AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225 |
Resumo: | Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas. |
id |
UFPR-15_b0c7683767e18f4d57d47e9cc47db230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/24225 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOSEVALUACIÓN DEL CURRÍCULO DE LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA POR EGRESOSEVALUATION OF THE COURSE CONTENT OF THE NURSING DEGREE BY ITS GRADUATESEducação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem.Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas.Universidade Federal do ParanáCesarino, Claudia BernardiMoura, Camila Rumi deCesarino, Claudia BernardiBeccaria, Lúcia MarinilzaPinto, Maria HelenaPaschoal, Vânia Del Arco2011-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2422510.5380/ce.v16i3.24225Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225/16240info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:45:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/24225Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:45:02Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS EVALUACIÓN DEL CURRÍCULO DE LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA POR EGRESOS EVALUATION OF THE COURSE CONTENT OF THE NURSING DEGREE BY ITS GRADUATES |
title |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS Cesarino, Claudia Bernardi Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem. |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS |
author |
Cesarino, Claudia Bernardi |
author_facet |
Cesarino, Claudia Bernardi Moura, Camila Rumi de Beccaria, Lúcia Marinilza Pinto, Maria Helena Paschoal, Vânia Del Arco |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Camila Rumi de Beccaria, Lúcia Marinilza Pinto, Maria Helena Paschoal, Vânia Del Arco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cesarino, Claudia Bernardi Moura, Camila Rumi de Cesarino, Claudia Bernardi Beccaria, Lúcia Marinilza Pinto, Maria Helena Paschoal, Vânia Del Arco |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem. |
topic |
Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem. |
description |
Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225 10.5380/ce.v16i3.24225 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v16i3.24225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225/16240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v16i3 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068293615386624 |