A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705 |
Resumo: | O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institutions values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goals achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution. |
id |
UFPR-15_a85fb5652d2596b11a89738c5464b77f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/1705 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOThe action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalPesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal.Action research; Focus group; Professional performance appraisal.O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institutions values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goals achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution.The purpose of this article is to showthe methodological strategy applied for researchwhose goals were: to analyze the process andrestructure the instrument of professional nursingperformance. Thus, considering that it was essentialthat such a change was grounded on the institution’svalues and culture, we have chosen a qualitativeperspective or action research so that it couldexpress the institutional collective of the nursingteam. Work organization in the action research wentthrough the following phases: situational diagnosis,sampling and qualitative representativeness, datacollection using focus group technique, planning,action and evaluation. The use of action research todevelop this study facilitated the goal’s achievementbesides, as it was expected, it fostered the reflectionupon ultimate aspects not only on the process ofperformance appraisal, but also on the policy andmanagement of nursing human resources in theinstitution.Universidade Federal do ParanáGonçalves, Vera Lucia MiraLeite, Maria Madalena JanuárioCiampone, Maria Helena Trench2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/170510.5380/ce.v9i1.1705Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)2176-91331414-853610.5380/ce.v9i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705/1413info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T19:36:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/1705Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T19:36:52Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisal |
title |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
spellingShingle |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Gonçalves, Vera Lucia Mira Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal. Action research; Focus group; Professional performance appraisal. |
title_short |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
title_full |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
title_fullStr |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
title_sort |
A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
author |
Gonçalves, Vera Lucia Mira |
author_facet |
Gonçalves, Vera Lucia Mira Leite, Maria Madalena Januário Ciampone, Maria Helena Trench |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Madalena Januário Ciampone, Maria Helena Trench |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Vera Lucia Mira Leite, Maria Madalena Januário Ciampone, Maria Helena Trench |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal. Action research; Focus group; Professional performance appraisal. |
topic |
Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal. Action research; Focus group; Professional performance appraisal. |
description |
O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institutions values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goals achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705 10.5380/ce.v9i1.1705 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v9i1.1705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705/1413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004) Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004) Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v9i1 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068299388846080 |