CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O USO DE IMUNOSSUPRESSORES NO PÓS TRANSPLANTE RENAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Caroline Campos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carbogim, Fábio da Costa, Poveda, Vanessa de Brito, Santos, Kelli Borges dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
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Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81630
Resumo: Objetivo: construir e validar por concordância uma cartilha educativa sobre o uso dos imunossupressores no póstransplante renal. Método: estudo metodológico, realizado em um ambulatório de acompanhamento de pacientes pós transplantados, no período de dezembro de 2019 a agosto de 2020. Desenvolvido em duas fases: construção da cartilha e validação por concordância do material por juízes especialistas. Foi considerado o nível de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: dos 30 itens avaliados da cartilha, na primeira fase, 15 foram modificados. Após as modificações do material, na segunda fase, somente um item apresentou valor de concordância inferior a 80%. Conclusão: a cartilha foi validada do ponto de vista de conteúdo e aparência, possibilitando auxílio aos profissionais de saúde no processo de educação em saúde, sendo um alicerce na assistência prestada aos pacientes transplantados renais.
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spelling CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O USO DE IMUNOSSUPRESSORES NO PÓS TRANSPLANTE RENALCONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE FOLLETO EDUCATIVO SOBRE EL USO DE INMUNOSUPRESORES EN EL POSTRASPLANTE RENALCONSTRUCTION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL BOOKLET ON THE USE OF IMMUNOSUPPRESSIVE DRUGS AFTER KIDNEY TRANSPLANTATIONEnfermagem; educação em saúde; tecnologias de saúde.Transplante de Rim; Imunossupressores; Materiais de Ensino; Estudos de Validação; Enfermagem.Kidney Transplantation; Immunosuppressants; Teaching Materials; Validation Studies; Nursing.Trasplante de Riñón; Inmunosupresores; Materiales de Enseñanza; Estudios de Validación; Enfermería.Objetivo: construir e validar por concordância uma cartilha educativa sobre o uso dos imunossupressores no póstransplante renal. Método: estudo metodológico, realizado em um ambulatório de acompanhamento de pacientes pós transplantados, no período de dezembro de 2019 a agosto de 2020. Desenvolvido em duas fases: construção da cartilha e validação por concordância do material por juízes especialistas. Foi considerado o nível de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: dos 30 itens avaliados da cartilha, na primeira fase, 15 foram modificados. Após as modificações do material, na segunda fase, somente um item apresentou valor de concordância inferior a 80%. Conclusão: a cartilha foi validada do ponto de vista de conteúdo e aparência, possibilitando auxílio aos profissionais de saúde no processo de educação em saúde, sendo um alicerce na assistência prestada aos pacientes transplantados renais.Objective: Construct and validate by agreement an educational booklet on the use ofimmunosuppressive drugs after kidney transplantation. Method: Methodological study carried out in an outpatient follow-up clinic for post-transplant patients, from December 2019 to August 2020. It was developed in two phases: construction of the booklet and validation by agreement of the material by expert judges. A minimum level of agreement of 80% was necessary for the validation of the material. Results: Of the 30 items evaluated in the booklet, in the first phase, 15 were modified. After the modifications in the material performed in the second phase, only one item had an agreement value lower than 80%. Conclusion: The booklet was validated in content and appearance. Thus, the material could be used to assist health professionals in the health education process and support the care provided to kidney transplant patients.Objetivo: construir y validar por concordancia un folleto educativo sobre el uso de los inmunosupresores en el postrasplante renal. Método: estudio metodológico, realizado en un ambulatorio de seguimiento de pacientes posttrasplantados, en el periodo diciembre de 2019 a agosto de 2020. Desarrollado en dos fases: construcción del folleto y validación por concordancia del material por jueces especialistas. Se consideró un nivel de concordancia de al menos un 80% para garantizarse la validación del material. Resultados: de los 30 ítems evaluados del folleto en la primera fase, 15 fueron modificados. Después de las modificaciones del material, en la segunda fase, sólo un ítem presentó valor de concordancia inferior a 80%. Conclusión: el folleto fue validado desde el punto de vista del contenido y apariencia, posibilitando auxilio a los profesionales de la salud en el proceso de educación en salud, siendo una piedra angular en la asistencia prestada a los pacientes trasplantados renales.Universidade Federal do ParanáFonseca, Caroline CamposCarbogim, Fábio da CostaPoveda, Vanessa de BritoSantos, Kelli Borges dos2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo metodológico.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8163010.5380/ce.v27i0.81630Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81630/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81630/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/81630/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49094https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49095https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49096https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49099https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49846https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49847https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/81630/49848Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:46:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/81630Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:46:06Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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