CUADERNO DE SALUD INFANTIL: COORDINACIÓN DEL CUIDADO Y ACCESO A LA SALUD
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/61496 |
Resumo: | Objetivo: analisar fatores associados ao preenchimento da caderneta de saúde da criança parafomentar a coordenação do cuidado e acesso à saúde.Método: estudo quantitativo, realizado entre janeiro e junho de 2016, em município paulista.Entrevistadas 284 mães e observadas as cadernetas de seus filhos; considerados significativosresultados com p< 0,05.Resultados: identificou-se baixo preenchimento para pré-natal (5%), dados do recém-nascido(40%), exames de triagem neonatal (10%) e alta hospitalar (6%). Escolaridade materna (p=0,006)foi fator associado ao correto preenchimento de dados do recém-nascido.Conclusão: a caderneta não tem sido fonte de dados para seguimento da atenção ao recém-nascidono município investigado. Favorecer continuidade da atenção após o nascimento e a execução deregistros adequados potencializa a coordenação do cuidado. O preenchimento desse instrumento,incorporado às práticas dos serviços e dos profissionais de saúde em todos os pontos da rede deatenção à criança, traz contribuições ao acesso à saúde. |
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CUADERNO DE SALUD INFANTIL: COORDINACIÓN DEL CUIDADO Y ACCESO A LA SALUDCHILD HEALTH BOOKLET: CARE COORDINATION AND ACCESS TO HEALTH CARECADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA: COORDENAÇÃO DO CUIDADO E ACESSO À SAÚDEChildren’s Health; Personal Health Records; Health Promotion; Assessments in Health; Patient Care Continuity.Salud del Niño; Registros de Salud Personal; Promoción de Salud; Evaluación en Salud; Continuidad de la Asistencia al Paciente.Enfermagem. Saúde da CriançaSaúde da Criança; Registros de Saúde Pessoal; Promoção da Saúde; Avaliação em Saúde; Continuidade da Assistência ao Paciente.Objetivo: analisar fatores associados ao preenchimento da caderneta de saúde da criança parafomentar a coordenação do cuidado e acesso à saúde.Método: estudo quantitativo, realizado entre janeiro e junho de 2016, em município paulista.Entrevistadas 284 mães e observadas as cadernetas de seus filhos; considerados significativosresultados com p< 0,05.Resultados: identificou-se baixo preenchimento para pré-natal (5%), dados do recém-nascido(40%), exames de triagem neonatal (10%) e alta hospitalar (6%). Escolaridade materna (p=0,006)foi fator associado ao correto preenchimento de dados do recém-nascido.Conclusão: a caderneta não tem sido fonte de dados para seguimento da atenção ao recém-nascidono município investigado. Favorecer continuidade da atenção após o nascimento e a execução deregistros adequados potencializa a coordenação do cuidado. O preenchimento desse instrumento,incorporado às práticas dos serviços e dos profissionais de saúde em todos os pontos da rede deatenção à criança, traz contribuições ao acesso à saúde.Objective: analyze factors associated with filling in child health booklets to promote carecoordination and access to health care.Method: quantitative study conducted between January and June 2016, in a city in the stateof São Paulo. A total of 284 mothers were interviewed and the booklets of their children wereexamined; results with p< 0.05 were considered significant.Results: low completion was identified for prenatal (5%), newborn data (40%), newbornscreening (10%) and discharge (6%). Maternal education (p=0.006) was a factor associatedwith proper filling in of newborn data.Conclusion: the booklets were not a source of data for continued newborn care in the cityinvestigated. Care coordination is strengthened by continued post-birth care and keepingadequate records. Filling in this instrument, incorporated into the practices of health servicesand professionals at every point in the childcare network enhances healthcare access.Objetivo: analizar factores asociados al hecho de completar el cuaderno de salud infantil parafomentar la coordinación del cuidado y el acceso a la salud.Método: estudio cuantitativo que se realizó entre enero y junio de 2016, en municipio de SãoPaulo. Se entrevistaron 284 madres y se observaron los cuadernos de sus hijos; considerándosesignificativos resultados con p< 0,05.Resultados: se identificó bajo índice de relleno para prenatal (5%), datos del recién nacido(40%), exámenes de selección neonatal (10%) y alta hospitalaria (6%). Escolaridad materna(p=0,006) fue factor asociado al hecho de completar correctamente los datos del reciénnacido.Conclusión: el cuaderno no viene siendo fuente de datos para la atención al recién nacidoen el municipio investigado. Favorecer la continuidad de la atención tras el nacimiento y larealización de registros adecuados potencializa la coordinación del cuidado. Completar elcuaderno de salud infantil, además de las prácticas de los servicios y de los profesionales desalud en todos los puntos de la red de atención al niño trae contribuciones importantes alacceso a la salud.Universidade Federal do ParanáPrograma de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. PIBIC/CNPq 2016-2017 – nº do projeto 789/2016Rosolem, Letícia HelenaContiero-Toninato, Ana PaulaSanguino, Gabriel ZaninBonati, Poliana Castro de ResendeRezende, Valéria DiasMello, Débora Falleiros deFurtado, Maria Cândida de Carvalho2019-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo quantitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6149610.5380/ce.v24i0.61496Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/61496/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/61496/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/61496/36106https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/61496/36107https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/61496/36108https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/61496/36109https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/61496/39071Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:12:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/61496Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:12Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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