AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesarino, Claudia Bernardi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moura, Camila Rumi de, Beccaria, Lúcia Marinilza, Pinto, Maria Helena, Paschoal, Vânia Del Arco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225
Resumo: Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas.
id UFPR-15_b0c7683767e18f4d57d47e9cc47db230
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24225
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOSEVALUACIÓN DEL CURRÍCULO DE LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA POR EGRESOSEVALUATION OF THE COURSE CONTENT OF THE NURSING DEGREE BY ITS GRADUATESEducação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem.Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas.Universidade Federal do ParanáCesarino, Claudia BernardiMoura, Camila Rumi deCesarino, Claudia BernardiBeccaria, Lúcia MarinilzaPinto, Maria HelenaPaschoal, Vânia Del Arco2011-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2422510.5380/ce.v16i3.24225Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i3reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225/16240info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:45:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/24225Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:45:02Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
EVALUACIÓN DEL CURRÍCULO DE LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA POR EGRESOS
EVALUATION OF THE COURSE CONTENT OF THE NURSING DEGREE BY ITS GRADUATES
title AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
Cesarino, Claudia Bernardi
Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem.
title_short AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
title_full AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
title_sort AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS
author Cesarino, Claudia Bernardi
author_facet Cesarino, Claudia Bernardi
Moura, Camila Rumi de
Beccaria, Lúcia Marinilza
Pinto, Maria Helena
Paschoal, Vânia Del Arco
author_role author
author2 Moura, Camila Rumi de
Beccaria, Lúcia Marinilza
Pinto, Maria Helena
Paschoal, Vânia Del Arco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Cesarino, Claudia Bernardi
Moura, Camila Rumi de
Cesarino, Claudia Bernardi
Beccaria, Lúcia Marinilza
Pinto, Maria Helena
Paschoal, Vânia Del Arco
dc.subject.none.fl_str_mv




dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem.
topic Educação em enfermagem; Currículo; Avaliação educacional; Bacharelado em enfermagem.
description Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225
10.5380/ce.v16i3.24225
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225
identifier_str_mv 10.5380/ce.v16i3.24225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24225/16240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 3 (2011)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v16i3
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068293615386624