CONSULTA DE ENFERMAGEM SUSTENTADA NA RELAÇÃO DE AJUDA: A PRÁTICA ASSISTENCIAL À PESSOA PORTADORA DO MAL DE CHAGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fanes, Luisa
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Maftum, Mariluci Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1664
Resumo: Trata-se de um projeto assistencial desenvolvido com pacientes portadores do Mal de Chagas, usuários do Ambulatório de Atenção ao Paciente Chagásico, em hospital universitário de Curitiba, no período de maio de 2001 a agosto de 2002. Optou-se pelo referencial teórico, a Teoria das Relações Interpessoais de Joyce Travelbee. Os objetivos foram implementar a consulta de enfermagem sistematizada na relação de ajuda, caracterizar o paciente portador de Mal de Chagas, usuário do ambulatório, e elaborar tópicos orientadores para a entrevista de ajuda. Utilizaram-se os conceitos de: Ser humano, Enfermagem, Ambiente, Saúde e Doença e Relação de ajuda. O trabalho desenvolvido mostrou que a utilização da teoria possibilitou o desenvolvimento de assistência humanizada, considerando o paciente, ser humano único, com historicidade e cultura própria; favorece a participação do paciente no processo e ajuda-o a desenvolver suas potencialidades. O estudo apontou caminhos para o enfermeiro refletir sobre a assistência prestada. Concluiu-se que o conhecimento é desenhado a cada dia, através do aprendizado com o paciente, que se torna o principal sujeito do processo, pois indica e delineia caminhos e formas de ajudá-lo. Trabalhar, sustentada em um marco conceitual, orienta o percurso a ser feito e estabelece parâmetros proporcionando segurança nas ações; contribui para a autonomia do profissional e, conseqüentemente, melhora a prática educativa. Assim, o que inicialmente é corpo teórico passa a ter significado prático.Nursing assessment relied on a helping relationship: assistance practice to the patient suffering from Chagas diseaseAbstractIt is an assistance project to patients suffering from Chagas disease, users of the “Day Clinic for the Patients Suffering from Chagas Disease” at a Teaching Hospital in Curitiba/ Brazil, from May/2001 to August/2002. The theoretical background chosen was Joyce Travelbee’s Theory of Human to Human Relationship. It aimed to implement nursing assessment based on a helping relationship, outline a profile of the patients suffering from Chagas disease- the clinic’s users - and work out some guidelines for a helping interview. The following concepts were used: Human Being, Nursing, Environment, Health/Disease, Helping Relationship. The work undertaken pointed out that the theoretical approach used has enabled to render humanized care, considering the patient a unique human being, with his/her own background and culture, favoring his/her participation in the process and fostering his/her potentialities. The study brought about nurses’ pondering on delivered caring. It was concluded that knowledge is fostered through daily learning with the patient who becomes the main agent in the process, delineating ways and pointing manners to be assisted. Work relied on a concept guideline shows the way to be followed, sets parameters - and consequently, confidence in actions - contributes for professional autonomy and leads to improvement in the educational practice. Thus, the initial theoretical body has changed into meaningful practice.
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Os objetivos foram implementar a consulta de enfermagem sistematizada na relação de ajuda, caracterizar o paciente portador de Mal de Chagas, usuário do ambulatório, e elaborar tópicos orientadores para a entrevista de ajuda. Utilizaram-se os conceitos de: Ser humano, Enfermagem, Ambiente, Saúde e Doença e Relação de ajuda. O trabalho desenvolvido mostrou que a utilização da teoria possibilitou o desenvolvimento de assistência humanizada, considerando o paciente, ser humano único, com historicidade e cultura própria; favorece a participação do paciente no processo e ajuda-o a desenvolver suas potencialidades. O estudo apontou caminhos para o enfermeiro refletir sobre a assistência prestada. Concluiu-se que o conhecimento é desenhado a cada dia, através do aprendizado com o paciente, que se torna o principal sujeito do processo, pois indica e delineia caminhos e formas de ajudá-lo. Trabalhar, sustentada em um marco conceitual, orienta o percurso a ser feito e estabelece parâmetros proporcionando segurança nas ações; contribui para a autonomia do profissional e, conseqüentemente, melhora a prática educativa. Assim, o que inicialmente é corpo teórico passa a ter significado prático.Nursing assessment relied on a helping relationship: assistance practice to the patient suffering from Chagas diseaseAbstractIt is an assistance project to patients suffering from Chagas disease, users of the “Day Clinic for the Patients Suffering from Chagas Disease” at a Teaching Hospital in Curitiba/ Brazil, from May/2001 to August/2002. The theoretical background chosen was Joyce Travelbee’s Theory of Human to Human Relationship. It aimed to implement nursing assessment based on a helping relationship, outline a profile of the patients suffering from Chagas disease- the clinic’s users - and work out some guidelines for a helping interview. 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