PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134 |
Resumo: | A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social. |
id |
UFPR-15_b1a94df9388525ae2ddb92901e062b3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/14134 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007PRODUÇÃO CIENTIFICA EM PEDIATRIA NO PERÍODO DE 2000 A 2007PEDIATRIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE PERIOD 2000 TO 2007Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas.A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social.Investigation expands knowledge, promotes changes in practice, stimulates further reflection and critique,characterizing Nursing as a discipline of knowledge. The objective was to assess scientific production in pediatricnursing, by means of descriptive research, in abstracts published in the period from January 2000 through October 2007.The selection comprised 237 abstracts, 179 journal articles, 46 dissertations and 09 theses. The data were categorized byjournal title; year and type of publication, and the following thematic areas: nursing care; administrative; experiencereports; teaching and research; professional, and theoretical reflections. The results showed predominance of productionsin the area of nursing care, with topics related to children, mothers and the nursing team, and an increase in the number ofpublications as from 2003. It was concluded that an expansion of investigation is taking place in pediatrics, for it is throughsystematic knowledge and professional experiences that attributes of competence and social responsibility are revealed.La investigación amplía conocimientos, promueve cambios en la práctica, fomenta una mayor reflexión ycrítica, caracterizando la Enfermería como disciplina del saber. El objetivo fue analizar la producción científica en enfermeríapediátrica, a través de la investigación descriptiva, en resúmenes publicados en periódicos, tesis y disertaciones en elperiodo de enero de 2000 a octubre de 2007. Se seleccionaron 237 resúmenes, 179 artículos en periódicos, 46 disertacionesy 09 tesis. Los datos fueron analizados por categoría de título del periódico, año y tipo de publicación y áreas temáticas:asistencial, administrativa, relatos de experiencia, enseñanza e investigación; profesional y reflexiones teóricas. Losresultados mostraron producciones predominantemente en el área asistencial, con temas relacionados a los niños, a lasmadres y al equipo de enfermería, con un aumento de publicaciones a partir de 2003. De ello se deduce que está ocurriendoexpansión de la investigación en pediátrica, pues es por el conocimiento sistemático y las experiencias profesionales quese revelan atributos de competencia y de responsabilidad social.Universidade Federal do Paraná2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1413410.5380/ce.v14i1.14134Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)2176-91331414-853610.5380/ce.v14i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134/9515Dyniewicz, Ana MariaStocco, Janislei Giseli DorociakiZiesemer, Nadine de Biagiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T13:35:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/14134Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T13:35:10Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 PRODUÇÃO CIENTIFICA EM PEDIATRIA NO PERÍODO DE 2000 A 2007 PEDIATRIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE PERIOD 2000 TO 2007 |
title |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
spellingShingle |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 Dyniewicz, Ana Maria Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas. |
title_short |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
title_full |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
title_fullStr |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
title_full_unstemmed |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
title_sort |
PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007 |
author |
Dyniewicz, Ana Maria |
author_facet |
Dyniewicz, Ana Maria Stocco, Janislei Giseli Dorociaki Ziesemer, Nadine de Biagi |
author_role |
author |
author2 |
Stocco, Janislei Giseli Dorociaki Ziesemer, Nadine de Biagi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dyniewicz, Ana Maria Stocco, Janislei Giseli Dorociaki Ziesemer, Nadine de Biagi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas. |
topic |
Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas. |
description |
A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134 10.5380/ce.v14i1.14134 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v14i1.14134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134/9515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009) Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009) Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v14i1 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068292422107136 |