CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CUIDADOR INFORMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Rafaely de Cassia Nogueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Fernanda Trevisan Gatez dos, Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/73966
Resumo: Objetivos: construir e validar o conteúdo e constructos de um questionário para avaliação das competências do cuidador informal. Método: estudo metodológico de construção e validação de questionário na área da saúde, realizado em um município da região noroeste do Paraná - Brasil. O questionário foi aplicado em dois grupos de 30 e 40 cuidadores informais. Participaram nove especialistas no comitê de juízes. Confirmou-se a validade de conteúdo, validade de constructo e verificação da consistência interna. Resultados: a construção apresentou quatro versões, sendo a última composta por duas partes, a primeira com 13 questões de caracterização sociodemográfica e a segunda com 14 itens específicos, ancorada em três constructos: competências cognitivo-emocionais, psicomotoras e relacionais. A versão final apresentou bom nível de concordância entre os juízes e consistência interna de α=89. Conclusão: o questionário serve como estratégia de avaliação dos cuidadores informais quanto ao nível de competência para executar o cuidado.
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spelling CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CUIDADOR INFORMALELABORATION AND VALIDATION OF A QUESTIONNAIRE TO ASSESS INFORMAL CAREGIVERS’ COMPETENCEELABORACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN CUESTIONARIO PARA EVALUAR LAS COMPETENCIAS DE CUIDADORES INFORMALESSaúde ColetivaCuidadores; Psicometria; Inquéritos e Questionários; Estudos de Validação; Reprodutibilidade dos TestesCaregivers; Psychometry; Surveys and Questionnaires; Validation Studies; Reproducibility of TestsCuidadores; Psicometría; Encuestas y Cuestionarios; Estudios de Validación; Reproducibilidad de las PruebasObjetivos: construir e validar o conteúdo e constructos de um questionário para avaliação das competências do cuidador informal. Método: estudo metodológico de construção e validação de questionário na área da saúde, realizado em um município da região noroeste do Paraná - Brasil. O questionário foi aplicado em dois grupos de 30 e 40 cuidadores informais. Participaram nove especialistas no comitê de juízes. Confirmou-se a validade de conteúdo, validade de constructo e verificação da consistência interna. Resultados: a construção apresentou quatro versões, sendo a última composta por duas partes, a primeira com 13 questões de caracterização sociodemográfica e a segunda com 14 itens específicos, ancorada em três constructos: competências cognitivo-emocionais, psicomotoras e relacionais. A versão final apresentou bom nível de concordância entre os juízes e consistência interna de α=89. Conclusão: o questionário serve como estratégia de avaliação dos cuidadores informais quanto ao nível de competência para executar o cuidado.Objetivos: elaborar y validar el contenido y los constructos de un cuestionario para evaluar las competencias de cuidadores informales. Método: estudio metodológico para la elaboración y validación de un cuestionario en el área de la salud, realizado en un municipio de la región noroeste de Paraná - Brasil. El cuestionario se aplicó a dos grupos de 30 y 40 cuidadores informales. En el comité de evaluadores participaron nueve especialistas. Se confirmaron tanto la validez de contenido y de constructos como la verificación de la consistencia interna. Resultados: el proceso de elaboración presentó cuatro versiones; la última estuvo conformada por dos partes, la primera con 13 preguntas de caracterización sociodemográfica y la segunda con 14 ítems específicos, sustentada en tres constructos: competencias cognitivo-emocionales, psicomotoras y relacionales. La versión final presentó buen nivel de concordancia entre los evaluadores y consistencia interna con un valor α=89. Conclusión: el cuestionario sirve como estrategia para evaluar a los cuidadores informales en relación con el nivel de competencia para ejecutar las tareas de atención.Objectives: to elaborate and validate the content and constructs of a questionnaire to assess informal caregivers’ competences. Method: a methodological study for the elaboration and validation of a questionnaire in the health area, conducted in a municipality from the Northwest region of Paraná - Brazil. The questionnaire was applied to two groups made up of 30 to 40 informal caregivers. The committee of judges consisted of nine specialists. Content validity, construct validity and verificationof internal consistency were confirmed. Results: the elaboration presented four versions, the last of which comprised two parts, the first with 13 questions for sociodemographic characterization, and the second with 14 specific items, anchored in three constructs: cognitive-emotional, psychomotor, and relational competences. The final version presented a good agreement level among the judges, as well as internal consistency (α=89). Conclusion: the questionnaire serves as a strategy to assess informal caregivers regarding their level of competence to provide care.Universidade Federal do ParanáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSanches, Rafaely de Cassia NogueiraSantos, Fernanda Trevisan Gatez dosRadovanovic, Cremilde Aparecida Trindade2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Metodológicoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7396610.5380/ce.v26i0.73966Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)Cogitare Enfermagem; v. 26 (2021)2176-91331414-853610.5380/ce.v26i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/73966/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/73966/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43323https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43324https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43325https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43326https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43647https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/43648https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/50254https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/50255https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/73966/50256Direitos autorais 2021 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:27:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/73966Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:27:34Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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