PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dyniewicz, Ana Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Stocco, Janislei Giseli Dorociaki, Ziesemer, Nadine de Biagi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134
Resumo: A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social.
id UFPR-15_b1a94df9388525ae2ddb92901e062b3e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/14134
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007PRODUÇÃO CIENTIFICA EM PEDIATRIA NO PERÍODO DE 2000 A 2007PEDIATRIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE PERIOD 2000 TO 2007Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas.A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social.Investigation expands knowledge, promotes changes in practice, stimulates further reflection and critique,characterizing Nursing as a discipline of knowledge. The objective was to assess scientific production in pediatricnursing, by means of descriptive research, in abstracts published in the period from January 2000 through October 2007.The selection comprised 237 abstracts, 179 journal articles, 46 dissertations and 09 theses. The data were categorized byjournal title; year and type of publication, and the following thematic areas: nursing care; administrative; experiencereports; teaching and research; professional, and theoretical reflections. The results showed predominance of productionsin the area of nursing care, with topics related to children, mothers and the nursing team, and an increase in the number ofpublications as from 2003. It was concluded that an expansion of investigation is taking place in pediatrics, for it is throughsystematic knowledge and professional experiences that attributes of competence and social responsibility are revealed.La investigación amplía conocimientos, promueve cambios en la práctica, fomenta una mayor reflexión ycrítica, caracterizando la Enfermería como disciplina del saber. El objetivo fue analizar la producción científica en enfermeríapediátrica, a través de la investigación descriptiva, en resúmenes publicados en periódicos, tesis y disertaciones en elperiodo de enero de 2000 a octubre de 2007. Se seleccionaron 237 resúmenes, 179 artículos en periódicos, 46 disertacionesy 09 tesis. Los datos fueron analizados por categoría de título del periódico, año y tipo de publicación y áreas temáticas:asistencial, administrativa, relatos de experiencia, enseñanza e investigación; profesional y reflexiones teóricas. Losresultados mostraron producciones predominantemente en el área asistencial, con temas relacionados a los niños, a lasmadres y al equipo de enfermería, con un aumento de publicaciones a partir de 2003. De ello se deduce que está ocurriendoexpansión de la investigación en pediátrica, pues es por el conocimiento sistemático y las experiencias profesionales quese revelan atributos de competencia y de responsabilidad social.Universidade Federal do Paraná2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1413410.5380/ce.v14i1.14134Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)2176-91331414-853610.5380/ce.v14i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134/9515Dyniewicz, Ana MariaStocco, Janislei Giseli DorociakiZiesemer, Nadine de Biagiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-13T13:35:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/14134Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-05-13T13:35:10Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
PRODUÇÃO CIENTIFICA EM PEDIATRIA NO PERÍODO DE 2000 A 2007
PEDIATRIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE PERIOD 2000 TO 2007
title PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
spellingShingle PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
Dyniewicz, Ana Maria
Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas.
title_short PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
title_full PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
title_fullStr PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
title_full_unstemmed PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
title_sort PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN PEDIATRIA EN EL PERÍODO DE 2000 A 2007
author Dyniewicz, Ana Maria
author_facet Dyniewicz, Ana Maria
Stocco, Janislei Giseli Dorociaki
Ziesemer, Nadine de Biagi
author_role author
author2 Stocco, Janislei Giseli Dorociaki
Ziesemer, Nadine de Biagi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dyniewicz, Ana Maria
Stocco, Janislei Giseli Dorociaki
Ziesemer, Nadine de Biagi
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas.
topic Enfermagem; Pediatria; Publicações periódicas; Nursing; Pediatrics; Periodicals; Enfermería; Pediatría; Publicaciones periódicas.
description A investigação amplia conhecimentos, promove mudanças na prática, estimula maior reflexão e crítica, caracterizandoa Enfermagem como disciplina do saber. O objetivo foi analisar a produção científica em enfermagem pediátrica, por meio depesquisa descritiva, em resumos publicados em periódicos, teses e dissertações no período de janeiro de 2000 a outubro de2007. Foram selecionados 237 resumos, 179 artigos em periódicos, 46 dissertações e 09 teses. Os dados foram categorizadospor título do periódico; ano e tipo de publicação e áreas temáticas: assistencial; administrativa; relatos de experiência; ensinoe pesquisa; profissional e reflexões teóricas. Os resultados mostraram produções predominantemente na área assistencial,com temas relacionados à criança, às mães e à equipe de enfermagem, com incremento de publicações a partir de 2003.Conclui-se que esta ocorrendo ampliação da investigação pediátrica, pois é pelo conhecimento sistematizado e experiênciasprofissionais que se revelam atributos de competência e de responsabilidade social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-12
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134
10.5380/ce.v14i1.14134
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134
identifier_str_mv 10.5380/ce.v14i1.14134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/14134/9515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)
Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)
Cogitare Enfermagem; v. 14, n. 1 (2009)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v14i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068292422107136