CONTINUOUS NURSING EDUCATION REQUIREMENTS IN A TEACHING HOSPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sade, Priscila Meyenberg Cunha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peres, Aida Maris, Brusamarello, Tatiana, das Mercês, Nen Nalú Alves, Wolff, Lillian Daisy Gonçalves, Lowen, Ingrid Margareth Voth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/57130
Resumo: Objetivo: analisar demandas de educação permanente da equipe de enfermagem de um hospital público de ensino do sul do Brasil.Método: pesquisa documental, descritiva e quanti-qualitativa, realizada a partir de documentos preenchidos por profissionais de enfermagem em 2016, para avaliação do programa de educação permanente desse hospital. Na análise dos dados, utilizou-se funções estatísticas do Biostat5.3® e IRAMUTEQ®.Resultados: 72 (48%) documentos preenchidos por profissionais de urgência/emergência; 140 (54,93%) marcações de não participação em ações educativas por desconhecimento; 108 (38,3%) solicitações de ações educativas para atualização técnico-científica. Sobre as expectativas acerca do programa, definiram-se seis classes: apresentação do programa; divulgação das ações; ações educativas relacionadas às unidades assistenciais; ações educativas a distância e nos setores; disponibilidade de horários para a mesma ação educativa; escala para participação dos profissionais nessas ações.Conclusão: a análise documental de tais demandas subsidia o planejamento e aperfeiçoamento de propostas de educação permanente em enfermagem.
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spelling CONTINUOUS NURSING EDUCATION REQUIREMENTS IN A TEACHING HOSPITALDEMANDAS DE EDUCACIÓN PERMANENTE DE ENFERMERÍA EN HOSPITAL DE ENSEÑANZADEMANDAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL DE ENSINOCiências da Saúde, EnfermagemPlanejamento em saúde; Educação continuada em enfermagem; Capacitação em serviço; Equipe de enfermagem; Serviços de enfermagem.Health planning; Continuous nursing education; In-service training; Nursing team; Nursing services.Planeamiento en salud; Educación continuada en enfermería; Capacitación en servicio; Equipo de enfermería; Servicios de enfermería.Objetivo: analisar demandas de educação permanente da equipe de enfermagem de um hospital público de ensino do sul do Brasil.Método: pesquisa documental, descritiva e quanti-qualitativa, realizada a partir de documentos preenchidos por profissionais de enfermagem em 2016, para avaliação do programa de educação permanente desse hospital. Na análise dos dados, utilizou-se funções estatísticas do Biostat5.3® e IRAMUTEQ®.Resultados: 72 (48%) documentos preenchidos por profissionais de urgência/emergência; 140 (54,93%) marcações de não participação em ações educativas por desconhecimento; 108 (38,3%) solicitações de ações educativas para atualização técnico-científica. Sobre as expectativas acerca do programa, definiram-se seis classes: apresentação do programa; divulgação das ações; ações educativas relacionadas às unidades assistenciais; ações educativas a distância e nos setores; disponibilidade de horários para a mesma ação educativa; escala para participação dos profissionais nessas ações.Conclusão: a análise documental de tais demandas subsidia o planejamento e aperfeiçoamento de propostas de educação permanente em enfermagem.Objective: to analyze the continuous education requirements of the nursing team of a public teaching hospital in southern Brazil.Method: documental, descriptive and quantitative-qualitative study, based on documents completed by nursing professionals in 2016 for the evaluation of the continuous education program of this hospital. In the data analysis, statistical functions of the Biostat5.3® and IRAMUTEQ® programs were used.Results: 72 (48%) documents completed by urgency/emergency professionals; 140 (54.93%) reports of not participating in educational actions due to not knowing; 108 (38.3%) requests for educational actions for technical-scientific updating. Regarding the expectations about the program, six classes were defined: presentation of the program; divulgation of the actions; educational actions related to the healthcare units; distance and in-sector educational actions; availability of schedules for the educational action; scale for the participation of the professionals in these actions.Conclusion: the documental analysis of these requirements supports the planning and improvement of continuous nursing education proposals.Objetivo: analizar demandas de educación permanente del equipo de enfermería de un hospital público de enseñanza de sur de Brasil.Método: investigación documental, descriptiva, cuantitativa y cualitativa, realizada por medio de documentos que profesionales de enfermería completaron en 2016, para evaluación de programa de educación permanente de ese hospital. En el análisis de los datos, se utilizaron funciones estadísticas de Biostat5.3® y IRAMUTEQ®.Resultados: profesionales de urgencia/emergencia rellenaron 72 (48%) documentos; 140 (54,93%) señalaron no participación en acciones educativas por desconocimiento; 108 (38,3%) hicieron solicitaciones de acciones educativas para actualización técnico-científica. Acerca de las expectativas sobre el programa, resultaron seis clases: presentación del programa; divulgación de las acciones; acciones educativas asociadas a las unidades asistenciales; acciones educativas a distancia y en los sectores; disponibilidad de horarios para la misma acción educativa; escala para participación de los profesionales en esas acciones.Conclusión: el análisis documental de las demandas subvenciona el planeamiento y perfeccionamiento de propuestas de educación permanente en enfermería.Universidade Federal do ParanáSade, Priscila Meyenberg CunhaPeres, Aida MarisBrusamarello, Tatianadas Mercês, Nen Nalú AlvesWolff, Lillian Daisy GonçalvesLowen, Ingrid Margareth Voth2019-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5713010.5380/ce.v24i0.57130Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/57130/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/57130/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/57130/32685https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/57130/32686https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/57130/32687https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/57130/32688https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/57130/32689Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:08:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/57130Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:08:29Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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