La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros, Marcelle Aparecida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cyrillo, Cláudia Cristina Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5956
Resumo: Atualmente percebe-se que, cada vez, mais as abordagens tradicionais de ensino vêm se mostrando insuficientes para responder a toda complexidade exigida para a formação profissional do enfermeiro. Assim, na busca de uma nova estratégia de ensino pode-se destacar a dramatização. Trata-se de uma pesquisa descritiva e seccional de natureza quantitativa, quanto a opinião de 199 graduandos do primeiro ano do curso de enfermagem em relação a experiência de participar de uma dramatização realizada na disciplina de História da Enfermagem e a importância desse recurso no processo de aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário individual, auto aplicável, com perguntas fechadas. Os resultados mostraram opiniões dos alunos favoráveis à utilização da dramatização no processo ensino aprendizagem.
id UFPR-15_bda8e4c7d2658125e5c2cd9a891b8be2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/5956
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermajeA DRAMATIZAÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEMThe dramatization while resource in the teaching learning process in the subject of nursing historyHistória da enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Psicodrama; History of the nursery; Education in nursery; Nursery’s student; Psychodrama; Historia de la enfermería; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; PsicodramaAtualmente percebe-se que, cada vez, mais as abordagens tradicionais de ensino vêm se mostrando insuficientes para responder a toda complexidade exigida para a formação profissional do enfermeiro. Assim, na busca de uma nova estratégia de ensino pode-se destacar a dramatização. Trata-se de uma pesquisa descritiva e seccional de natureza quantitativa, quanto a opinião de 199 graduandos do primeiro ano do curso de enfermagem em relação a experiência de participar de uma dramatização realizada na disciplina de História da Enfermagem e a importância desse recurso no processo de aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário individual, auto aplicável, com perguntas fechadas. Os resultados mostraram opiniões dos alunos favoráveis à utilização da dramatização no processo ensino aprendizagem.Nowadays we notice that the traditional teaching approaches have become more and more insufficient to meet all the complexity demanded by the nursing professional education. Thus, dramatization stands out as a new strategy of teaching. It is a descriptive and sectional research, quantitative in nature, about the opinion of 199 first-year nursing students on the experience of participating in a dramatization held in the subject of nursing history and the importance of this tool in the learning process. An individual questionnaire, self-applicable with closed questions was used as an instrument of data collection. The results showed students’ favorable opinion to the use of dramatization in the teaching learning process.Actualmente, se percibe que, cada vez más, los abordajes tradicionales de enseñanza se han mostrado insuficientes para contestar a toda la complejidad exigida para la formación profesional del enfermero. Así, en la búsqueda de una nueva estrategia de enseñanza, se puede destacar la dramatización. La encuesta trata de un estudio de naturaleza cuantitativa, descriptiva y seccional sobre la opinión de 199 alumnos del primer año del curso de Enfermería acerca de la experiencia de participar de una dramatización inserida en la disciplina de Historia de la Enfermaje y la importancia de ese recurso en el proceso de aprendizaje. Como instrumento de colecta de datos, fue utilizada una encuesta individual autoaplicable con preguntas cerradas. Los resultados mostraron opiniones favorables de los alumnos a la utilización de la dramatización en el proceso de enseñanza y aprendizaje.Universidade Federal do Paraná2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/595610.5380/ce.v11i1.5956Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)2176-91331414-853610.5380/ce.v11i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5956/4268de Barros, Marcelle AparecidaCyrillo, Cláudia Cristina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-01T15:44:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/5956Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2016-02-01T15:44:08Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
A DRAMATIZAÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
The dramatization while resource in the teaching learning process in the subject of nursing history
title La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
spellingShingle La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
de Barros, Marcelle Aparecida
História da enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Psicodrama; History of the nursery; Education in nursery; Nursery’s student; Psychodrama; Historia de la enfermería; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; Psicodrama
title_short La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
title_full La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
title_fullStr La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
title_full_unstemmed La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
title_sort La dramatización como recurso en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de historia de la enfermaje
author de Barros, Marcelle Aparecida
author_facet de Barros, Marcelle Aparecida
Cyrillo, Cláudia Cristina Pereira
author_role author
author2 Cyrillo, Cláudia Cristina Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros, Marcelle Aparecida
Cyrillo, Cláudia Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv História da enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Psicodrama; History of the nursery; Education in nursery; Nursery’s student; Psychodrama; Historia de la enfermería; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; Psicodrama
topic História da enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Psicodrama; History of the nursery; Education in nursery; Nursery’s student; Psychodrama; Historia de la enfermería; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; Psicodrama
description Atualmente percebe-se que, cada vez, mais as abordagens tradicionais de ensino vêm se mostrando insuficientes para responder a toda complexidade exigida para a formação profissional do enfermeiro. Assim, na busca de uma nova estratégia de ensino pode-se destacar a dramatização. Trata-se de uma pesquisa descritiva e seccional de natureza quantitativa, quanto a opinião de 199 graduandos do primeiro ano do curso de enfermagem em relação a experiência de participar de uma dramatização realizada na disciplina de História da Enfermagem e a importância desse recurso no processo de aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário individual, auto aplicável, com perguntas fechadas. Os resultados mostraram opiniões dos alunos favoráveis à utilização da dramatização no processo ensino aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5956
10.5380/ce.v11i1.5956
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5956
identifier_str_mv 10.5380/ce.v11i1.5956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5956/4268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)
Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)
Cogitare Enfermagem; v. 11, n. 1 (2006)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v11i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068299277697025