ENSINO EM SERVIÇO DE RESIDENTES DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA PERSPECTIVA DA PRECEPTORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabrielle Parrilha Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo, Correia, Luiza Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/59971
Resumo: Objetivo: descrever o ensino em serviço das residentes de enfermagem obstétrica a partir daspercepções da preceptoria.Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em quatro maternidades públicas do município do Riode Janeiro no ano de 2015. Dezesseis enfermeiras obstétricas foram entrevistadas. Aplicou-se ométodo hermenêutico-dialético e o processo interpretativo e crítico foi orientado pelos conceitospedagógicos de Paulo Freire sobre a formação da consciência crítica.Resultados: o ensino em serviço da preceptoria ocorre segundo a demanda assistencial e háfragilidades no diálogo entre a academia e o serviço. As preceptoras valorizam a unidade teóricopráticae a humanização da assistência. Contudo, não estimulam o pensamento crítico sobre ocontexto assistencial e laboral onde a residência se efetiva.Conclusão: o ensino em serviço apresenta limites para a formação da consciência crítica nasresidentes sobre a realidade da atenção obstétrica hospitalar.
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