TRABALHO DE CAMPO EM PESQUISA QUANTITATIVA NA PERSPECTIVA DOS ENTREVISTADORES: ANÁLISE QUALITATIVA
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/27881 |
Resumo: | Devido à importância do trabalho de campo em uma pesquisa, objetivou-se analisá-lo a fim de destacar os procedimentos necessários à diminuição de perdas e recusas na coleta de informações. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo 22 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, que realizaram entrevistas e responderam a instrumentos com perguntas abertas, em agosto de 2009. A análise dos dados foi realizada mediante pré-análise, tratamento e categorização. Foram destacadas as categorias estratégias para tornar o processo de entrada em campo mais eficiente, a importância da mediação do supervisor no processo e os encontros sistemáticos para dirimir dúvidas e encaminhar pendências. Destaca-se ainda a importância de aprofundar e discutir os aspectos metodológicos de uma pesquisa a fim de qualificar esse processo. |
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TRABALHO DE CAMPO EM PESQUISA QUANTITATIVA NA PERSPECTIVA DOS ENTREVISTADORES: ANÁLISE QUALITATIVATRABAJO DE CAMPO EN INVESTIGACIÓN CUANTITATIVA EN LA PERSPECTIVA DE LOS ENTREVISTADORES: ANÁLISIS CUALITATIVOFIELD WORK IN QUANTITATIVE RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF INTERVIEWERS: QUALITATIVE ANALYSISData collection; Health personnel; Research; Interviews with subject.Coleta de dados; Pessoal de saúde; Pesquisa; Entrevistas como assunto.Proceso de recoger datos; Personal de salud; Investigación; Entrevistas como asunto.Devido à importância do trabalho de campo em uma pesquisa, objetivou-se analisá-lo a fim de destacar os procedimentos necessários à diminuição de perdas e recusas na coleta de informações. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo 22 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, que realizaram entrevistas e responderam a instrumentos com perguntas abertas, em agosto de 2009. A análise dos dados foi realizada mediante pré-análise, tratamento e categorização. Foram destacadas as categorias estratégias para tornar o processo de entrada em campo mais eficiente, a importância da mediação do supervisor no processo e os encontros sistemáticos para dirimir dúvidas e encaminhar pendências. Destaca-se ainda a importância de aprofundar e discutir os aspectos metodológicos de uma pesquisa a fim de qualificar esse processo.The authors aimed to analyze field work, due to its importance in research, so as to highlight the procedures necessary for reducing losses and refusals during information collection. The research is descriptive, with a qualitative approach. 22 students on the Master’s course from the Post-graduate Nursing Program of the Federal University of Paraná took part in the study in August 2009, carrying out interviews and answering instruments with open questions. Data analysis was undertaken through pre-analysis, treatment and categorization. The categories singled out were: strategies for making entry into the field more efficient, the importance of the supervisor’s mediation in the process, and systematic meetings to settle doubts and resolve backlogs. Further, the importance is emphasized of deepening and discussing the methodological aspects of research so as to qualify this process.A causa de la importancia del trabajo de campo en una investigación, el objetivo fue analizarlo a fin de destacar los procedimientos necesarios a la reducción de pérdidas y recusas para recoger informaciones. Esta es una investigación descriptiva con abordaje cualitativo. Fueron sujetos del estudio 22 mestrandos del Programa de Posgrado en enfermería de la Universidad Federal de Paraná, que realizaron entrevistas y contestaron a instrumentos con preguntas abiertas, en agosto de 2009. El análisis de los datos fue realizado por medio de preanálisis, tratamiento y categorización. Fueron destacadas las categorías estrategias para volver el proceso de entrada en campo más eficiente, la importancia de la mediación del supervisor en proceso y los encuentros sistemáticos para dirimir dudas y encaminar pendencias. Se destaca todavía la importancia de profundizar y discutir los aspectos metodológicos de una investigación a fin de cualificar ese proceso.Universidade Federal do ParanáKirchhof, Ana Lúcia CardosoMazza, Verônica de AzevedoAlexandre, Ana Maria CosvoskiSarquis, Leila Maria Mansano2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2788110.5380/ce.v17i2.27881Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/27881/18485info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:38:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/27881Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:38:57Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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