HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961 |
Resumo: | Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. |
id |
UFPR-15_754170cb28c4e6df240682ff4b31dda8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/25961 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCESGRUPO TERAPÊUTICO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVASGRUPO TERAPÉUTICO EDUCACIÓN EN SALUD: SUBSIDIOS PARA LA PROMOCIÓN DEL AUTOCUIDADO DE USUARIOS DE SUSTANCIAS PSICOACTIVASNursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use.Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substânciasEnfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias. Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. This descriptive-exploratory study with a qualitative approach aimed to investigate the contributions of the Therapeutic Group ‘Health Education in the Promotion of Self Care ’ to eight psycho-active substance users under intensive treatment in a Psychosocial Care Center –Alcohol and Drugs (CAPSad) in the municipality of Recife in the state of Pernambuco. The data was collected between July and August 2011 by consulting patient records and interviews, which were recorded and submitted to thematic content analysis; the treatment and interpretation of the data was organized taking into account constructs from Dorothea Orem’s Self-Care Theory. The contributions of the Therapeutic Group were identified as motivation for life, support for identifying therapeutic needs and construction of competencies for self-care. From the perspective of the users, this Group provides a therapeutic environment for health education through the exchange of knowledge between the participants, and support for acquiring healthy habits.Estudio descriptivo y exploratorio con abordaje cualitativo cuya finalidad fue comprender las contribuciones del Grupo Terapéutico Educación en Salud en la Promoción del Autocuidado de ocho usuarios de sustancias psicoactivas en tratamiento, en la modalidad intensiva, en un CAPSad del municipio de Recife, Pernambuco. Los datos fueron recogidos entre julio y agosto de 2011 por consulta en prontuario y entrevistas que fueron grabadas y sometidas al análisis temático de contenido; el tratamiento e interpretación de los datos fueron organizados considerando constructos de la Teoría del Autocuidado de Dorothea Orem. Las contribuciones del Grupo Terapéutico fueron identificadas como motivación para la vida, soporte para identificación de las demandas terapéuticas y construcción de competencias para el autocuidado. Ese grupo proporciona, bajo el punto de vista de los usuarios, un ambiente terapéutico de educación en salud por medio del cambio de saberes entre los participantes y de apoyo para adquisición de hábitos saludables.Universidade Federal do ParanáVasconcelos, Selene CordeiroFrazão, Iracema da SilvaRamos, Vânia Pinheiro2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2596110.5380/ce.v17i3.25961Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961/19041https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12388https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12389https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12390https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12391https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12424https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12935info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/25961Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:21Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES GRUPO TERAPÊUTICO EDUCAÇÃO EM SAÚDE: SUBSÍDIOS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS GRUPO TERAPÉUTICO EDUCACIÓN EN SALUD: SUBSIDIOS PARA LA PROMOCIÓN DEL AUTOCUIDADO DE USUARIOS DE SUSTANCIAS PSICOACTIVAS |
title |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
spellingShingle |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES Vasconcelos, Selene Cordeiro Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use. Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias. |
title_short |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
title_full |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
title_fullStr |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
title_full_unstemmed |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
title_sort |
HEALTH EDUCATION THERAPEUTIC GROUP: SUPPORT FOR THE PROMOTION OF SELF-CARING AMONG USERS OF PSYCHO-ACTIVE SUBSTANCES |
author |
Vasconcelos, Selene Cordeiro |
author_facet |
Vasconcelos, Selene Cordeiro Frazão, Iracema da Silva Ramos, Vânia Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Frazão, Iracema da Silva Ramos, Vânia Pinheiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Selene Cordeiro Frazão, Iracema da Silva Ramos, Vânia Pinheiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use. Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias. |
topic |
Nursing; Health education; Self-care; Disorders related to substance use. Enfermagem; Educação em saúde; Autocuidado; Transtornos relacionados ao uso de substâncias Enfermería; Educación en salud; Autocuidado; Trastornos relacionados al uso de sustancias. |
description |
Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa objetivou compreender as contribuições do Grupo Terapêutico Educação em Saúde na Promoção do Autocuidado de 8 usuários de substâncias psicoativas em tratamento, na modalidade intensiva, num Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad) do Município de Recife, Pernambuco. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2011 por consulta em prontuário e entrevistas que foram gravadas e submetidas à análise temática do conteúdo; o tratamento e interpretação dos dados foram organizados considerando constructos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. As contribuições do Grupo Terapêutico foram identificadas como motivação para a vida, suporte para identificação das demandas terapêuticas e construção de competências para o autocuidado. Esse Grupo proporciona, sob a ótica dos usuários, um ambiente terapêutico de educação em saúde por meio da troca de saberes entre os participantes e de suporte para aquisição de hábitos saudáveis. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961 10.5380/ce.v17i3.25961 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v17i3.25961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25961/19041 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12388 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12389 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12390 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12391 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12424 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25961/12935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012) Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012) Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 3 (2012) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v17i3 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068306103926784 |