MODELO ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ACESSO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/89671 |
Resumo: | Objetivo: analisar o modelo assistencial na Atenção Primária à Saúde na perspectiva do acesso e integralidade do cuidado.Método: pesquisa qualitativa, com dados coletados no período de maio a dezembro de 2021, em cada regional de saúde do estado do Paraná, por meio de entrevistas gravadas, de roteiro semiestruturado com 26 gestores. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para processamento e agrupamento dos dados em cinco classes. A análise dos resultados foi conduzida pela Hermenêutica dialética.Resultados: evidenciaram-se em duas classes ações relacionadas aos atributos acesso e integralidade, presentes no modelo assistencial. As ações para ampliação do acesso contaram com a participação de equipe multiprofissional na promoção da integralidade do cuidado e inserção de recursos tecnológicos, mantendo, porém, o modelo biomédico. Considerações finais: durante a pandemia, houve adaptação e resiliência por parte dos gestores que organizaram o modelo assistencial, a inclusão de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e a continuidade do cuidado. |
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MODELO ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ACESSO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19Atenção Primária à Saúde; Modelos Assistenciais; PandemiaAtenção Primária em Saúde; Modelos Assistenciais; Covid-19; Pandemia.Objetivo: analisar o modelo assistencial na Atenção Primária à Saúde na perspectiva do acesso e integralidade do cuidado.Método: pesquisa qualitativa, com dados coletados no período de maio a dezembro de 2021, em cada regional de saúde do estado do Paraná, por meio de entrevistas gravadas, de roteiro semiestruturado com 26 gestores. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para processamento e agrupamento dos dados em cinco classes. A análise dos resultados foi conduzida pela Hermenêutica dialética.Resultados: evidenciaram-se em duas classes ações relacionadas aos atributos acesso e integralidade, presentes no modelo assistencial. As ações para ampliação do acesso contaram com a participação de equipe multiprofissional na promoção da integralidade do cuidado e inserção de recursos tecnológicos, mantendo, porém, o modelo biomédico. Considerações finais: durante a pandemia, houve adaptação e resiliência por parte dos gestores que organizaram o modelo assistencial, a inclusão de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e a continuidade do cuidado.Federal University of ParanáRos, Carla daPeres, Aida MarisKalinowski, Carmen ElizabethSouza, Marli Aparecida Rocha deStraub, MicheleMontenegro, Livia CozerMartins, Maria Manuela2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo do tipo descritiva e exploratóriaapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8967110.1590/ce.v28i0.89671Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/89671/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56683https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56684https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56686https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56687https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56688https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56988https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/56989https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/58699https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/58935https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/58936https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/59035https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/59173https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/59329https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/89671/59581Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/89671Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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