RELAÇÃO DIALÓGICA COM O CLIENTE SOBRE TRANSPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Simone Aparecida Machado do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Maria Luiza de Oliveira, Castelo Branco, Elen Martins da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/52217
Resumo: Objective: to describe the knowledge of chronic kidney patients about kidney transplantation, and discuss thecontributions of this knowledge to nursing educational care. Method: this is a convergent-care study with 11 chronic kidney diseasepatients who were eligible for transplantation, at a university hospital in the city of Rio de Janeiro. Individual interviews wereconducted between March 2016 and February 2017, and their content submitted to thematic content analysis. Results: the resultsbring the reflection that chronically ill people need integrated actions with the participation of several areas of health knowledge.It is imperative that patients share the experience of those who live with chronic illnesses with health professionals through acritical-reflexive dialogue. Conclusion: the dialogue allowed the reflection on the construction and reconstruction of knowledgeand practices about kidney transplantation, and revealed co-responsibility among professionals, patients and their families in theprocess of recovery from the surgical procedure, and graft maintenance.
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spelling RELAÇÃO DIALÓGICA COM O CLIENTE SOBRE TRANSPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMAGEMRELACIÓN DIALÓGICA CON EL PACIENTE SOBRE TRASPLANTE RENAL: CUIDADO EDUCATIVO DE ENFERMERÍADIALOGIC RELATIONSHIP WITH PATIENTS REGARDING KIDNEY TRANSPLANTATION: NURSING EDUCATIONAL CARENursing; Health education; Chronic renal insufficiency; Nursing care.Enfermería; Educación en Salud; Insuficiencia Renal Crónica; Atención de Enfermería.Enfermagem. Educação em SaúdeEnfermagem; Educação em saúde; Insuficiência renal crônica; Cuidados de enfermagem.Objective: to describe the knowledge of chronic kidney patients about kidney transplantation, and discuss thecontributions of this knowledge to nursing educational care. Method: this is a convergent-care study with 11 chronic kidney diseasepatients who were eligible for transplantation, at a university hospital in the city of Rio de Janeiro. Individual interviews wereconducted between March 2016 and February 2017, and their content submitted to thematic content analysis. Results: the resultsbring the reflection that chronically ill people need integrated actions with the participation of several areas of health knowledge.It is imperative that patients share the experience of those who live with chronic illnesses with health professionals through acritical-reflexive dialogue. Conclusion: the dialogue allowed the reflection on the construction and reconstruction of knowledgeand practices about kidney transplantation, and revealed co-responsibility among professionals, patients and their families in theprocess of recovery from the surgical procedure, and graft maintenance.OBJETIVOS: Descrever os saberes de clientes renais crônicos sobre o transplante renal e discutir as contribuições desses saberes nos cuidados educativos de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa convergente-assistencial. Participaram 11 clientes portadores de doença renal crônica em estágio 4 e 5, que fizeram a opção do transplante renal como terapia renal de substituição. Realizaram-se entrevistas individuais. A análise foi de conteúdo temático. RESULTADOS: Os resultados trazem à discussão as pessoas em condições crônicas que necessitam de ações integradas com a participação de várias áreas do saber em saúde. Para isso acontecer, se faz indispensável uma efetiva comunicação entre os profissionais e o cliente que possui a experiência de quem vive a cronicidade. CONCLUSÃO: O diálogo possibilitou a reflexão sobre a construção e reconstrução de saberes e práticas sobre o transplante renal e revelou uma corresponsabilidade entre profissionais, clientes e seus familiares no processo recuperação do procedimento cirúrgico e manutenção do enxerto.DESCRITORES: Enfermagem. Educação em saúde. Insuficiência Renal Crônica. Cuidados de enfermagem.Objetivo: describir os saberes de pacientes renales crónicos sobre trasplante renal y discutir las contribuciones de talessaberes en cuidados educativos de Enfermería. Método: Investigación convergente-asistencial, sobre 11 pacientes con insuficienciarenal crónica aptos para trasplante, en hospital universitario de Rio de Janeiro. Se realizaron entrevistas entre marzo de 2016 yfebrero de 2017. Fue aplicado análisis de contenido temático. Resultados: Expresan la reflexión de que las personas con condicionescrónicas necesitan acciones integradas, con participación de varias áreas del saber en salud. Resulta indispensable que el pacientecomparta la experiencia de quien vive la cronicidad con los profesionales de salud mediante el diálogo crítico-reflexivo. Conclusión:El diálogo permitió reflexionar sobre la construcción y reconstrucción de saberes y prácticas sobre trasplante renal, y revelócorresponsabilidad entre profesionales, pacientes y sus familiares en el proceso de recuperación del procedimiento quirúrgico y depreservación del injerto.Universidade Federal do ParanáFerreira, Simone Aparecida Machado do NascimentoTeixeira, Maria Luiza de OliveiraCastelo Branco, Elen Martins da Silva2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Convergente-Assistencial PCAapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5221710.5380/ce.v23i1.52217Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 1 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 1 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 1 (2018)2176-91331414-853610.5380/ce.v23i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/52217/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/52217/pdf_1https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/28707https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/28708https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/28709https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/29343https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/32204https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/32205https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/52217/32452Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:21:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/52217Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:21:56Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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