CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.5380/ce.v27i0.79155 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155 |
Resumo: | Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado. |
id |
UFPR-15_8a22ede1dc6833144ede23a113e7f233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/79155 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
spelling |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTESCONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN FOLLETO EDUCATIVO SOBRE SALUD SEXUAL Y REPRODUCTIVA PARA PAREJAS SERODISCORDANTESCONSTRUCTION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL BOOKLET ON SEXUAL AND REPRODUCTIVE HEALTH FOR SERODISCORDANT COUPLESSaúde; EnfermagemEducação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual.Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual.Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior.Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado.Objective: to describe the process of construction and validation of an educational booklet on sexual and reproductive health of serodiscordant couples. Method: methodological study, developed in three stages: construction of the booklet, content validation and appearance evaluation, conducted in Recife-PE, Brazil in 2018. The content was validated by 22 judges and the appearance by six serodiscordant couples. The relevance of the items was proven in the Item-Level Content Validity Index value and the cut-off point equal or higher than 0.80 was considered for agreement and pertinence of the booklet, according to purpose, structure, presentation, and relevance. Results: all items obtained a percentage of agreement above 80%, as well as an overall average (91%). In content analysis, a significance value (p>0.05) was verified in all items, and the evaluation of appearance obtained 100% agreement. Conclusion: the use of technologies as an educational resource promotes individual empowerment and directs self-care.Objetivo: describir el proceso de construcción y validación de un folleto educativo sobre la salud sexual y reproductiva de las parejas serodiscordantes. Método: estudio metodológico, desarrollado en tres etapas: construcción del folleto, validación del contenido y evaluación de la apariencia, realizado en Recife-PE, Brasil en 2018. El contenido fue validado por 22 jueces y la apariencia por seis parejas serodiscordantes. La pertinencia de los ítems se verificó en el valor del Item-Level Content Validity Index y se consideró el punto de corte igual o superior a 0,80 para la concordancia y pertinencia del folleto, según el propósito, la estructura, la presentación y la relevancia. Resultados: todos los índices obtuvieron un porcentaje de concordancia superior al 80%, al igual que en la media global (91%). En el análisis de contenido, se verificó el valor de significación (p>0,05) en todos los ítems y la evaluación de la apariencia obtuvo un 100% de concordancia. Conclusión: el uso de las tecnologías como recurso educativo fomenta la capacitación individual y orienta el autocuidado.Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-graduação em Enfermagem.Frazão, Luisa Rayane Silva BezerraGusmão, Tarcila Lima Alcântara deGuedes, Tatiane Gomes2022-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7915510.5380/ce.v27i0.79155Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46780https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46781https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46782https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46783https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/47131https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/50969Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:45:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/79155Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:45:51Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN FOLLETO EDUCATIVO SOBRE SALUD SEXUAL Y REPRODUCTIVA PARA PAREJAS SERODISCORDANTES CONSTRUCTION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL BOOKLET ON SEXUAL AND REPRODUCTIVE HEALTH FOR SERODISCORDANT COUPLES |
title |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra Saúde; Enfermagem Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual. Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual. Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior. Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra Saúde; Enfermagem Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual. Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual. Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior. |
title_short |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
title_full |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
title_sort |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES |
author |
Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra |
author_facet |
Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de Guedes, Tatiane Gomes Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de Guedes, Tatiane Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de Guedes, Tatiane Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-graduação em Enfermagem. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de Guedes, Tatiane Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde; Enfermagem Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual. Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual. Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior. |
topic |
Saúde; Enfermagem Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual. Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual. Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior. |
description |
Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155 10.5380/ce.v27i0.79155 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.79155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_es https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46780 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46781 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46782 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46783 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/47131 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/50969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1822180363760304128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.79155 |