A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vera Lucia Mira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Leite, Maria Madalena Januário, Ciampone, Maria Helena Trench
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705
Resumo: O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institution’s values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goal’s achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution.
id UFPR-15_a85fb5652d2596b11a89738c5464b77f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/1705
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOThe action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalPesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal.Action research; Focus group; Professional performance appraisal.O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institution’s values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goal’s achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution.The purpose of this article is to showthe methodological strategy applied for researchwhose goals were: to analyze the process andrestructure the instrument of professional nursingperformance. Thus, considering that it was essentialthat such a change was grounded on the institution’svalues and culture, we have chosen a qualitativeperspective or action research so that it couldexpress the institutional collective of the nursingteam. Work organization in the action research wentthrough the following phases: situational diagnosis,sampling and qualitative representativeness, datacollection using focus group technique, planning,action and evaluation. The use of action research todevelop this study facilitated the goal’s achievementbesides, as it was expected, it fostered the reflectionupon ultimate aspects not only on the process ofperformance appraisal, but also on the policy andmanagement of nursing human resources in theinstitution.Universidade Federal do ParanáGonçalves, Vera Lucia MiraLeite, Maria Madalena JanuárioCiampone, Maria Helena Trench2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/170510.5380/ce.v9i1.1705Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)2176-91331414-853610.5380/ce.v9i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705/1413info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T19:36:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/1705Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T19:36:52Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisal
title A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
spellingShingle A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Gonçalves, Vera Lucia Mira
Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
title_short A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
title_full A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
title_fullStr A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
title_full_unstemmed A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
title_sort A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
author Gonçalves, Vera Lucia Mira
author_facet Gonçalves, Vera Lucia Mira
Leite, Maria Madalena Januário
Ciampone, Maria Helena Trench
author_role author
author2 Leite, Maria Madalena Januário
Ciampone, Maria Helena Trench
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vera Lucia Mira
Leite, Maria Madalena Januário
Ciampone, Maria Helena Trench
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
topic Pesquisa-ação; Grupo focal; Avaliação de desempenho profissional; Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
Action research; Focus group; Professional performance appraisal.
description O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisalAbstractThe purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institution’s values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goal’s achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705
10.5380/ce.v9i1.1705
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705
identifier_str_mv 10.5380/ce.v9i1.1705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1705/1413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)
Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)
Cogitare Enfermagem; v. 9, n. 1 (2004)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v9i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068299388846080