática en enfermería; Tecnología biomédica; Desarrollo tecnológico; Trastornos de la consciencia; Enfermería.Objetivo: desenvolver um aplicativo para a avaliação do nível de consciência em adultos.Método: produção tecnológica, estruturada a partir do referencial teórico da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e desenvolvido considerando os passos do design instrucional contextualizado (análise, design, desenvolvimento, avaliação). Estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, de maio de 2014 a abril de 2015.Resultados: o aplicativo apresenta os conteúdos: escalas para avaliação do nível de consciência, avaliação pupilar, reflexos e padrão respiratório, apresentados aos usuários por meio de textos curtos com breves explicações, imagens e vídeos.Conclusão: o aplicativo pode facilitar o estudo sobre a temática em qualquer hora ou local, permitindo inclusive sua aplicação à beira do leito, contribuindo assim para melhorias do ensino, assistência e segurança de pacientes em estado crítico. O resultado da avaliação da tecnologia por docentes e estudantes será objeto de estudos futuros.Objective: to develop an app for assessing the level of consciousness in adults.Method: technological production, structured from the theoretical framework of problem--based learning methodology and developed considering the steps of contextualized instructionaldesign (analysis, design, development, evaluation). Study conducted at the FederalUniversity of Santa Catarina, from May 2014 to April 2015.Results: the app presents the contents: scales for evaluation of the level of consciousness, pupillaryevaluation, reflexes and breathing pattern, presented to the users through short textswith brief explanations, images and videos.Conclusion: the app can facilitate the study of the theme at any time or place, even allowingits application at the bedside, thus contributing to improvements in teaching, care and safetyof critically ill patients. The results of the evaluation of the technology by teachers and studentswill be the object of future studies.Objetivo: desarrollar una aplicación para analizar el nivel de consciencia en adultos.Método: producción tecnológica, estructurada por medio del referencial teórico de la metodologíade aprendizaje basada en problemas, la cual se desarrolló considerándo los pasos deldiseño educacional contextualizado (análisis, design, desarrollo, evaluación). Estudio que serealizó en la Universidad Federal de Santa Catarina, de mayo de 2014 a abril de 2015.Resultados: la aplicación presenta los contenidos: escalas para evaluación del nivel de consciencia,evaluación pupilar, reflejos y patrón respiratorio, presentados a los usuarios por mediode textos cortos con breves explicaciones, imágenes y videos.Conclusión: la aplicación puede facilitar el estudio acerca de la temática en cualquier hora olocal, posibilitando incluso su uso en el lecho, lo que contribuye para mejorías de la enseñanza,asistencia y seguridad de pacientes en condición crítica. El resultado de la evaluación dela tecnología por docentes y estudiantes será objeto de estudios futuros.Universidade Federal do ParanáBarros, Wanessa Cristina Tomaz dos SantosDal Sasso, Grace Terezinha MarconAlvarez, Ana GrazielaRamos, Saulo FábioMartins, Sabrina Regina2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDesign Instrucional Contextualizado e Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemasapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6033810.5380/ce.v24i0.60338Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60338/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60338/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/35187https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/35191https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/35193https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/35196https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/35914https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/36069https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60338/36378Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:11:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/60338Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:11:03Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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