ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59971 |
Resumo: | Objetivo: descrever o ensino em serviço das residentes de enfermagem obstétrica a partir daspercepções da preceptoria.Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em quatro maternidades públicas do município do Riode Janeiro no ano de 2015. Dezesseis enfermeiras obstétricas foram entrevistadas. Aplicou-se ométodo hermenêutico-dialético e o processo interpretativo e crítico foi orientado pelos conceitospedagógicos de Paulo Freire sobre a formação da consciência crítica.Resultados: o ensino em serviço da preceptoria ocorre segundo a demanda assistencial e háfragilidades no diálogo entre a academia e o serviço. As preceptoras valorizam a unidade teóricopráticae a humanização da assistência. Contudo, não estimulam o pensamento crítico sobre ocontexto assistencial e laboral onde a residência se efetiva.Conclusão: o ensino em serviço apresenta limites para a formação da consciência crítica nasresidentes sobre a realidade da atenção obstétrica hospitalar. |
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ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIAIN-SERVICE TEACHING OF OBSTETRICAL NURSING RESIDENTS FROM THE PERSPECTIVE OF TUTORSHIPENSEÑANZA EN SERVICIO DE RESIDENTES DE ENFERMERÍA OBSTÉTRICA EN LA PERSPECTIVA DE LA PRECEPTORÍANursing; Obstetric Nursing; Education, Nursing; Preceptorship; Nursing Care.Enfermería; Enfermería Obstétrica; Educación en Enfermería; Preceptoría; Atención de Enfermería.Enfermagem; Enfermagem ObstétricaEnfermagem; Enfermagem Obstétrica; Educação em Enfermagem; Preceptoria; Cuidados de Enfermagem.Objetivo: descrever o ensino em serviço das residentes de enfermagem obstétrica a partir daspercepções da preceptoria.Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em quatro maternidades públicas do município do Riode Janeiro no ano de 2015. Dezesseis enfermeiras obstétricas foram entrevistadas. Aplicou-se ométodo hermenêutico-dialético e o processo interpretativo e crítico foi orientado pelos conceitospedagógicos de Paulo Freire sobre a formação da consciência crítica.Resultados: o ensino em serviço da preceptoria ocorre segundo a demanda assistencial e háfragilidades no diálogo entre a academia e o serviço. As preceptoras valorizam a unidade teóricopráticae a humanização da assistência. Contudo, não estimulam o pensamento crítico sobre ocontexto assistencial e laboral onde a residência se efetiva.Conclusão: o ensino em serviço apresenta limites para a formação da consciência crítica nasresidentes sobre a realidade da atenção obstétrica hospitalar.Objetivo: describir la enseñanza en servicio de las residentes de enfermería obstétrica a partirde las percepciones de la preceptoría.Método: investigación cualitativa desarrollada en cuatro maternidades públicas del municipiode Rio de Janeiro en 2015. Dieciséis enfermeras obstétricas fueron entrevistadas. Se aplicoel método hermenéutico-dialéctico y el proceso interpretativo y crítico fue orientado por losconceptos pedagógicos de Paulo Freire sobre la formación de la conciencia crítica.Resultados: la enseñanza en servicio de la preceptoría ocurre según la demanda asistencialy hay fragilidades en el diálogo entre la academia y el servicio. Las preceptoras valorizanla unidad teórico-práctica y la humanización de la atención. Sin embargo, no estimulan elpensamiento crítico sobre el contexto asistencial y laboral donde la residencia se efectúa.Conclusión: la enseñanza en servicio presenta limites para la formación de la conciencia criticaen las residentes sobre la realidad de la atención obstétrica hospitalaria.Objective: describe in-service teaching of obstetrical nursing residents based on the tutors’perceptions.Method: qualitative research developed at four public maternity hospitals in the city of Riode Janeiro in 2015. Sixteen nurse-midwives were interviewed. The hermeneutical-dialecticalmethod was applied and the interpretive and critical process was guided by Paulo Freire’spedagogical concepts on the development of critical consciousness.Results: the tutors’ in-service teaching takes place in accordance with the care demand,with weaknesses in the dialogue between the academy and the service. The tutors value thetheoretical-practical unity and care humanization. Nevertheless, they do not stimulate criticalthinking on the care and work context the residency takes place in.Conclusion: in-service teaching presents limits for the development of critical consciousnessin the residents on the reality of hospital-based obstetrical care.Universidade Federal do ParanáLima, Gabrielle Parrilha VieiraPereira, Adriana Lenho de FigueiredoCorreia, Luiza Mara2019-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5997110.5380/ce.v24i0.59971Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59971/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59971/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59971/34934https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59971/34935https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59971/34936https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59971/34940https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/59971/39254Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:10:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/59971Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:10:50Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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