CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de, Guedes, Tatiane Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155
Resumo: Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado.
id UFPR-15_8a22ede1dc6833144ede23a113e7f233
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/79155
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTESCONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN FOLLETO EDUCATIVO SOBRE SALUD SEXUAL Y REPRODUCTIVA PARA PAREJAS SERODISCORDANTESCONSTRUCTION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL BOOKLET ON SEXUAL AND REPRODUCTIVE HEALTH FOR SERODISCORDANT COUPLESSaúde; EnfermagemEducação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual.Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual.Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior.Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado.Objective: to describe the process of construction and validation of an educational booklet on sexual and reproductive health of serodiscordant couples. Method: methodological study, developed in three stages: construction of the booklet, content validation and appearance evaluation, conducted in Recife-PE, Brazil in 2018. The content was validated by 22 judges and the appearance by six serodiscordant couples. The relevance of the items was proven in the Item-Level Content Validity Index value and the cut-off point equal or higher than 0.80 was considered for agreement and pertinence of the booklet, according to purpose, structure, presentation, and relevance. Results: all items obtained a percentage of agreement above 80%, as well as an overall average (91%). In content analysis, a significance value (p>0.05) was verified in all items, and the evaluation of appearance obtained 100% agreement. Conclusion: the use of technologies as an educational resource promotes individual empowerment and directs self-care.Objetivo: describir el proceso de construcción y validación de un folleto educativo sobre la salud sexual y reproductiva de las parejas serodiscordantes. Método: estudio metodológico, desarrollado en tres etapas: construcción del folleto, validación del contenido y evaluación de la apariencia, realizado en Recife-PE, Brasil en 2018. El contenido fue validado por 22 jueces y la apariencia por seis parejas serodiscordantes. La pertinencia de los ítems se verificó en el valor del Item-Level Content Validity Index y se consideró el punto de corte igual o superior a 0,80 para la concordancia y pertinencia del folleto, según el propósito, la estructura, la presentación y la relevancia. Resultados: todos los índices obtuvieron un porcentaje de concordancia superior al 80%, al igual que en la media global (91%). En el análisis de contenido, se verificó el valor de significación (p>0,05) en todos los ítems y la evaluación de la apariencia obtuvo un 100% de concordancia. Conclusión: el uso de las tecnologías como recurso educativo fomenta la capacitación individual y orienta el autocuidado.Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-graduação em Enfermagem.Frazão, Luisa Rayane Silva BezerraGusmão, Tarcila Lima Alcântara deGuedes, Tatiane Gomes2022-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/7915510.5380/ce.v27i0.79155Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporengspahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_eshttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46780https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46781https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46782https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46783https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/47131https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/50969Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:45:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/79155Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-08-05T13:45:51Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
CONSTRUCCIÓN Y VALIDACIÓN DE UN FOLLETO EDUCATIVO SOBRE SALUD SEXUAL Y REPRODUCTIVA PARA PAREJAS SERODISCORDANTES
CONSTRUCTION AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL BOOKLET ON SEXUAL AND REPRODUCTIVE HEALTH FOR SERODISCORDANT COUPLES
title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
spellingShingle CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra
Saúde; Enfermagem
Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual.
Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual.
Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior.
title_short CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
title_full CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
title_fullStr CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
title_sort CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA CASAIS SORODISCORDANTES
author Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra
author_facet Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra
Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de
Guedes, Tatiane Gomes
author_role author
author2 Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de
Guedes, Tatiane Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-graduação em Enfermagem.


dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Luisa Rayane Silva Bezerra
Gusmão, Tarcila Lima Alcântara de
Guedes, Tatiane Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Saúde; Enfermagem
Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual.
Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual.
Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior.
topic Saúde; Enfermagem
Educação em Saúde; Saúde Sexual e Reprodutiva; Infecções por HIV; Enfermagem; Comportamento Sexual.
Educación en salud; Salud sexual y reproductiva; Infecciones por VIH; Enfermería; Conducta sexual.
Health Education; Sexual and Reproductive Health; HIV Infections; Nursing; Sexual Behavior.
description Objetivo: descrever o processo de construção e validação de cartilha educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de casais sorodiscordantes. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção da cartilha, validação do conteúdo e avaliação de aparência, realizado em Recife-PE, Brasil no ano de 2018. O conteúdo foi validado por 22 juízes e a aparência por seis casais sorodiscordantes. A relevância dos itens foi comprovada no valor Item-Level Content Validity Index e considerou-se o ponto de corte igual ou superior a 0,80 para concordância e pertinência da cartilha, segundo objetivo, estrutura, apresentação e relevância. Resultados: todos os itens obtiveram percentual de concordância acima de 80%, assim como na média global (91%). Na análise de conteúdo, foi verificado um valor de significância (p>0,05) em todos os itens e a avaliação de aparência obteve 100% de concordância. Conclusão: o uso de tecnologias como recurso educacional promove empoderamento do indivíduo e direciona o autocuidado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155
10.5380/ce.v27i0.79155
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.79155
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/79155/pdf_es
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46780
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46781
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46782
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/46783
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/47131
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/79155/50969
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068304613900288